Quarta-feira, 23 de Maio de 2012

souselalentejo(gravíssima situação social que se vive no Distrito de Portalegre )

Cola-se
USNA denuncia: Estar no desemprego não é uma oportunidade!
É UM FLAGELO SOCIAL A QUE URGE PÔR TERMO!
A União dos Sindicatos do Norte Alentejanao, USNA- CGTP/IN em comunicado que transcrevemos na íntegra, denuncia a gravíssima situação social que se vive no Distrito de Portalegre e reivindica a aplicação de um Plano de Emergência Regional que combata o flagelo do desemprego e crie condições para o desenvolvimento da região.
"A taxa de desemprego oficial, no nosso pais, foi de 14,9% no primeiro trimestre de 2012, correspondendo a 819,3 mil desempregados, mais 130 mil que em igual período do ano passado. Aumentou, inadmissivelmente, 19% em apenas um ano.
No entanto, o número real de desempregados e subempregados já é superior a 1 milhão e duzentos mil, sendo a taxa real de desemprego de 21,5% (23,1% no caso das mulheres).
É urgente revelar esta realidade. Muitos dos trabalhadores, conscientes das dificuldades de encontrar um novo posto de trabalho, deixaram de procurar emprego, passando a inativos e outros imigraram deixando de contar para a estatística. Isso é visível quer na diminuição da taxa de atividade, quer no crescimento de 40% dos inativos disponíveis.
A realidade é esta – No espaço de um ano perderam-se mais de 200 mil postos de trabalho, 73 mil dos quais no último trimestre. Todos os sectores de atividade foram atingidos, destacando-se os serviços, com menos 102 mil empregos, e a indústria, com menos 91 mil.
No Norte Alentejano a situação não é diferente: encerram empresas e serviços, aumenta o desemprego, cresce o número de famílias obrigadas a recorrerem à solidariedade de familiares e de instituições.
O Desemprego no distrito atinge os 10 mil trabalhadores (uma taxa a rondar os 20%) e é particularmente grave entre os jovens qualificados e nos homens e mulheres com mais de 45 anos.
Aqui, a precariedade do emprego, o encerramento das indústrias e serviços, o desmantelamento do comércio tradicional e a postura do governo/patrão que teima em ser problema em vez de solução são as principais causas do desemprego existente.
O setor da hotelaria e turismo, apresentado por muitos como a panaceia para os nossos males tem sido nos últimos meses um dos principais focos de desemprego. Neste período encerraram: A pousada de S. Miguel em Sousel, o Hotel da Candelária em Fronteira; a Pousada da Juventude e o Hotel de S. Mamede em Portalegre, o empreendimento Charcas Hotel em Ponte de Sor e o último caso: a Pousada de Santa Luzia em Elvas.
Ao mesmo tempo a proteção social no desemprego chega a cada vez menos desempregados. A nível nacional, no primeiro trimestre deste ano, apenas 349 mil desempregados tinham uma prestação no desemprego, o que deixa de fora 875 mil desempregados e faz cair a taxa de cobertura de 29,8% para 28,5% quando se compara com o mesmo trimestre de 2011.
O desemprego não é uma oportunidade. É o resultado das políticas que os sucessivos governos vêm implementando no nosso país desde há mais de três décadas, e das medidas decorrentes do acordo que o PS assinou há um ano com a Troika e que o Governo do PSD/CDS intensificou. Medidas que estão a fazer definhar a nossa economia, que estão a destruir muitos postos de trabalho e a piorar as condições de vida dos portugueses.
O desemprego é a principal causa do empobrecimento crescente no distrito. Causa gravíssimos problemas aos desempregados e suas famílias, nomeadamente naquelas onde já se esgotaram as prestações de desemprego casos dos desempregados da Fino’s, da Robinson, da Jonhson Control’s da DELPHI - INLAN, etc…e impõe também as dificuldades crescentes ao comércio e às entidades prestadoras de serviços à comunidade.
Esta é uma política que despede os pais e nega o emprego aos filhos.
A União dos Sindicatos do Norte Alentejano/cgtp-in afirma que, face à situação de verdadeira calamidade nacional que o país atravessa e que os dados hoje divulgados pelo INE confirmam, face à gravíssima situação vivida no nosso distrito, se impõe a tomada de medidas que protejam efetivamente os desempregados, alargando a proteção social no desemprego, e implementando um plano nacional de emergência de combate ao desemprego e de criação de emprego.
No que respeita ao Norte Alentejano, a USNA/cgtp-in exige que seja desenhado e aplicado um Plano de Emergência Regional que suspenda no território as políticas que levam a administração publica, local e central, a gerarem mais desemprego e proceda ao investimento público necessário à concretização de projetos que, como a Barragem do Pisão, são potenciadores de gerar riqueza para a região e para o país.

IN...
http://jornaldenisa.blogspot.pt/2012/05/usna-denuncia-estar-no-desemprego-nao-e.html

PUBLICADO POR: carlosgil às 11:11
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido