Sábado, 5 de Maio de 2012

souselalentejo (Como a meteorologia o permite... cá vem mais água!!!) Por Carmen Andrade

Como a meteorologia o permite... cá vem mais água!!!

Tal como o Sr. José Guilherme foi à sessão de esclarecimento de Cano eu fui à de Casa Branca... eu e mais 4 cidadãos desta localidade. Aqui também foram apresentados muitos quadros e muitos números os quais não percebi... A sessão alongou-se e tenho a dizer que no final houve um momento de esclarecimento de dúvidas, mas já muito perto das nove horas da noite e apenas coloquei algumas das minhas dúvidas não tendo conseguido ficar para ouvir as dos restantes participantes, com pena minha, pois eramos poucos mas bons!
Desse momento consegui perceber toda a envolvência dessas alterações, mas algumas coisas mais que aqui queria deixar para quem não pôde, não soube ou não quis estar presente. Segundo esclarecimentos do Sr.Dr. Presidente da Câmara Municipal de Sousel, estas taxas (que eu não percebia) estão relacionadas com o tratamento dos residuos e do saneamento, que antes não eram feitos e agora estão a ser processados. Percebi, apesar de não concordar com os valores, no entanto de gestão e economia, só percebo mesmo da familiar, e sei que com mais 15 ou 20 euros por mês nestas despesas faz muita diferença.Foi ainda dito que, comparando o concelho de Sousel com outras cidades é muito menos dispendioso colocar a água nas cidades do que aqui, visto que é mais económico abastaecer um prédio com 10 familas, enquanto na nossa zona para abastecer 10 familias é necessário ter infraestruturas numa área muito superior. Compreendi mas não aceito, pois esta é mais uma a favor da desertificação. O nosso concelho é abastecido por uma barragem nossa (não me lembro o nome) e vai passar a ser abastecido pelas Águas do Norte Alentejano, o que para além das taxas, a curto prazo irá também encarecer os próprios valores dos escalões da água, provavelmente para valores superiores ao dobro, pois será mais dispendioso trazer a água da barragem desta empresa. Compreendo mas não aceito, pois se temos os recursos porque os ir buscar fora e pagar mais (esta ficou a ser esclarecida mas tive que sair). E por último, os donos de furos que só pagam as taxas fixas e neste momento estão a pagar à volta de 6 euros, vai ser arranjado um sistema para fazer a contagem da água que entra no saneamento para que passem a pagar também a taxa variável deste, pois estão a utilizá-lo. Compreendo, mas vai haver muita gente que não vai aceitar. Por fim, quero propor uma taxa para o aluguer dos nossos muros, onde estão inseridos os contadores da Câmara e a tornar mais feia a nossa propriedade.Comprendido!!!????
Carmen Andrade

PUBLICADO POR: carlosgil às 11:10
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
5 comentários:
De Anónimo a 6 de Maio de 2012 às 03:38
Excelente!


De maria a 5 de Maio de 2012 às 13:01
não se esqueçam que todos dos dias são deitados nos esgotos 50.000 litros de agua, é necessário um camião ir encher e despejar 2 vezes, é agua salgada que advem da estração do calcario da mesma... essa tambem a pagamos, lollololololol


De vencerei a 8 de Maio de 2012 às 12:35
Maria, este pessoal acha que o estado tem que dar tudo, e não lhe entrou na cabeça que o estado não existe, o estado somos nós todos, e que as coisas têm que ser pagas por alguém.


De Carmen Casa Branca a 9 de Maio de 2012 às 22:40
Sr. Vencerei
Eu nunca tive nem ambiciono ter alguma coisa "dada", pois felizmente trabalho e pago os meus impostos sem poder fugir a nada. A situação é muito clara, estamos numa zona desfavorecida, onde o trabalho (a maioria) é sazonal, quando há, a saúde está no mínimo a 70km, os transportes públicos passam-nos ao lado...! Por esses motivos estamos cada vez com menos pessoas e com as nossas gentes mais envelhecidas, com reformas baixas e ordenados baixos. Há que ter em conta que na margem sul e em Lisboa, por exemplo, possam praticar estes preços, pois as pessoas que daqui partem é para lá que vão (na sua maioria) em busca de trabalho. Eu própria trabalho lá e faço o percurso diário porque não tenho trabalho por aqui, logo o baixo custo de vida permitia-me fazer esta deslocação, permitia aos idosos tomar o seu banho, permitia sobreviver e tentar fixarmo-nos aqui. Ah, claro que há o escalão social para os RSI!!!!
Cada vez mais vão fazer as pessoas sair daqui, não criavam condições para que os jovens ficassem e agora algumas das "condições" que nos levava a pensar duas vezes antes de partirmos estão a ser retiradas. Pagar... claro eu pago tudo incluindo bastantes subsidios para pessoas que vivem melhor que eu (pelo menos não andam cansadas!) e é sobretudo isto que me revolta!
PAGAR... mas porque é que eu tenho que pagar os ordenados a um executivo extenso que serve (às vezes) uma comunidade com cada vez menos pessoas, começam a ser poucas pessoas a pagar para muitas receberem por cargos em que não pensam nas pessoas que lhes pagam. (escrever este raciocinio foi dificil e não sei se me fiz perceber)!


De Joaquim Gil a 10 de Maio de 2012 às 22:05
Não tenho a honra de conhecer pessoalmente a D. Carmem Casa Branca, presumo ser a D. Carmem Andrade, mas mesmo assim quero felicitá-la pelos seus comentários, não tenha dúvidas, este seu comentário, toda a gente o entende, haverá no entanto, muitos a quem não convêm entender, só os directamente beneficiados não concordarão, que o pior "cancro" da Câmara, são os excessivos e exorbitantes vencimentos, para além de outros desvarios menos pesados!!


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido