Terça-feira, 10 de Junho de 2008

Sousel (10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas)

 

Quando nasceu este feriado?
O 10 de Junho nasceu com a República quando Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de Junho, em honra de Camões.
Camões representava o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial e era este o significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho.
 

O 10 de Junho, dia de Camões, começou a ser festejado a nível nacional com o Estado Novo, um regime instituído em Portugal em 1933, sob a direcção de António de Oliveira Salazar.
 

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é pois um tributo à data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580,  é utilizada para relembrar os feitos passados do povo lusitano e também os milhões de Portugueses que vivem fora do seu país natal.

                                                                            

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 01:29
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
1 comentário:
De Ana Rosa Gil a 10 de Junho de 2008 às 11:12
Hoje é feriado, o famoso dia 10 de Junho, DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS. Em primeiro lugar gostaria de dizer que infelizmente que o nosso Pequeno País à beira mar plantado, vive como todos sabemos uma grande crise económica, há protestos por todo o lado, o aumento sistemático do combustíveis têm originado protestos, como os de ontem, dos camionistas, há uns dias o sector das pescas, etc , os salários da maior parte dos Portugueses não conseguem acompanhar este descalabro tão grande, o aumento Mundial dos Combustíveis tem-nos arrastados a todos para "o Fundo", pois quando "este" aumenta todos os outros produtos aumentam, já o Mundo foi alertado para uma grave crise de fome que virá, e que nos irá afectar também, é preciso que alguém comece a pensar nisto muito a sério, porque se os tempos são difíceis, vão-se tornar muito mais complicados para Portugal! Em segundo lugar queria falar sobre o NOSSO GRANDE POETA LUÍS VAZ DE CAMÕES, e como dizem cá em Portugal "se queres ser bom morre primeiro", foi, é e será sempre um dos nossos grandiosos POETAS PORTUGUESES, é nestas alturas que eu me sinto orgulhosa de ser Portuguesa, Este Grande Poeta que escreveu várias Poesias, Lírica , mas que escreveu o maior TESOURO QUE PORTUGAL PODE TER " OS LUSÍADAS", CAMÕES, escreveu toda a aventura dos Portugueses na era dos Descobrimentos em Verso, ou seja escreveu uma parte da nossa História toda em Verso, que HOMEM GRANDIOSO, INTELIGENTE, não haverá nunca outro como o NOSSO GRANDE POETA LUÍS VAZ DE CAMÕES, que por infelicidade, como todos os Poetas, morreu na pior das misérias, e só teve o seu reconhecimento muito mais tarde, mas como diz o Povo, "vale mais tarde, do que nunca". Em terceiro lugar as nossas COMUNIDADES PORTUGUESAS , os meus mais sinceros votos de felicidades a todos os portugueses que estão emigrados pelos quatro cantos do Mundo, alguns partiram há muitos anos, outros há menos, todos "Eles" foram com um sonho, o sonho de procurar uma vida melhor, ganhar mais dinheiro, fazer o seu "pé de meia", para construírem as suas casas em Portugal e um dia puderem regressar, outros talvez não tencionem regressar, mas vêm de vez em quando passar as suas férias e ver os seus familiares, para todos "Eles" o meu bem Haja, por terem sido tão corajosos, e partido para um País que não era o seu e terem conseguido Vencer na Vida. Viva Portugal!


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido