Terça-feira, 5 de Junho de 2012

souselalentejo ( Desabafos)

Crianças brincavam há uns bons anos atrás no beirado da calçada da Praça da Republica , que era em pedra mármore, mais baixa , com umas ( caricas) tampas de garrafas, fazendo-as deslizar. Cada um com a sua carica, tentando ser o campeão da corrida na tentativa de chegar em 1º lugar. Essas crianças a pouco e pouco foram crescendo, e deixaram as caricas e começaram a brincar num local verde, com arvoredo, onde existia um lago , cujo mesmo por vezes até servia para alguns mergulhos á noite, com que ninguém visse, pois era proibido. Esse local chamavam eles de jardim. Tentavam de todas as formas esconderem-se entre o arvoredo quando a brincadeira era ao esconde - esconde. Recordam com carinho e até com alguma piada, a relva ser molhada para que não a estragassem durante a noite, quando lhes apetecia rolar pela mesma. Brincavam também nos fontanários públicos no Largo da Senhora da Orada, no largo do curro do toiro, Na fonte do concelho. Os anos foram passando e chegada a juventude, essas mesmas crianças que passaram a ser jovens, escolheram esse mesmo local, para os encontros secretos, fruto da normal descoberta de gostar de alguém. Os bancos e as árvores que serviam de abrigo em redor desse jardim, ou os fontanários serviam de local de descanso e até de ajuntamentos em grupo, onde todos se encontravam, amigos, namorados, famílias e afins. Mais tarde alguns desses jovens cresceram e, por circunstâncias da vida deixaram a sua terra e migraram, outros até emigraram. Mas ficou-lhes na lembrança, os locais predilectos das suas brincadeiras de infância, da água do lago , dos seus primeiros tempos de namoros, os encontros secretos , a relva molhada, os fontanários , enfim tudo o que identifica e traz ás memórias todo o seu passado.
Mais tarde , passado uns anos, essas mesmas crianças, jovens de outrora, e adultos hoje, resolvem vir á terra ver e recordar os tempos que já não voltam a não ser em memórias, e descobrem que…O seu património histórico, as suas recordações, apenas já não passam mesmo disso. Porque os fontanários, já não existem, com excepção de um que se tentou imitar mas que de perfeito longe está. O beirado da praça da republica subiu uns bons metros , onde as caricas já não passam nem deslizam fruto dos apoios da gradaria em material, que naquela altura nem sonhavam existir. O lago? Não existe, as árvores onde o esconde - esconde servia de abrigo, desapareceram, os bancos evaporaram-se e a relva molhada não existe. Os fontanários desapareceram. Ás crianças de outrora, aos jovens de outro tempo, aos adultos de hoje e idosos também de hoje, apenas lhes restam as memórias que a pouco e pouco se esvanecem no tempo porque o próprio tempo é medicamento propicio ao esquecimento.
Este texto tem como finalidade fazer ver a todos os governantes que progresso é algo que todos desejamos, mas um progresso destrutivo, descabido, mal pensado, mal elaborado, mal arquitectado, não é progresso mas sim e apenas destruição de património que certamente muito custou aos nossos antepassados, aos homens do passado ás crianças, aos jovens, adultos e idosos acima citadas. Entendam como quiserem mas hoje, não há um local em Sousel que faça lembrar alguém da sua meninice, da sua adolescência, da sua juventude e da sua identidade. Não é politica, é tristeza. Não é partidarismo , é angustia, não é dizer mal, é a sensibilidade. A identidade de um povo é também o seu património histórico. Algo que nos faça lembrar o passado, para que possamos apontar para ele e conta-los aos nossos filhos, para que os nossos filhos amanhã contem aos filhos deles a nossa história que simplesmente…DESAPERECEU.
A democracia é isso mesmo…sem ofender ninguém dizer-se o que na alma nos vai. A Democracia também é aceitar a critica, entende-la para que no futuro erros cruciais destes não se repitam.
SEM MAIS
Carlos Gil

PUBLICADO POR: carlosgil às 22:03
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
11 comentários:
De carlosgil a 11 de Junho de 2012 às 19:51
Caro amigo João...
Identifique-se perante este blog, para ver os seus comentários devidamente aprovados.
sem mais
Carlos Gil
souselalentejo@sapo.pt


De Luis a 7 de Junho de 2012 às 23:01
Be e, chamem-lhe o que quiserem, e agora levanto eu uma questão: Relativamente ao patrimonio e arquitectura e blablablabla e do derrubar isto e aquilo e blablabla, e então relaticvamente a construçao? Outro dia fiquei estupefacta com uma construção que existe a saida de Sousel no sentido Santo Amaro, que sinceramente é de bradar aos Ceus, sim porque não vejo onde é que esse tipo de construçao de enquadra em tudo o resto? Mas pronto isto sou eu a dizer, no entanto de certeza que existe pelo menos uma explicação plausivel no minimo para a CMS ter autorizado aquele tipo de construçao.

Atenciosamente

Luis


De Joaquim Gil a 6 de Junho de 2012 às 12:52
Ideologicamente, esta texto não me diz nada, não lamento o passado, nem exulto com o presente, vou tentando viver o dia-a-dia, mas não quero desdenhar, nem tirar a razão que cada um pensa ter, muito embora também tendo a minha opinião, em certos aspectos, os tanques colectivos, já não se justificam e convenhamos que a sanidade destes lugares, ficava muito a desejar, quantos aos fontanários, de nascente, a sua utilidade prática, é já muito diminuta, e, se é que podem trazer problemas de saúde pública, não se justifica a tradição, outros monumentos históricos, devem ser preservados, para quem lhe der valor, eu dispenso!!


De carlosgil a 6 de Junho de 2012 às 11:36
CARO AMIGO Xanadux...
AGRADECIA QUE ENVIASSE EMAIL, TELEFONE E MORADA, PARA SUA IDENTIFICAÇÃO PERANTE ESTE BLOG, PARA EU PODER APROVAR OS SEUS COMENTÁRIOS. TAL COMO FAZEM TODOS OS INTERVENIENTES.
OBRIGADO
CARLOS GIL

souselalentejo@sapo.pt


De vencerei a 6 de Junho de 2012 às 00:21
Recordar é viver, mas nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, até a nossa maneira de estar na vida, até podermos escrever num computador e publicarmos para que todo o mundo veja.Os dias são outros, nenhum jovem hoje iria brincar com caricas para o parapeito da Praça, dantes se algum gaiato cai-se, que se levanta-se, hoje obriga a um resguardo porque se um menino cair vai ser logo responsabilizado o Município , os poucos que vão brincar para o jardim, e vamos falar do lago, no antigamente, era lavado quando era, e agora obriga a análises periódicas, a tratamentos dispendiosos, porque se um menino põe a mão na água e leva à boca e se tem uma diarreia sem se saber se é dali, é responsabilizado o Município , antes a água era barata, era tratada a caldeiro de lixivia de vez em quando e agora é tratada e descalcificada , e não abunda., as fontes que existiam estavam sempre imundas, hoje algumas já não corriam, faziam mesmo muita falta, hoje bebe-se engarrafada, etc etc etc Já agora vou falar numa coisa que ainda não foi derrubada e quanto a mim já deveria ter desaparecido, o tanque publico , junto á fonte do nascente, nos dias de hoje nem sei como as autoridades de saúde autorizam um tanque onde toda a gente lava a roupa, e com tanta doença transmissível , os outros que são individuais, tudo bem, e os que conhecia aqui nos concelhos próximos todos foram derrubados ou fechados, Fronteira, Estremoz, e Borba, não sei se há mais , que não sejam do meu conhecimento.


De carlosgil a 6 de Junho de 2012 às 11:58
VOU RESUMIR O TEXTO DO AMIGO VENCEREI

Pelo progresso então facamos o seguinte:
Que se Destruam todos os castelos de portugal.
que se destruam todas as zonas históricas.
que se destruam todas as calçadas
que se destruam todas as praças
que se destruam todos os fontanários
que se destruam todos os jardins com árvores centenárias
que se destruam tudo o que é antigo...pois viva o progresso.
SERÁ ISSO?


De Fonseca a 6 de Junho de 2012 às 00:12
Sr. Gil! Entendo perfeitamente as saudades que tem do Sousel com o qual se identifica e que, a cada modificação a que é sujeito seja como matarem-nos um pouco de cada vez ao ponto de um dia sentirmos que este já não é o nosso espaço! Tive esse sentimento (e ainda tenho) em relação ao tanque e à fonte que existia em Casa Branca, das valas calcetadas em frente ás portas que eram transpostas por lages de xisto! Tenho pena que isso tenha desaparecido (acredite que tenho!) no entanto temos que aceitar a mudança, pois a qualidade de vida hoje em dia é (ainda assim) muito melhor que naquele tempo! Não concordo nem discordo com o tipo de obra efectuado tanto em Sousel como nesta minha pequena aldeia, que até acredito terem sido feitas na vontade de melhorar o dia de amanhã! O gostar ou não gostar a cada um de nós assiste, no entanto acredito que um dia serão os nossos netos a falar destas obras com a mesma nostalgia, com que nós falámos das do nosso tempo! Para atingirmos metas temos que ter a coragem de pelos menos tentarmos sair da linha de partida, e aprendermos com os ganhos e perdas que porventura encontremos pelo caminho!
No entanto!
Não deixo de compreender o valor sentimental destas perdas em particular!

Fonseca


De vencerei a 6 de Junho de 2012 às 10:11
Fonseca, bem escrito e bem dito, parabéns. Esta gente quer tudo, se não se faz nada é porque não se faz, parece-me que com esta maneira de pensar, ainda andávamos de burro, por caminhos insinuosos , olha se fosse como em cidades grandes que se tem de derrubar para haver progresso, para construir vias rápidas , acessos a pontes etc. Até porque existe um órgão na Direcção Geral de Monumentos Nacionais que não deixa mexer no que é histórico nem nas imediações.


De carlosgil a 6 de Junho de 2012 às 11:19
Algo não consegui fazer-me entender no texto...


Fica simplesmente o texto para quem quizer entender ou perceber o porquê dele.

Os fontanários não eram históricos?
Onde estão e porque foram destruidos?
Porque não serviam para nada?


A praça da Républica, não era historico? a original claro. Pois já foi remodelada ou reconstruida 4 vesez em 25 anos. É normal ?

O jardim que deu lugar ao antigo Castelo, era rebordado de bancos cujos muros faziam de certa forma dizer que existia ali umas muralhas...este diz-lhe alguma coisa?

Vamos supor que haverá mais tarde ou mais cedo legislação para proibir as touradas ...
Derruba-se a praça de touros?

Fechou a Pousada.
Derruba-se o edificio?

Sei que não me fiz entender, mas também sei que o que escrevi tem a sua lógica. E porquê?
Acredita que se comprar uma casa no centro da vila, simplesmente se quizer remodela-la, ha logo problemas por causa da zona histórica? Não derrube a chaminé porque é na zona histórica e por ai fora...
Só pergunto...A zona histórica é so o que envolve os partuculares ou o que é publico, tb pode ou não ser comparado e integrado na zona histórica?

Mas o problema que expus aqui no texto é outro. É de ordem sentimental, que tb tem o seu valor. O que para um vale zero, para outro pode valer uma vida.

Assinado por:
ESTA GENTE...
MAS SEMPRE E SEMPRE DANDO O NOME.
CARLOS MANUEL C.GIL




De Carmen Casa Branca a 7 de Junho de 2012 às 16:56
O problema aqui não é o "se faz é porque faz e se não faz é porque não faz" mas sim porque vimos fazer o que não está a ser necessário e a gastar-se rios de dinheiros nessas coisas e o que deveria ser realmente feito ninguém se preocupa em fazer. E só para arreliar um bocadinho a autoridade de saúde deveria ver certas coisas que são atentados à saúde pública e preocupar-se menos se as águas dos fontanários está propria para consumo, até porque a maioria desta tem a placa imprópria para consumo e no entanto a sua água é na maioria da vezes melhor do que a da rede!!


De Carmen Casa Branca a 5 de Junho de 2012 às 22:41
Cada um fala do seu cantinho e da destruição do mesmo... na Casa Branca havia uma fonte, havia uns tanques... depois houve obras, e obras a seguir às obras, às quais se seguiram mais obras... resultado: destruiu-se o que havia de bom, construiu-se qq coisa, gastou-se dinheiro, e tentou-se voltar ao que havia, ao que parece sem grande sucesso!!! De Sousel tenho os tempos de escola e aquele jardim era O ponto de referência.... Como o texto diz é preciso o progresso, mas progresso com investimento, obras, reconstrução, nas coisas que precisam!!!


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido