Quarta-feira, 8 de Setembro de 2010

souselalentejo ( Novo Ano Escolar e algumas considerações)

 

            Falemos de Educação.

            Educação , sempre foram as “bandeiras” de vários partidos políticos em varias fases da vida Portuguesa.

            Mais um ano lectivo que está prestes a iniciar-se. A ansiedade aumenta a cada dia que diminui o tempo que falta para o seu início. Quer os pais quer os alunos  e acredito piamente que quer os Professores , ansiosos estão por esse inicio que não tarda em chegar.

            A politica de Educação ao qual durante anos e anos seguidos de atraso, imposta pelo ( Estado Novo )  ao qual muitos Portugueses nem acesso ao mesmo tinham, hoje em plena democracia vemos esse mesmo retrocesso, quer na imposição e obrigatoriedade das propinas e outros gastos aos quais os pais se vêm com dificuldades extremas em fazer face, ás despesas impostas pela Bandeira da democracia ( A educação) .

            Vemos o exemplo de alunos ( das novas oportunidades que, para fazerem o 9º ano, ou o 12º ano contam a história da vida pessoal, e após apresentação desses trabalhos ficam com as habilitações apropriadas  , para que o Estado / e ou Governo possa dizer, “combatemos a taxa de analfabetismo em Portugal”.O certo é que o analfabetismo está ainda presente quer tenham o 9º ano ou o 12º ano, pois de aprendizagem quer em conhecimentos científicos, quer em conhecimentos em cultura geral, quer nas mais diversificadas disciplinas que um aluno que frequenta o ensino normal, tem, esses acima referenciados, jamais poderão ter a não ser que estudem os manuais impostas pelas entidades responsáveis, em termos de matérias nas mais diversificadas disciplinas impostas àqueles que frequentam o ensino normal.   Quase idêntica a politica em relação ao desemprego. Os desempregados sujeitam-se a cursos de fachada, para que se possa dizer” há (x ) desempregados em Portugal”, sem que se diga que esses mesmos que frequentam esses cursos de fachada, são desempregados e deveriam contar como tal, e dizer-se que afinal, não há ( X ) desempregados mas sim (Y).

            Criaram-se programas de desenvolvimento tecnológico  com sob o lema ( Choque tecnológico) computadores Magalhães é um exemplo disso mas, o que verificamos? Que esses mesmos computadores adquiridos muitos a custo ( ZERO) estão a ser vendidos na feira da Ladra ou a nível particular. Faltou fiscalização e orientação.

            Por outro lado temos um ensino normal,  ao qual nós chamamos de ensino ( facilitista) pois chumbar um aluno traduz-se numa burocracia exagerada de impressos e justificações ao qual, no nosso tempo, certamente que não existiriam. E burocracia porquê? Porque há que não chumbar pois os “ números são muito mais importantes”  que a aprendizagem dos alunos. Números traduzidos em sucesso Escolar, que dá tanta felicidade a muita gente mas que quem tem noção do que está a acontecer nota que e alimenta a tese de que jamais os números poder-se-ão impor á verdadeira aprendizagem escolar.  Pessoalmente e porque tenho uma filha , digo o seguinte. Eu preferia que se a minha filha no caso de não estar preparada a transitar de ano escolar, que repetisse o mesmo ano, ao invés de transitar para o próximo, e porquê? Porque tenho a consciência de que mais tarde no caso de não estar preparada para um 10º ano ou mesmo para um curso Superior, certamente que frustrações haverão quer na minha própria filha, ( alunos)  quer em mim e na mãe ( pais) . Acho ter chegado a hora de cada um fazer um exame de consciência e um redobrado esforço de veracidade, de imparcialidade de sinceridade para verificarmos até que ponto estão os nossos filhos preparados para um verdadeiro e sério ensino ao qual, cada um, se sabe e estuda, transita para o ano lectivo seguinte, para quem não estuda e não sabe, não transita. Essa sim a justa e equilibrada politica de Educação que deveria ser imposta aos professores e responsáveis do ensino, ao invés do que chamamos de ( facilitismo) que em nada ajuda ninguém.

            Muito há a falar sobre o ensino. Pois se há alunos mal preparados que transitaram para o ano seguinte , também há professores muito mal preparados para os avaliar e trabalhar em prol da Educação. Essa também deveria ser uma bandeira ao qual todos deveríamos lutar, em prol de uma avaliação aos Professores. Uma avaliação a todos os níveis. Psicológico , metodológico e até comportamental, as principais vertentes de um bom ou de um mau Professor, e consequentemente de uma boa ou má preparação teórica aos alunos.

            Muitos são aqueles que se interrogam, após problemas escolares quer em relação a Professores quer em relação àqueles que desempenham funções laborais numa Escola, após serem apontados e permanentemente descritos como problemáticos, pois não são só os alunos que são problemáticos, há Professores e funcionários da comunidade Educativa que também o são, o porquê desses mesmos visados , após provas dadas pelos pais ou queixosos, estarem ainda a servir a comunidade Educativa , como sendo o cérebro intocável e consciente de todos os ( não)  erros cometidos? Bom, na altura em que a minha filha estudou no ensino Básico, não me silenciei nem sequer fui negligente ao ponto de ficar silenciado sobre as atrocidades e injustiças praticadas por determinadOS funcionárioS/ e ou Professores. E muito respeito tenho por aqueles que também não se silenciaram nem se silenciam em relação aos mesmos. Talvez seja por isso que algumas mudanças haverão este ano no primeiro ciclo do Ensino Básico. Dando já os nossos parabéns a quem coragem teve para intervir ( Escola) , denunciar ( Pais)  e agir (todos).

            Por ultimo e porque muito achamos que postes longos são (chatos) de ler , dizemos.

            Haja por mais que custe a muita gente, a urgente imposição a uma verdadeira reforma da Educação, pois podem crer meus amigos que quem pagará com tudo isto, serão os nossos filhos, simplesmente porque alguém disse um dia que eles eram inteligentes e os fez transitar ano após ano, sem que tivessem preparados para tal, pondo em risco o sucesso escolar de muitos deles.

Para consciência de todos.

            Desejamos a todos um bom inicio de ano escolar, quer aos alunos que respeitem e aprendam , aos pais que imponham Educação,  quer aos Professores, que instuam, quer a todos os funcionários ,   ao nível do trato a todos os alunos por igual , provando a isenção que devem ter, independentemente dos gostos mais acentuados de uns em detrimento de outros.

souselalentejo e colaboradores

 

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 15:01
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
19 comentários:
De Joaquim Gil a 9 de Setembro de 2010 às 12:06
Caro amigo Carlos Gil, desculpará a minha insistência, embora lhe dando toda a razão na generalidade do seu artigo, há umas contradições às quais tenho de reagir, diz não querer desvalorizar nada nem ninguém, mas também afirma, passo a citar; o analfabetismos está presente, quer tenham o 9º ou o 12º Ano, serei um desses analfabetos, que rejeito, e penso que está a ser radical, quem não é Doutor, é analfabeto, o Sr. sabe que é natural que cada cidadão se refira ao mesmo assunto, consoante o seu interesse pessoal, refere-se ao caso de sua filha e eu vou dar-lhe o meu, trabalho à mais de 20 anos na minha profissão, mas para ser responsável pelos serviços que executo teria de fazer o 9º ano, será que, segundo o seu raciocínio, teria de fazer agora nove anos de escolaridade?, nunca, ninguém poderá fazer termos de comparação entre o percurso estudantil de um jovem e as Novas Oportunidades, só peço que compreenda isso!








De carlosgil a 9 de Setembro de 2010 às 19:57
Caro amigo Joaquim Gil:
Basta ler os seus excelentes comentários para que não haja qualquer duvida de que o caro amigo de forma alguma seja analfabeto.
É força de expressão, já enraizada na nossa sociedade, transmitida por sucessivos governos. ( Taxa de analfabetismo) .
Contudo penso ter sido mal interpretado ou mesmo a expressão utilizada não ter sido a mais feliz. Contudo o essencial está no texto , daquilo que eu realmente queria fazer entender. Também não acho que só quem não é Dr. não seja analfabeto, pois como já tive oportunidade de dizer neste blog, muito poucos são os Doutorados quer neste concelho, quer neste Pais. Poucos são os que tiram doutoramentos.
Abraço
Carlos Gil


Comentar post

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS