Quinta-feira, 5 de Abril de 2012

souselalentejo ( Jornal expresso notícia transportes de Utentes)

      Governo vai dar transporte gratuito a mais doentes

O Estado vai custear as deslocações de doentes que necessitem de cuidados frequentes. Até agora, o transporte só era gratuito para pessoas afetadas por certas doenças.

com muita frequência, fazer múltiplas sessões de fisioterapia ou necessitar de diálise ou de quimioterapia terá as deslocações às unidades de saúde pagas pelo Estado. Até agora, o transporte gratuito só era garantido aos doentes com critério clínico (como sofrer de um cancro) ou com um rendimento mensal inferior a 628,5 euros.

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, disse ao Expresso que a nova regra deverá ser aprovada dentro de duas semanas, faltando agora definir o número mínimo de consultas e de tratamentos necessários para se ter acesso à isenção no transporte. De fora deste critério numérico só ficam os doentes oncológicos.

"Com esta medida introduzimos um terceiro pilar no transporte gratuito de doentes não urgentes: os cuidados programados e continuados, permitindo que o estrato da população que não cumpre o critério económico mas que necessita de tratamentos frequentes também tenha acesso a transporte gratuito", explicou o governante.

E Manuel Teixeira dá um exemplo: "Uma pessoa que aufere mensalmente perto de 700 euros não tem direito à isenção, mas acaba por tem uma fatura elevada com o transporte se tiver muitas consultas ou sessões de fisioterapia".

Vão ter de pagar as deslocações, todos os outros doentes que não têm cancro ou tenham sido transplantados, por exemplo, que não necessitem de tratamentos prolongados ou de muitas consultas e que ganhem mais de 628,5 euros por mês.

Em cima da mesa está a aplicação de um valor ponderado face à extensão do percurso, com um máximo de 30 euros a cobrar ao utente.

 

 

Perante isto
pergunto:

Gostaria de saber como vai ficar por exemplo um utente que tem que se deslocar varias veses mensalmente a Lisboa para  consultas de cérebro vasculares ,e outras   que NATURALMENTE NÃO EXISTEM NO INTERIOR, e que até ao momento tem-se deslocado por conta própria. Tal como gostaria de saber se a legislação contemplará beneficiários da ADSE, que descontam mensalmente do seu salário para a SAÚDE,1,5% ao contrario de todos os outros beneficiários, que não descontam, e que estes mesmos, ADSE, até aos dias de hoje nunca mas nunca tiveram direito a transportes quer emergentes, quer urgentes, quer para tratamentos, quer para consultas e afins???????

Carlos Gil



Ler mais: http://expresso.sapo.pt/governo-vai-dar-transporte-gratuito-a-mais-doentes=f717368#ixzz1rCIaodPE


PUBLICADO POR: carlosgil às 20:51
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
1 comentário:
De carlosgil a 5 de Abril de 2012 às 21:24
Este texto foi colado do JORNAL EXPRESSO. Com muitos erros , mas não iremos corrigi-los, para não alterar o documento em questão.
Carlos Gil


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido