Quarta-feira, 28 de Março de 2012

souselalentejo( Homens de coragem)

A crise na zona euro «está quase a terminar». A opinião pertence a Mario Monti, primeiro-ministro italiano que defendeu a sua visão hoje, em Tóquio, capital japonesa onde se encontra em visita oficial. O italiano aproveitou igualmente para culpar a França e Alemanha, países sobre os quais depositou grande parte da responsabilidade no escalar da crise que ainda afecta a Europa.

Além de defender o iminente fim da crise, Monti quis ainda apontar o dedo à Alemanha e França, países aos quais atribuiu culpas pela crise na qual a Europa e zona euro mergulharam nos últimos anos.

«Se o pai e a mão da zona euro estão a violar as regras, não se pode esperar que [países como] a Grécia sejam cumpridores», explicou Monti, antes de lembrar o incumprimento que ambas as nações registaram nos primeiros anos de vigência da moeda única europeia, ao violarem as regras previstas no Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), como explicou o The Guardian.

O PEC foi originalmente acordo em 1997 pelos 12 países que começariam por aderir ao euro, em 2002, e previa limites e sanções semelhantes aos que serão agora impostos pelo novo pacto fiscal aprovado pelos líderes europeus, em Março. Em suma, o PEC previa um limite de 3% para o défice de cada nação da zona euro, além do rácio de 60% de dívida em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), que cada país não poderia ultrapassar.

E, para Monti, os problemas começaram em 2003, «na quase infância do euro», como descreveu: «Foram de facto a Alemanha e a França que estavam ‘soltas’ em termos dos seus défices públicos e dívidas».

Na base das palavras do líder do executivo italiano, que tomou posse em Novembro de 2011, estarão os três anos consecutivos – entre 2000 e 2003 -, em que França e Alemanha registaram uma estagnação ou recessão das suas economias, quebrando sucessivamente o tecto dos 3% impostos às nações da zona euro.

Uma crise que «está quase a terminar»

Às palavras apontadas à dupla franco-alemã seguiram-se outras de teor mais optimista, onde Mario Monti revelou as suas previsões que dão conta de um fim iminente para a crise.

«A zona euro atravessou uma enorme crise, que está quase a terminar», pode ler-se no El País, diário espanhol que citou as palavras do líder transalpino, durante a sua visita oficial a Tóquio, a capital japonesa.

A visão optimista de Monti contrasta com as declarações que proferiu há dias, quando disse que a Espanha estava a dar «grandes motivos de preocupação à Europa», ao temer que o país pudesse estar a «recriar fenómenos» que pudessem afectar a Itália através do «efeito de contágio».

 

souselalentejo em sintonia...

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 21:41
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido