Terça-feira, 27 de Novembro de 2007

souselalentejo (Desabafos )

             Apeteceu-me simplesmente escrever. Escrever aquilo que à minha mente surge sem que me preocupasse com o tema em si. Apeteceu-me e as palavras foram-me surgindo do nada, como que caídas de um precipício. Agarrei-as, juntei-as e tentei encaixa-las como se faz a um puzzle ainda por montar. A pouco e pouco as palavras levaram-me a Portugal, o nosso país. 

 Eis que de peça em peça, ainda amontoadas em pequenos fragmentos de sílabas e letras, desesperadamente procurei entre elas as palavras Alentejo e Sousel. Frustração total. Parecem simplesmente não existir. Interroguei-me por vários momentos o porquê da sua não existência.

             De peça em peça, amontoadas em ideias egocêntricas, as minhas claro, repentinamente surgiu-me uma possível resposta. O puzzle embora recente estava completo mas, faltava-me Alentejo e Sousel. Onde estariam?

            Portugal, esse existia mas, uma existência quase que envergonhada onde se prendem policias e se soltam os criminosos, onde se entrega uma criança de 5 anos que foi criada com todo o carinho por pais adoptivos, a um pai que ela nunca conheceu, onde se demite alguém da policia porque simplesmente defendeu a honra dos portugueses perante os ataques constantes da imprensa e policia inglesa, onde um aposentado da segurança, que violou jovens, simplesmente é posto em liberdade, onde o desemprego aumenta a olhos vistos, onde os salários caem a pique, onde a insegurança se tornou um habito, onde se pagam impostos para tudo, enfim uma panóplia de casos, que fariam certamente o maior livro com mais páginas do mundo.

            Continuei a procurar, e numa peça bem mais pequena finalmente vi a palavra Alentejo. Logo surgiu-me a ideia da desertificação, do abandono, da falta de emprego, do interior esquecido, que ao descreve-lo não daria um livro tão grande como o anterior mas, um livro médio de leitura rápida.

            Indignado, e na tentativa de encontrar a palavra Sousel, continuei a procurar durante várias horas. Não encontrava a peça que me faltava para completar o puzzle. Eis que de forma inesperada, mesmo e à minha frente estava aquela que tanto me fez suar para a encontrar. Finalmente lá estava. Uma peça minúscula. Tentei encaixa-la no puzzle. Acreditem ou não, era a peça mais complicada de montar. Tentei de varias formas, de todos os ângulos mas, não era de todo capaz. Lembrei-me repentinamente da sociedade, daqueles poucos Souselenses que, não sendo nada, pensam ser tudo. Lembrei-me de outros poucos que para subirem na vida, se escondem em falsas amizades e sem frontalidade, lá vão falando em tom de ironia, deste ou daquele, ás vezes até de quem os ajuda ou ajudou. A luta desenfreada do querer, poder e mandar. A luta incansável da ganância do dinheiro, da posição social, do status. A presunção. Lembrei-me também, do espírito de entreajuda característico dos meios pequenos, que simplesmente tem tendência em desaparecer. Lembrei-me das poucas mentes fechadas e pequenas, que não admitem aceitar que outras muitas mentes se expandam, que outras muitas mentes são capazes, que outras muitas mentes pensem, subestimando aqueles poucos, a inteligência destes muitos. Lembrei-me daqueles muitos, que falam, criticam e queixam-se sem contudo utilizarem as suas palavras frontalmente olhos nos olhos, porque simplesmente têm medo. Ainda não entendi bem o porquê desse medo. Lembrei-me repentinamente que a humildade característica de muitos, deixou simplesmente de existir, nas mentes desses muito poucos…E mais haveria para dizer.

            Caros cibernautas, fiquei triste, não consegui montar o puzzle. A peça é muito complexa. Falar sobre Sousel, por incrível que pareça, um livro três vezes maior que o 1º que citei, faria certamente chegar o nome de Sousel, ao livro de recordes do Giness, por tanta coisa haver a dizer, que páginas não chegariam para o completar cheio de coisas muito boas de muitos,  mas também de coisas muito más de uns poucos…

                                                                                  Carlos Gil

           


PUBLICADO POR: carlosgil às 23:17
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
22 comentários:
De GIL a 18 de Dezembro de 2007 às 23:54
Parece que alguém quer que agora este blog, seja o “mau da fita”. Faço lembrar a todos que o que é aqui divulgado, é através de um longo trabalho de pesquisa via internet. As publicações em diário da Republica de nomeações, reclassificações, concursos e afins, tal como tabelas salariais, estão publicadas na internet, no Diário da Republica. Eu, limito-me a transcrever neste blog, o que a Câmara Municipal, manda publicar em Diário da Republica. Acho que a mesma entidade deveria também publicar o mesmo, no sitio da Câmara na internet. Se não o faz, a culpa não é minha. Não fui eu que reclassifiquei, que nomeei, nem abri qualquer concurso.
Quanto aos comentários e observações feitas por mim, devem ser elas respeitadas porque alem de ser eu o autor deste Blog, sou também cidadão, Munícipe, contribuinte e eleitor e como tal tenho direito à indignação , á contestação, á denuncia por falta de direitos de igualdade, á denuncia por falta de direitos de igualdade de oportunidade, á denuncia por atropelos aos direitos fundamentais dos trabalhadores, á reclamação e á reclamação de Justiça, tal como todos têm. Pena é que nem todos se identifiquem, sinal retrógrado de tempos que já lá vão, que em mim, não fazem efeito algum.
Igual a mim mesmo:
Carlos Gil


De bruna surfistinha a 1 de Dezembro de 2007 às 15:35
Eu que nunca comento, hoje apetece-me comentar, cá vai, blogs como este não deveriam sequer estar online, pois são uma umas aberrações do mundo cibernauta, o Sr. Gil cresça e apareça e dedique-se ao seu trabalhinho, que por acaso até o faz muito bem, deixe-se de se armar em político de 1ª categoria, e de uma vez por todos mande o blog a baixo pois sempre seria menos peso no servidor da sapo.

Boas festas e um santo natal


Bruna


De GIL a 2 de Dezembro de 2007 às 01:28
Pois é cara(o) Amiga(o) deitar o Blog abaixo? Porquê? Para que V. Exa. pudesse fazer o que quer e bem lhe apetece sem que ninguém intervenha e sem que ninguém denuncie? E sem que ninguém saiba? Isso é que era bom. Sabe que mais? Viva a Democracia, a liberdade, a liberdade de expressão, a Justiça, A Igualdade de Direitos, a igualdade de oportunidades. Abaixo arrogância a Vaidade, o totalitarismo, a presunção. Sabe que mais? Se o meu destino é lutar pelos ideais que frisei acima, estou aqui, e o meu nome é Carlos Gil, qual é o seu? Eu sei, quer que lhe diga? Pois cá vai...COVARDE, pois até do seu nome V. Exa. tem vergonha senão ter-se-ia identificado. O Souselalentejo existe, existirá por mais que V. Exa. não queira e a incomode. Vá surfando porque acho que é o que V. Exa sabe melhor fazer…ir de onda em onda, por onde o sabor do vento lhe levar melhor sorte, é por onde V. Exa. gosta de ir. SEM IDEAIS.
Carlos Gil


De jorge magrinho a 2 de Dezembro de 2007 às 18:18
nao gostas nao entres ó tás a sentir na pele alguma verdade


De bruna surfistinha a 4 de Dezembro de 2007 às 20:07
Não gostei do blog ponto final paragrafo, não tem nem pés nem cabeça, está mal feito o colega blogueer, não tem jeito nenhum para estas coisas conselho de amiga, mande-o a baixo e poupe-nos de levar com esta cena a todas as horas, o amigo dedique-se ao tricot, ou aos tapetes de Arraiolos...................................................................................................................................................................................................................................

bruna


http://www.brunasurfistinha.com/blogs/


De GIL a 4 de Dezembro de 2007 às 21:40
CADA UM COM OS SEUS GOSTOS. BASTA NÃO ENTRAR E CASO RESOLVIDO. CUMPRIMENTOS.
GIL


De mota a 5 de Dezembro de 2007 às 09:38
há por ai gente quem nem a cara dá e ainda por cima assina com nome de outros, fartava-me de rir a boazona da bruna vir comentar no blog do Gil, para quem não sabe a bruna era uma garota de programa que a medida que ia tendo as suas relações , comentava-as num blog, por isso dona "Bruna", va-se f................


mota


De Anónimo a 6 de Dezembro de 2007 às 11:49
o que não falta por ai são Brunas. e que Brunasssssss


De lápis azul a 12 de Dezembro de 2007 às 16:14
tás muito bem informado sobre as actividades da bruna tás.... ah mota meu ganda maluco!!!! lol


De GIL a 12 de Dezembro de 2007 às 18:27
Caro amigo Afonso Henriques:
Com certeza que não está pensar que esta é uma forma de persuasão para que a Funcionária Ana Rosa progrida na carreira pois não? Sabe porque pergunto? Porque não é finalidade minha persuadir mas sim agir. E agir, foi ter em sede própria, no tribunal Administrativo, interposto um processo contra a Câmara. Nesse processo foi dado razão á funcionária. Como vê não preciso de persuadir nada nem ninguém, utilizando este Blog. Quando temos razão AGIMOS. Não nos acovardamos em falsos nicks. E foi o que se fez. Entende? Contudo O senhor Afonso Henriques ou o Senhor Lápis Azul, ou o Senhor Anónimo, sendo a mesma pessoa, pois os IP´S são os mesmos, deveria para não ficar muito confuso, utilizar o seu próprio nome quando comenta para que não lhe chamem covarde. Mas acho que lápis azul fica-lhe muito mal, deveria ser isso sim , lápis o nome de Lápis cor-de-rosa, condiz mais com a sua fisionomia. ENTENDE????
GIL


De Joaquim José a 29 de Novembro de 2007 às 14:25
Um artigo bom bem elaborado mas não concordo . Os Souselenses são humildes. E se alguns nao são, são muito poucos.
Joaquim José


De canuum a 29 de Novembro de 2007 às 15:35
leia o texto...
canuum


De carlosgil a 29 de Novembro de 2007 às 23:36
Caro amigo Joaquim José
Fico satisfeito por saber que pensa como eu. Pelas suas palavras só posso depreender que concorda comigo. Ou então terá que retirar a segunda frase do seu comentário, e reformula-lo.
Obrigado pelo seu comentário.
GIL


De GIL a 28 de Novembro de 2007 às 18:46
Caro amigo Mário Bernardo:
É para mim, um imenso prazer ter-te por aqui, e saber o quanto é importante o factor identificação. Também fiquei surpreendido pelos comentários identificados que surgiram. Será sinal de que a mensagem que eu quis passar, alem de ter sido bem entendida, é ela um sentimento generalizado? Acho que sim. Penso também que os “poucos", personalizados no texto, devem de uma vez por todas, deixarem de subestimar os "muitos" , nem os tentem diminuir. Somos todos iguais perante a lei, dita a constituição da república Portuguesa. Há um pouco a ideia ainda retrógrada, fruto de uma democracia recente, de ver os que pensam que são grandes, julgarem que os outros ainda têm que baixar a cabeça para os cumprimentar. Nada disso meus amigos. Uma sociedade contempla todos, mas todos os cidadãos. Por ultimo tenho um pequeno recado a dar a alguns “poucos”. Por mais que a sociedade lhes tivesse OFERECIDO de MÃO BEIJADA o que hoje são e para que possam hoje gozar de vaidade e presunção, tornando-se até um tipo de comportamento vulgarizado, decadente e ridículo, nunca terão aquilo que se chama…O berço. Ou para entenderem melhor, esses ilustres “Poucos”…Educação. Mais um conselho, nunca substimem, QUEM NÃO CONHECEM, pois podem ficar surpreendidos.
Sempre o mesmo, e sem MEDO:
Carlos Gil


De Anónimo a 28 de Novembro de 2007 às 16:48
infelizmente é neste puzzle que temos de viver...pior, é neste puzzle k tentamos sobreviver, com peças desajustadas, falsas que apenas gostam de dar nas vistas, são peças vaidosas que se eskeçem k afinal são iguais a tantas outras e k um dia podem voltar a sê-lo...
continua Gil
parabéns
s.


De A.Saias a 28 de Novembro de 2007 às 15:55
Os culpados de termos a sociedade que temos éde quem da importancia a quem nao tem. Dantes é que se tirava o chapeu. e hoje á quem tire o chapeu so a gente rasca.
A.Saias


De Mário Bernardo a 28 de Novembro de 2007 às 15:43
Temos escritor. Um Abraço.

Agora estão todas as mensagens identificadas!!!!!!!!

Porque Será!

Mário Bernardo


De Joaquim Rosado a 28 de Novembro de 2007 às 14:40
Muito bem escrito e só não entende quem não quer. Realmente esta não é a sociedade que estamos habituados. Parabéns por seres a voz dos tais muitos.
Joaquim Rosado


De mota a 28 de Novembro de 2007 às 13:25
palavras para que ?? já disseram tudo, ehheheh

boas continuação amigo gil

mota


De J.Florentino a 28 de Novembro de 2007 às 12:38
Adorei este artigo.Éúm dos seus melhores. Parabéns.
J.Florentino


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido