Terça-feira, 16 de Outubro de 2007

sousel, pensamento sobre( Sociedade, obediência e subserviência)

            Sociedade, palavra requintada que em frases formadas, quer dizer tanto, ou quase nada. A interpretação que lhe damos, dependendo da temática referenciada, suscita-nos as mais diversas interrogações, sobre o que realmente a mesma quererá ou não dizer.

Segundo o dicionário de gramática Portuguesa, sociedade quer dizer, “reunião de pessoas que têm a mesma origem e pelas mesmas leis; parceria, participação; associação; agremiação; reunião de pessoas que se juntam para conversar, jogar, etc. ; relações, convivência; casa em que se reúnem membros de uma agremiação”.

            Assim sendo e verificando que nem todos nós, que formamos uma sociedade, somos de forma alguma tratados de igual forma segundo as leis acima referenciada, surge-nos mais uma duvida. Justificando a palavra em questão com a definição da mesma, legitimamente pergunta-se, se porventura a sociedade em que vivemos é só uma ou serão várias?

            Para mim, e sem qualquer sombra de dúvidas, dentro da nossa sociedade, existem ramificações sociais, que nos diferenciam uns de outros. Aquele ser humilde, aprendeu quase como que uma bandeira de ordem, a tratar aquele que por diversas razões às quais a sua vida económica, financeira e até politica, é de boa saúde, a tirar o chapéu, a curvar-se perante os mesmos, quase como que um gesto rotineiro, para parecer bem, e bem ficar de frente àqueles que uns julgam, ser, os seres superiores. Outros, apenas pela sua condição social e económica, prestam-se a receber de uns, o trato acima mencionado, agravando assim o direito que todos temos ao trato de igual forma.

            É um tema complexo, mas, se formos o suficientemente inteligentes, verificaremos que uma sociedade é representada por todos, independentemente da sua raça, cor, crédulo, religião, condição económica e financeira, e todos os demais dizeres referidos na constituição da Republica Portuguesa, ao qual para a maior parte daqueles que formam uma sociedade, lhes é completamente indiferente pelo facto de estar enraizado na mesma, um passado ainda muito recente de uma democracia jovem, ainda um pouco crua e imatura, quase como que ingénua, onde impera o silêncio para parecer bem e onde se fortalece o falar nas costas, porque assim “não me ouvem”

            Caros amigos, o mundo é composto de mudança, e a mudança quem a faz, somos todos nós, a sociedade. Aprendamos a crescer, a respeitar, a educar, mas acima de tudo, há que fazer sentir a todos aqueles que pertencem a esta bem dita sociedade que, temos de ser obedientes mas, cuidado porque a obediência não é sinónimo de subserviência (Bajulação e servismo). A subserviência, muito em moda hoje em dia, é um abuso da obediência e quem pede tal comportamento, deve não só reflectir sobre a sua própria existência como ser humano pertencente a uma sociedade, como e até deve reflectir sobre o que afinal é ou não uma sociedade de direitos consagrados, às quais todos, mas todos somos regidos pelas mesmas regras. Não há condição social, hierarquia  profissional, politica  ou de outra ordem que seja a de uns , que possa por em causa a igualdade de tratamento entre todos aqueles que pertencem a esta mesma sociedade. Todos aqueles que se regem fora destes parâmetros normais de comportamento, meus amigos, indubitavelmente, devem investir num curso de humildade, para que possam aprender a viver…em sociedade.

            “ Para aqueles que querem compreender o porquê  deste pensamento, fica o provérbio…"só me curvo perante a razão e...”Para bom entendedor, meia palavra basta”.

                                                          Sempre o mesmo:   Carlos Gil


PUBLICADO POR: carlosgil às 20:32
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido