Terça-feira, 29 de Abril de 2008

Sousel (Dia do trabalhador )

 

    História do dia do trabalhador

 

 

No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.


Mas os trabalhadores não se deixaram abater, todos achavam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.
Foi este o resultado desta segunda manifestação.

A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros que constituíam o júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os 3 presos.

Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.

116 anos depois das grandiosas manifestações dos operários de Chicago pela luta das oito horas de trabalho e da brutal repressão patronal e policial que se abateu sobre os manifestantes, o 1º de Maio mantém todo o seu significado e actualidade.

                                                                                                                

                                                                                              

PUBLICADO POR: carlosgil às 19:26
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
4 comentários:
De Maria José Ludovino a 1 de Maio de 2008 às 20:48

E hoje também é... Quinta Feira da Ascensão...


Ascensão de Cristo ao céu…
Após quarenta dias da Ressurreição de Cristo, ou seja a Páscoa, a Igreja celebra hoje a Ascensão aos céus de Cristo!
É costume antigo ser o DIA DA ESPIGA e para isso, os antigos apanhavam no campo a paipola que quer dizer a alegria, a espiga de trigo, o pão, o malmequer branco representa a paz, o amarelo o ouro e os ramos de oliveira o azeite!
Este é um costume que continua até aos dias de hoje, eu, pelo menos quando não posso ir ao Alentejo, ou quando os meus pais não podem ir ao campo, apanhar, encontro em Lisboa à venda, por aqueles que vivem pela cidade e que se propuseram a fazê-lo. Apanham estas flores do campo de madrugada, fazem os molhos e depois vão vender em cestos… Uma forma de ganhar um extra, por 1 ou 2€, podemos encontrar o campo na cidade!

Espero que todos tenham ido apanhar a espiga por aí!

Um abraço

Maria José Ludovino


De JUSTO a 1 de Maio de 2008 às 19:50
O dia do trabalhador é um marco para a história de quem lutou por direitos que agora estão a pouco a pouco a regredir...
Justo


De Maria José Ludovino a 1 de Maio de 2008 às 18:54
- Hoje é Dia do Trabalhador…

E afinal penso que os tempos da escravatura e do trabalho precário continuam, não acabaram…
São os constantes trabalhos temporários, que nos fazem andar sempre na corda bamba! Pertencemos a uma ETT(Empresa de Trabalho Temporário) e prestámos serviço noutra empresa, que contratou a ETT , por acréscimo de trabalho ou infinitamente… Respondemos à primeira em faltas e incumprimento do horário, mas depois também temos quem mande em nós, o nosso utilizador, que dá informações e quer os objectivos cumpridos!
Vivemos no tempo do OUTSOURCE, contratos incertos, mensais e até diários, somos pagos à hora e todos os meses nos incluem os percentuais do subsidio de natal e de férias no ordenado, para terem as contas todas feitas se nos formos embora! Mas embora para quê? É assim em todo o lado! E se nos despedirem não há fundo de desemprego para ninguém…
Enfim, depois querem bons funcionários e que trabalhem com afinco, que produzam, que o país precisa de crescer…
Pois… Mas quem nestas condições, cresce? Eu acho que decresce… Nestas condições nem apetece carregar na tecla ENTER, quanto mais, discar um número no telefone…
Antigamente e quando eu comecei a trabalhar, existiam os efectivos, os a prazo e os eventuais… E agora? Somos todos precários e temporários… Existirá alguém a pertencer à empresa? Poucos de certeza!
E cá se vai andando, o “zé povinho” ruma todos os dias à incerteza, ao nada…
E hoje há muitos que apesar de ser feriado nacional a trabalhar!
Pois claro! Os que asseguram os serviços mínimos nos transportes: comboios, autocarros, metro, barcos. E os que trabalham na saúde, nos hospitais; os auxiliares, os enfermeiros, os médicos, etc!
Os desgraçados da hotelaria, que nunca tem dias: cafés, pastelarias, restaurantes!
Bem, os hipermercados estão fechados, ao menos isso! Já devem ter sido crucificados, pelos outros que são os “únicos” trabalhadores do mundo e não se lembram que as pessoas que trabalham no hipermercado, também são gente e tem direito a descansar… Façam as compras, depois!
Um bem haja a todos os trabalhadores!
Uma mais valia aqueles que hoje trabalharam, aqueles que não foram passear, nem dormiram até tarde!
Se não fosse assim, o mundo parava!

Maria José Ludovino
1 de Maio de 2008



De luis a 1 de Maio de 2008 às 21:36
Infelizmente é esta a democra(cia) que temos.


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido