Terça-feira, 16 de Outubro de 2007

sousel, pensamento sobre( Sociedade, obediência e subserviência)

            Sociedade, palavra requintada que em frases formadas, quer dizer tanto, ou quase nada. A interpretação que lhe damos, dependendo da temática referenciada, suscita-nos as mais diversas interrogações, sobre o que realmente a mesma quererá ou não dizer.

Segundo o dicionário de gramática Portuguesa, sociedade quer dizer, “reunião de pessoas que têm a mesma origem e pelas mesmas leis; parceria, participação; associação; agremiação; reunião de pessoas que se juntam para conversar, jogar, etc. ; relações, convivência; casa em que se reúnem membros de uma agremiação”.

            Assim sendo e verificando que nem todos nós, que formamos uma sociedade, somos de forma alguma tratados de igual forma segundo as leis acima referenciada, surge-nos mais uma duvida. Justificando a palavra em questão com a definição da mesma, legitimamente pergunta-se, se porventura a sociedade em que vivemos é só uma ou serão várias?

            Para mim, e sem qualquer sombra de dúvidas, dentro da nossa sociedade, existem ramificações sociais, que nos diferenciam uns de outros. Aquele ser humilde, aprendeu quase como que uma bandeira de ordem, a tratar aquele que por diversas razões às quais a sua vida económica, financeira e até politica, é de boa saúde, a tirar o chapéu, a curvar-se perante os mesmos, quase como que um gesto rotineiro, para parecer bem, e bem ficar de frente àqueles que uns julgam, ser, os seres superiores. Outros, apenas pela sua condição social e económica, prestam-se a receber de uns, o trato acima mencionado, agravando assim o direito que todos temos ao trato de igual forma.

            É um tema complexo, mas, se formos o suficientemente inteligentes, verificaremos que uma sociedade é representada por todos, independentemente da sua raça, cor, crédulo, religião, condição económica e financeira, e todos os demais dizeres referidos na constituição da Republica Portuguesa, ao qual para a maior parte daqueles que formam uma sociedade, lhes é completamente indiferente pelo facto de estar enraizado na mesma, um passado ainda muito recente de uma democracia jovem, ainda um pouco crua e imatura, quase como que ingénua, onde impera o silêncio para parecer bem e onde se fortalece o falar nas costas, porque assim “não me ouvem”

            Caros amigos, o mundo é composto de mudança, e a mudança quem a faz, somos todos nós, a sociedade. Aprendamos a crescer, a respeitar, a educar, mas acima de tudo, há que fazer sentir a todos aqueles que pertencem a esta bem dita sociedade que, temos de ser obedientes mas, cuidado porque a obediência não é sinónimo de subserviência (Bajulação e servismo). A subserviência, muito em moda hoje em dia, é um abuso da obediência e quem pede tal comportamento, deve não só reflectir sobre a sua própria existência como ser humano pertencente a uma sociedade, como e até deve reflectir sobre o que afinal é ou não uma sociedade de direitos consagrados, às quais todos, mas todos somos regidos pelas mesmas regras. Não há condição social, hierarquia  profissional, politica  ou de outra ordem que seja a de uns , que possa por em causa a igualdade de tratamento entre todos aqueles que pertencem a esta mesma sociedade. Todos aqueles que se regem fora destes parâmetros normais de comportamento, meus amigos, indubitavelmente, devem investir num curso de humildade, para que possam aprender a viver…em sociedade.

            “ Para aqueles que querem compreender o porquê  deste pensamento, fica o provérbio…"só me curvo perante a razão e...”Para bom entendedor, meia palavra basta”.

                                                          Sempre o mesmo:   Carlos Gil


PUBLICADO POR: carlosgil às 20:32
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido