Quinta-feira, 6 de Setembro de 2012

souselalentejo ( Expreriencia (PRÁTICA) ou conhecimento ( TEORIA) ?

souselalentejo ( Expreriencia (PRÁTICA) ou conhecimento ( TEORIA) ?

COLO NOTICIA

Comissão Europeia quer mais licenciaturas como a de Relvas

França, Luxemburgo, Finlândia e Holanda são países onde a experiência já dá direito a diplomas universitários. Mas a Comissão Europeia lançou uma iniciativa para alargar o sistema de reconhecimento de aprendizagens informais.
A Comissão Europeia emitiu o
rientações para que os Estados-membros reforcem a aposta na certificação através do reconhecimento de competências. Por outras palavras, a Europa quer que a experiência possa ser traduzida num diploma universitário.

A iniciativa impõe mesmo a data de 2015 como o momento em que os países europeus devem ter a funcionar sistemas para ver reconhecidas aprendizagens «informais» obtidas fora das escolas e universidades.

«Numa conjuntura de elevado desemprego e modesto crescimento económico, é essencial que a Europa desenvolva um misto adequado de competências e aptidões capaz de dinamizar a competitividade, a prosperidade e a inclusão social», defende Androulla Vassiliou, Comissária responsável pela Educação, a Cultura, o Multilinguismo e a Juventude, numa nota no site da Comissão Europeia.

Na mesma nota, a Comissão dá como exemplos positivos as práticas que já são seguidas em países como a Holanda, o Luxemburgo, a Finlândia e França.

«Em França, todas as qualificações, à excepção das profissões regulamentadas como os médicos, dentistas, veterinários e arquitectos, podem ser obtidas através da validação de aprendizagens não formais e informais. Os interessados especificam as suas experiências de aprendizagem e as competências/aptidões adquiridas. Um júri de peritos, nomeado pelo ministério relevante, pode então conceder uma qualificação completa ou parcial. O Luxemburgo dispõe de um sistema idêntico», aponta a Comissão Europeia.

Segundo a Comissão Europeia a «aprendizagem informal decorre em vários contextos, seja em casa, no trabalho, em associações ou ainda através da interacção diária com outras pessoas, e inclui aprendizagem de línguas, normas e hábitos culturais». E pode ser uma forma de aumentar as qualificações e trazer para o ensino superior adultos que entretanto já entraram no mercado de trabalho.

A proposta já estava prevista nas iniciativas da estratégia Europa 2020 «Agenda para Novas Competências e Empregos» e «Juventude em Movimento». E deverá ser debatida e aprovada num Conselho de ministros da Educação europeus nos dias 23 e 24 de Novembro.

PUBLICADO POR: carlosgil às 19:53
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
2 comentários:
De António Manuel Peças a 9 de Setembro de 2012 às 23:05
Que os destinos da velha Europa estão nas mãos de loucos alucinados, já todos muito bem sabemos. Não vale a pena, portanto, estarem a lembrar-nos disso constantemente!


De carlosgil a 6 de Setembro de 2012 às 20:24

Bom meus amigos com este texto do jornal ( SOL) Acho que pela experiencia de trabalho que tenho em Assistente Técnico, , que merecia já uma licenciatura não acham? Aliás agora falo por todos... Porque não terá direito um homem que toda a su
a vida apanhou uvas, passar a ser licenciado? Ou na apanha do tomate? ou na azeitona? ou nas limpezas? ou na insutria? ou na agricultura? bom....por este andar passaremos a ser todos licenciados... Em quê é que não se sabe... mas viva as licenciaturas...mas atenção, isso deve custar dinheiro...hehehehehe


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido