Sábado, 8 de Março de 2008

SOUSELALENTEJO (Dia Internacional da Mulher)

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO  

"Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo".

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA

"Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher".

A todas as mulheres do concelho de Sousel, especialmente à minha esposa, Ana Rosa Gil e Filha, Sofia Coelho Gil,  desejo que exijam de todos os dias do ano, um 08 de Março.                                    

Carlos Gil                                                   

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 16:06
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
6 comentários:
De carlosgil a 10 de Abril de 2008 às 17:59
Sr.ª Patrícia:
Há que saber fazer a distinção entre o que é público, dinheiros públicos e o que é pessoal. Quando comento sobre algo que não concordo tenho o direito de comentar. Não é só pedir votos nas alturas das eleições, ou pedir dinheiro de quotas e o povinho lá vai todo contente colocar a cruzinha onde quer e onde a sua coincidência manda, e pagar as quotas ás associações, etc…. Todos temos de ser interventivos na vida social e politica. Esta é a diferença entre o que eu comento e o que deixo comentar. Sobre o tal assunto que V. Exa. sabe muito bem qual é, comentei sobre e pessoalmente com autorização do visado. Repito, com autorização do visado. Gostaria que as pessoas fossem mais interventivas na vida pública, essa sim diz-nos respeito porque somos contribuintes e cidadãos, e como tal não só temos obrigações como também direitos.
Obrigado pelo seu comentário, e já agora também pelas ironias que sempre utiliza quando se dirige á minha pessoa.
Gil


De carlosgil a 8 de Abril de 2008 às 18:59
Srª Patricia :
Não sei quem a Senhora é nem me interessa saber. Tenho a dizer-lhe que o comentário que quer que eu coloque, jamais o colocarei. Mais lhe digo que com assuntos pessoais não se brinca. Peço-lhe que deixe em paz quem deve estar em paz. Se porventura se sente prejudicada em algo que eu tenha dito ou escrito, tenha a coragem de falar comigo onde quer que V. Exa queira, mas repito, deixe em paz, quem deve estar em paz.
Gil


De patricia a 10 de Abril de 2008 às 16:59
Srº Carlos Gil

Este blog é da sua autoria, o srº está no direito de publicar apenas o que deseja.

Agradeço-lhe, que não comente os comentários que lhe envio que não são publicados, além de ser uma péssima imagem para si, as pessoas nem sabem do que o srº está a falar, não acha isso ridículo ?
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Srº Carlos Gil <BR><BR>Este blog é da sua autoria, o srº está no direito de publicar apenas o que deseja. <BR><BR>Agradeço-lhe, que não comente os comentários que lhe envio que não são publicados, além de ser uma péssima imagem para si, as pessoas nem sabem do que o srº está a falar, não acha isso ridículo ? <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Srº</A> Carlos Gil, eu pessoalmente, não me sinto prejudicada em nada do que o srº disse ou escreveu, eu até concordo com este blog, é uma boa base de informação, mas não pode ser só para o seu lado... <BR><BR>Penso que há muita polémica desnecessária em torno de assuntos que não lhe dizem respeito. <BR><BR>Esta é a minha opinião, respeite-a por favor, pois apesar de tudo, eu respeito a sua opinião. <BR><BR>Cumprimentos


De Maria José Ludovino a 16 de Março de 2008 às 01:31
Nota: Celebra-se o Dia Internacional da Mulher a 8 de Março, mas não esquecer, as mulheres continuam a ser vitimas de maus tratos e muitas vezes, sofrem no silêncio e sem apoios de ninguém, fica aqui este artigo, modificado para ser mais facilmente compreendido.
Após este publicarei mais algumas histórias que acontecem todos os dias e atenção você pode conhecer alguém que esteja nesta situação e nem adivinha.


Artigo: Tolerância Zero - Violência Doméstica
Texto Original de Ana Fonseca e Ana Pago (modificado por mim)
Revista de NS(Notícias Sábado)
Publicado a 8/Março/2008

No Dia Internacional da Mulher, os números oficiais, são assustadores:
14 534 são vítimas de agressões no espaço familiar.
A sociedade pactua com o flagelo mais grave de todos os tempos.
Um caso relatado:
- Beatriz (nome fictício) trabalha numa loja de pronto-a-vestir há muito tempo e quem olha para ela, não pode imaginar, que durante anos foi vítima de violência doméstica.
Dez anos de um casamento, de solidão e loucura, que quase a levou ao fim. Agora que tudo terminou, ainda não compreende o porquê de ter aguentado a tortura. Pelos filhos? Por si? Pelo casamento?
Não sabe explicar! Tinha a esperança que houvesse uma luz ao fundo do túnel e que o marido se tornasse no sonho de amor, que todas as mulheres tem. Beatriz conhecera-o por intermédio de um colega do liceu. Na altura sonhava em ser educadora de infância. António seguiu Engenharia Civil. Após algumas saídas surgiu a paixão e ansiaram-se momentos de felicidades!
O namoro prolongou-se porque não tinham recursos financeiros, nem apoios familiares. Ela acabou por trabalhar num Shopping. Casaram e ela já ia grávida. Alugaram uma “casinha” e assim que o filho nasceu, houve sinais de conflito, ele acusava-a de não ter tempo para ele e não ligava ao filho. Sucederam-se muitas agressões verbais e psicológicas. Por momentos voltava a ser meigo e Beatriz acreditava. Mas era sol de pouca dura.
Voltou ao trabalho, quando o bebé fez seis meses. Acreditava que era uma fase e que tudo ia passar.
Mas a situação não melhorou, agravou-se e António passou a agredi-la fisicamente, pois tinha escutado uma conversa que tivera com a sua mãe, em que se queixava que as coisas não estavam bem. A primeira vontade foi fugir com o filho, mas acabou por perdoá-lo, o coração tinha falado mais alto!
Depois, foi um misto de agressões e a última: em que lhe bateu vários muros que a levaram ao chão, dando-lhe pontapés sem parar, fez com que fugisse para sempre, com o filho pelas mão e um outro na barriga, com uma pequena mala. Fez queixa na Psp e viveu escondida, na casa de uma tia afastada, em Santarém.
Não contara a ninguém onde estava, nem aos pais. Só ao fim de dois anos, porque encontrara um novo amor, tivera coragem de voltar a Lisboa. António estava em África a trabalhar e nunca mais dera sinal de vida!


De Maria a 9 de Março de 2008 às 17:15
Obrigado Gil. As mulheres são as mais sacrificadas, em casa e no trabalho. Esta é a verdade.
Maria


De Ana Gil a 8 de Março de 2008 às 18:29
Obrigado meu esposo em meu nome e da nossa filha, os dias da Mulher são todos os dias, nós companheiras trabalhamos fora de casa, cuidamos do nosso lar, dos nossos filhos, da sua educação, etc...Nós sim somos o sexo forte, somos umas lutadoras que nunca perdemos a esperança num dia melhor, e embora estejamos neste momento em Portugal a atravessar uma grande CRISE a vários níveis nós MULHERES não desistimos, nem pudemos, porque em primeiro lugar está o futuro dos nossos filhos, por todas aquelas MULHERES que morreram queimadas no ano de 1857, naquela fábrica, só porque estavam exigindo aquilo a que tinham direito, nós nunca, mas nunca pudemos desistir de lutar por um futuro Melhor, afinal "Elas" não podem ter morrido em vão!


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido