Sábado, 28 de Julho de 2012

souselalentejo ( Plano de Regeneração Urbana Pousada de São Miguel )

DECIDI DESVENDAR O ENVIADO, EM RELAÇÃO ÁS IDEIAS SOBRE A ( POUSADA DE SÃO MIGUEL)

Plano de Regeneração Urbana
Pousada de São Miguel
Concurso de Ideias (concessão) - Auscultação à População


Ao abrigo do regulamento Concurso de Ideias (concessão) - Auscultação à População, publicado no Portal da Câmara Municipal de Sousel, datado do dia 09 de Julho de 2012, pretendo apresentar o que para mim seria a ideia mais correcta para uma reutilização, aproveitamento do espaço presentemente e definido ainda como Pousada de São Miguel.

Esta ideia assenta em varias vertentes, muito embora todas englobadas numa só, utilizando-as em simultâneo.

1- Coragem
2- Transformação
3- Cultura
4- Formação
5- Tradição
6- Lazer
7- Turismo
8- Economia
9- Reutilização

CORAGEM

1- Obter a todo o custo o que é hoje chamada de Pousada de São Miguel.
Tentar unificar os Souselenses numa única luta só, sem partidarismos nem figuras de destaque, e todos em conjunto lutarmos para que aquele edifício nos reja restituído a preço simbólico. Auferir de transportes da Câmara / e ou autocarros para fazermos voz a essa luta em Lisboa Junto das fontes oficiais.


TRANSFORMAÇÃO

2-a) pretende-se definitivamente acabar com o nome ( Pousada de São Miguel) .

b) A ideia apresentada seria transforma-la em ( N.C.T.C.S ) núcleo Central e turístico do Concelho de Sousel. Ou seja mudar as suas insígnias.




CULTURA

3-a) Propõe-se que se exponham não de forma esporádica mas sim permanente todos os Cristos que foram comprados pela Câmara Municipal de Sousel, numa ou em varias salas amplas do edifício, fazendo deste edifício conjuntamente com as outras vertentes, o museu dos Cristos.

b) Propõe-se um trabalho de recolha de todas as obras de artes manuais, feitas pelos Souselenses nomeadamente, as rendas, trabalhos em miniaturas e madeira, peças que caíram em desuso com o passar do tempo, quer agrícolas quer da industria, em forma de miniatura ou real para permanente exposição.

c) Casa da cultura e do poeta...Onde houvesse um dia ou uma noite por semana para poesia contemporânea. Popular e afins.

d) Passaríamos a ter um género de Museu amplo quer dos Cristos em Sousel, quer do acima citado precisamente num dos edifícios mais emblemáticos do nosso concelho.

E) Parceria com a Igraja de forma a que todos podessem visitar todas as igrejas do Concelho, pois em cada uma delas há uma história a contar e muito para ver.






FORMAÇÃO

4- a) Haver parcerias com um árduo trabalho conjunto entre a Câmara Municipal e todas as entidades oficiais e não oficiais, publicas ou privadas do concelho de forma a que todas mas todas as acções de formação profissionais, passarem a serem apresentadas numa das salas daquele espaço. Promoção de clubes de leitura, poesia, musica, canto , cinema, em noites a definir.

b) Passar a haver reuniões de Câmara, Assembleia de Câmara e de Junta de Freguesia também naquele espaço.




TRADIÇÕES

5- a) Fazer jus a todos os nossos produtos tradicionais e em parceria com as entidades privadas, haver também um espaço de amostra de azeite, mel, enchidos, as carnes, e todos os produtos tradicionais que caracterizam o nosso Concelho.

b) Haver também conjuntamente nesse espaço um livro de culinária , e edital por cada confecção culinária, ao qual se fizesse constar toda a nossa comida tradicional Alentejana, o porquê da existência dessa alimentação e se possível, o contar de uma história de um passado em cada uma das receitas.
Exemplo: Porque surgiu o gaspacho? Certo estou que foram as condições económicas da altura que fizeram dele, uma receita tradicional.



LAZER

6-a) Criar programas de verão em género de tempos livres para que essa época de forma a que a população possa usufruir da Piscina instalada naquele edifício, ao invés de se gastar combustível para programas em outras localidades, bem mais dispendiosas, bem mais maçadoras e bem mais cansativas.

b) Ser a Câmara Municipal a explorar o bar e as condições existentes naquele espaço de forma a poder criar alguma receita própria que dai advenha.




TURISMO


7-a) Ser a Câmara Municipal se possível a gerir o negócio os quartos existentes, cozinha e afins.

b) Aproveitar os quartos daquele espaço a potenciais clientes que queiram recorrer aos mesmos tendo como objectivo , visita ao futuro (N.C.T.C.S), com preços acessíveis á presente conjuntura económica do País.


c) Através da cozinha do refeitório da Escola gerida pela Câmara Municipal, fornecer a quantidade de alimentação diária para fazer face a possíveis clientes que queiram pernoitar, almoçar, jantar, cear e tomar o seu pequeno-almoço naquele espaço, aos mesmos preços praticados àqueles que os actuais Funcionários da Câmara usufruem por uma refeição no refeitório da Câmara para os funcionários desta mesma.



ECONOMIA

8-a) Propomos que naquele espaço haja lugar á publicidade de todas as lojas, empresas, actividades, e negócios presentemente activos e vivos em Sousel e concelho, através, de panfletos / e ou amostras em forma viva de materiais e afins cujos empresários assim o entendam, mesmo que tenham que expor os seus materiais de forma gratuita.

b) Qualquer empresário, não deveria pagar, nada absolutamente nada pela sua publicidade.

c) Neste espaço deveria haver por parte da Câmara Municipal , de dar a conhecer através de panfletos e / ou informação das áreas das zonas industriais os preços, que para mim, deveriam de ser simplesmente gratuitos, a quem queira investir neste conselho. Com a obrigatoriedade de investir naturalmente tendo como contrapartida (((X)))) Postos de trabalho.




REUTILIZAÇÃO


9- Seria a minha ideia para uma total reutilização daquele espaço , sem que o mesmo estivesse ao abandono, criando assim alguns postos de trabalho, como poupando em obras, com um museu Municipal e outras de carácter similares. Seria o tentar revitalizar quer a nossa economia local, quer a nossa identidade como gente. A cultura de um povo define-se não só pela sua história mas e também pela sua gastronomia, pela sua cultura pela sua identidade, pelas suas tradições pelas suas e também porque não...convicções.



Carlos Manuel Constantino Gil

PUBLICADO POR: carlosgil às 00:46
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
4 comentários:
De Miguel Guedes a 29 de Julho de 2012 às 18:47
.. muito bom !
.. nada funcional a conjugação !.. agora pagariamos para receber Turistas em Sousel ?!
... demonstra um desfasamento do que se quer para um concelho !.. ou será que não queremos voltar a ser de refer~encia ?!


De carlosgil a 30 de Julho de 2012 às 01:12
quem pagaria para recebe-los? Nós? Nada disso... Quem pagaria os quartos? a alimentação? ou visita ao museu? Nós? Não... Ou eu não me soube explicar ou vc nada entendeu. Mais facil que criticar seria apresentar o seu plano...já o fez?
Carlos Gil


De Miguel Guedes a 4 de Agosto de 2012 às 18:59
c) Através da cozinha do refeitório da Escola gerida pela Câmara Municipal, fornecer a quantidade de alimentação diária para fazer face a possíveis clientes que queiram pernoitar, almoçar, jantar, cear e tomar o seu pequeno-almoço naquele espaço, aos mesmos preços praticados àqueles que os actuais Funcionários da Câmara usufruem por uma refeição no refeitório da Câmara para os funcionários desta mesma

Caso não tenha conheciemnto este refeitório é suportado pela Câmara, ou seja paga-se para dar refeições, dado que o valor das receitas não cobre os custos !

Na especialidade Profissional de V. Exa. poderá ser bom ... mas deixe a Gestão para quem sabe gerir ... e Hotelaria e Turismo não é para amadores !!

Pergunte ao seu amigo João Botto que ele "explica-lhe" melhor ! .. e que não pode "misturar tudo" dado que é sempre necessário preservar a tranquilidade de um hóspede !

Informe-se com esse grande profissional do bem receber que é o Sr. João BOtto e veja lá depois da conversa se poderá ser assim ?!


De carlosgil a 4 de Agosto de 2012 às 20:26
Caro amigo se o refeitório da Câmara não cobre os custos .uma coisa há a fazer,....acabar com ele. E sabe porquê? porque não é a Chamara que suporta estas custas mas sim todos os cidadãos Munícipes e eleitores............Ou seja...se não dá para os funcionários tb não deverá certamente dar para os que querem guarida nos quartos da antiga pousada.............Resumido«o......então«o se não dá porque se pratica esses preços por um almoço de um funcionário pago pela população, pelos eleitores e contribuintes??????? então que se acabe com esses almoços ( segundo V. Exa. demasiado favorecidos pela sociedade correcto? ) tragam o almoço de casa...........Mais............. Quanto á gestão deixo sim senhor para quem saiba e sabe que mais?????????????? Vá visitar o edifício e verá o que lá está...........janelas partidas, vandalismo, e roubo.,................e sabe quem esta a comentar?????????? um parvalhão qualquer que teve uma ideia e que...........não é profissional de hotelaria nem quer ser sabe porque?????? porque vc entende que o actual edifício deve manter-se como Pousada....eu entendo que não............E agora????vc é mais forte que eu em ideias????????? não é e sabe porquê? porque como Pousada está a mesma ao abandono e roubada..............como Núcleo Central turístico do Concelho de Sousel, a mesma estará protegida..............Mais lhe digo...............mande comentários com o seu nome senão sou obrigado a publicar o seu IP................E ATRAVEZ DO GOOGLE EARTE, POSTAR o local da sua casa através de onde este comentário foi feito quer isso??????????? deste sempre amigo Gil

Sem mais
sousellentejo


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido