Segunda-feira, 2 de Abril de 2012

souselalentejo ( Carta aberta ao “ Sousel Alentejo”)

Carta aberta ao “ Sousel Alentejo” de um leitor dedicado mas momentaneamente desiludido
Caro “Sousel Alentejo”:
Sigo-te com regularidade e leio-te com interesse. E também com respeito, porque até agora sempre tinhas assumido uma postura de elevação e responsabilidade na abordagem das diversas questões políticas de âmbito local e nacional.
Até que, em 28 de Março último, resolveste divulgar um panfleto anónimo distribuído pelas ruas cujo único objectivo era o de (tentar) enxovalhar o presidente da Câmara a pretexto de questões partidárias e camarárias.
Que fique desde já bem claro que te escrevo por causa do panfleto, não por ele ter como alvo o presidente da Câmara.
Fiquei espantado e muito desiludido. Então não é que um Blog como tu - repara que escrevo com letra maiúscula - que até agora fazia, muitíssimo bem, ponto de honra em não dar guarida a escritos anónimos e a fontes não identificadas, publica um panfleto anónimo contendo insinuações e intrigas pessoais, ainda por cima pela simples razão de que …”tem este folheto e publica. Cola-se.” (sic) ?
Quererá isto dizer, estimado “Sousel Alentejo, que no futuro, quando “tiveres” outro folheto anónimo com intrigas do mesmo género tentando manifestamente atingir pessoal e politicamente alguém, “publicas…colas”… ?
Sendo assim, uma vez publicado este primeiro panfleto “politico” anónimo, terias, para continuar a ser jornalisticamente sério (“ou há moralidade ou comem todos”) , que publicar todos os que aí vierem, sob pena de te poderem acusar com razão de não seres isento se só publicares os que contêm insinuações que visam uma determinada pessoa, e não publicares aqueles que visam outras pessoas…
E já pensaste que se as pessoas concluirem que a partir de agora vale tudo no “Sousel Alentejo” ao nível da publicação de folhetos anónimos, todos os que quiserem fazer (baixa) politica perceberão que bastará escreverem anonimamente todas as baixezas que lhes vierem à cabeça sobre os seus adversários políticos, que o “Sousel Alentejo”, para ser imparcial, ao ter o folheto, “publica…cola” ? ...
E como panfletos anónimos valem todos o mesmo, se pelo teu critério editorial, prezado “Sousel Alentejo”, passares a “publicar…colar” todos aqueles que tiverem a ver com politica e com políticos, também passas a “publicar…colar” os que se referirem a outro tipo de pessoas ou de instituições ? Já te lembraste que esses cobardes panfletos anónimos se podem referir aos entes queridos que nos são mais próximos? Como agirás nestes casos: serás isento e “publicarás…colarás” todos ( mas todos mesmo, doa a quem doer mesmo que seja a nós próprios), ou decidirás discricionariamente ?
Sabes, quando se toma uma decisão pela primeira vez, é bom que estejamos preparados para todas as suas consequências. E não te esqueças que numa Sociedade maledicente como a nossa há muito boa gente que, se desconfia disto tudo, não tardará muito em te inundar com panfletos anónimos a caixa de correio…
Devo dizer-te em abono da verdade que creio que depois de teres “publicado…colado” o tal folheto anónimo ficaste algo arrependido de o ter feito, mas aí já não podias voltar atrás. De tal forma que, no dia seguinte (29 de Março), tu próprio admitiste que …”certamente todos ficaram um pouco admirados”… (sic) de teres publicado um artigo anónimo.
Não fiquei apesar disso tranquilizado – é que a razão que invocavas para tal ter acontecido era isso ter servido para que …”uma conversa séria houvesse sobre o porquê de tudo isto”… (sic), ao mesmo tempo que voltavas a considerar …”imprópria a conduta dos seus autores”… (sic).
Mas então diz-me : é preciso “publicar…colar” num Blog um cobarde folheto anónimo para se ter uma conversa com alguém ? Então os fins justificam os meios ? Então a cobardia de um escrito anónimo e a “conduta imprópria dos seus autores” deixam de ser censuráveis e são passíveis de terem acolhimento público quando servem de pretexto para se …”ter uma conversa séria”… com alguém ? Sim, porque eu não quero acreditar, caro “Sousel Alentejo”, que alguma vez passe pela cabeça de quem quer que seja que tu aceitarias que as tuas linhas venham a ser usadas no futuro como meio de pressão ou de chantagem, politica ou de qualquer outra índole, sobre alguém…
E fiquei preocupado quando anunciaste, a propósito da tal … “mensagem distribuída covardemente nas ruas de Sousel”… (sic), que …”há males que vêm por bem e talvez seja este o ultimo panfleto distribuído…pois o próximo que fôr escrito e distribuído nos mesmos moldes seremos os 1ºs a identificar as fontes e autores dos mesmos”…(sic).
Fiquei-o porque o que era realmente importante dizer é que nenhum meio de comunicação sério e respeitável, público ou privado - incluindo o nosso estimado “Sousel Alentejo” - deveria alguma vez dar acolhimento a cobardes panfletos anónimos, e isso não ficou infelizmente dito “preto no branco”.
E também porque, infelizmente, haverá mais panfletos anónimos no futuro, não tenhamos ilusões a esse respeito. E quando vierem os próximos, mais importante que identificar as suas fontes e os seus autores, é termos, atentos, meios de comunicação sérios e credíveis que não alimentem cobardias e não lhes dêem publicidade – ainda por cima gratuita…
Meu caro “Sousel Alentejo”, já vai longa esta carta, com origem na desilusão de te visto – apenas por uma vez, é certo - , dar a cobardias o mesmo tratamento “jornalístico” que a atitudes corajosas. Tenho a certeza quase absoluta que esta desilusão será passageira, e que o nosso Blog de referência, para satisfação de todos, continuará a sê-lo no futuro. Felicidades.
Artur Torres Pereira

PUBLICADO POR: carlosgil às 13:49
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
6 comentários:
De Joaquim Gil a 2 de Abril de 2012 às 18:26
Como nunca fui apoiante dos executivos camarários PSD, sinto-me perfeitamente liberto, para exprimir a minha opinião a respeito deste comentário, cujo assunto, sempre tenho combatido, não só neste blogue, mas em todos aqueles em que intervenho, já tive até acesos debates com pessoas que defendem o anonimato e que eu sempre tenho combatido. Todos nós tomaremos atitudes ou posições, alvos de críticas, por parte dos nossos concidadãos, é vergonhoso e cobarde, quem nos critica e por vezes ofende, não permitir que saibamos quem é, sempre ouve cartas anónimas e nunca tiveram qualquer credibilidade, o responsável por este blogue, sabe como me tenho batido contra a publicação de tudo que não traga a identificação do seu autor, o medo, muitas vezes invocado, não tem razão de ser, somos livres, expressamos a nossa opinião que certamente não agradará a todos, isso é normal. Um abraço!!


De carlosgil a 4 de Abril de 2012 às 20:37
Caros amigos: Volto a repetir algo que deverá ser interpretado por uns ou outros como quiserem. Uma coisa é enviarem para o souselalentejo panfletos anónimos e publicarmos. Coisa que nunca aconteceu. Outra coisa são os panfletos DISTRIBUIDOS PELAS RUAS. Sendo esses mesmos anónimos. certo que concordo com a opinião da covardia sob forma de anonimato. Mas também há que fazer referência a algo que aconteceu, que foi real, que é real, que foi a distribuição / espalhar, um panfleto. Esse panfleto foi E REPITO, espalhado pelas ruas da Vila de Sousel. Ao ser espalhado e ao ser distribuído, quer seja em forma de anonimato ou não, É NOTICIA OU NÃO É NOTICIA? Pergunto…É OU NÃO NOTICIA?
Não importa se está anónimo ou não, o que importa é que o mesmo foi espalhado pelas ruas. Ao ser espalhado pelas ruas, pergunto… Qual o problema da publicação desses panfletos?
Qualquer “meio de comunicação sério e respeitável, público ou privado” perante um panfleto (((ESPALHADO E DISTRIBUIDO))), tem ou não o direito / e / ou dever de o publicar? Fica a pergunta.
Qualquer “meio de comunicação sério e respeitável, público ou privado”, pode ou não , reservar-se ao direito de publicar o que na sua área de residência se passa, mesmo que ANÓNIMO SEJA? ( Das duas uma, ou somos ou parecemos) !!!
Miais…
O souselalentejo sempre mas sempre se pautou pela seriedade , pela verdade e pela justiça. Fazendo jus á verdade , publicámos o que a verdade é. A distribuição de um panfleto.
Concluo com um pensamento simples...
“As dificuldades devem ser usadas para crescer, não para desencorajar. O espírito humano cresce mais forte no conflito.”
(William Ellery Channing)
Sem mais souselalentejo


De carlosgil a 2 de Abril de 2012 às 14:09
Caro amigo Dr. Artur Pereira.
Grato pela referencia ao souselalentejo.
O panfleto foi colocado na minha caixa de correio, com um anexo, ( recado) bem pequeno ao Carlos Gil.
Toda a razão no que escreve e nada a contestar.
Quando possivel falaremos, de forma a que me faça entender sobre o porquê da publicação.
Abraço
Carlos Gil


De @Mota@ a 3 de Abril de 2012 às 22:59
eu não posto nada que não tenha nome ou cara, no entanto, se o Gil publicou, algum motivo deve ter tido, nisso eu acredito, quanto ao texto, prefiro nem me prenunciar.

João Mota


De carlosgil a 4 de Abril de 2012 às 13:45
Faço lembrar a todos do seguinte:
quando em vez surgem panfletos nas nossas portas de casa para ...”RECOLECÇÃO DE ROUPA”...NÃO VEM ASSINADO POR NINGUEM...MAS FOI PUBLICADO NO SOUSELALENTEJO. Até por questões de segurança, tal como explicámos na altura.
FAÇO LEMBRAR MAIS AINDA, O PAMFLETO EM QUESTÃO, FOI DISTRIBUIDO NAS RUAS DE SOUSEL, DISTRIBUIDO. Não foi algo que alguém mandasse publicar. Repito, não foi algo que alguém mandasse publicar. Publicações a pedido são identificadas como sempre foram.
Jamais alguém me fará qualquer tipo de chantagem para qualquer publicação ANÓNIMA , porque ao faze-la estaria certamente a identificar-se, E CERTAMENTE NÃO CONVINHA.
Algo ainda a frisar.
Nada foi …” COLADO”, foi sim passado pelo scaner e inserido no blog. A expressão colar em termos informáticos pressupões um texto escrito , ou ter-se um texto escrito, e ai sim, COLADO. Mas como disse o texto foi scaneado para o pc. ( Computador). Até porque quem terá o original, é que poderá fazer essa operação informática. ( A não ser que se escreva um novo, copiando obviamente as palavras nele escritas).
Carlos Gil


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido