Quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2012

souselalentejo ( Escolaridade obrigatória encapoçada)

              Caros Amigos:

 Todos sabemos das dificuldades que quer nós, quer as entidades publicas, têm em fazer face ás despesas que não são poucas.

            Contudo algo temos a dizer por mais que muitos nos julguem e acusem.

            Autocarros escolares…Sempre tive duvidas em quem deve ao não pagar os mesmos e porquê? Se a escolaridade é obrigatória por lei, pergunto então quem deve pagar os autocarros que deslocam os alunos? Reafirmo que a escolaridade é OBRIGATÓRIA POR LEI. ATÉ AO 12ª ano de Escolaridade, é OBRIGATÓRIA. Sendo obrigatória,  quem deve pagar? Exemplo.

            Se eu tiver um filho ao qual o Estado diz que eu sou negligente a manda-me para tribunal, por não colocar o meu filho na Escola, Eu como pai pergunto. Se a Escolaridade é obrigatória até ao 12ª ano então que o Estado, se arranje em termos de transporte para que ele vá frequentar o 12ª ano . Isso é o que eu digo. Outra coisa é a legislação que obriga os pais a pagarem os transportes escolares que não é pouco. Então em que ficamos? Se a Escolaridade é obrigatória , e se os pais se vêem a abraços em processos de negligencia por não colocarem os seus Filhos a Estudar, que seja o Estado a pagar as despesas ou Não?

            Por outro lado temos a verificação de passeios de Estudo ou as chamadas excursões, ás
quais se vêem os pais agora obrigados a pagar quer o combustível, quer as horas extras dos  funcionários dos Autocarros ou seja , condutores desses mesmos autocarros.

            Tudo muito certo se a escolaridade ( não fosse obrigatória) , (Tudo muito bem se as
chamadas excursões ) não fossem também elas e por si do quase ( obrigatórias) pois quem não vai, leva falta e claro chamada de desinteresse total sobre as actividades escolares. Pergunta-se o seguinte:

            Perante estas atitudes  , perante estes problemas , perante estas perguntas, os pais fazem as seguintes nuances…

            Se a Escolaridade é obrigatória e se os professores acham útil uma viagem de Estudo em algum local, e se os alunos não forem, serão apelidados de ( baldas e desinteressados) pergunta-se se a Escolaridade é obrigatória porque têm esses alunos que pagar o Autocarro? Não seria o Ministério da Educação a faze-lo? Não seria o Ministério que diz que Obrigatoriamente é o 12ª ano a Escolaridade Obrigatória?. Não entendemos o que se passa perante esta problemática. Tal como
não entendemos o porquê de serem os pais dos alunos a pagarem as horas extraordinárias dos funcionários da Câmara( Condutores) por levarem os alunos( que estão no ensino Obrigatório)  a
pagarem…Certo?

            Resumindo…Não queremos de forma alguma culpabilizar ninguém nem entidade alguma por estas ( faltas ) mas devemos falar, escrever e divulgar o que neste país vai em termos de Educação.

-  Inadmissível que sejam os pais dos alunos a pagar horas extraordinárias a quaisquer funcionários das Câmaras Municipais.

- Inadmissível que na idade de Escolaridade OBRIGATORIA, Sejam os alunos ou / pais a pagar as devidas deslocações.

- Inadmissível que sejam os Encarregados de Educação a pagar combustível, para deslocação, sendo o ENSINO OBRIGATÓRIO.

- Não sei se nos fizemos entender mas, penso que quando a minha filha tiver que ir para Estremoz estudar, PORQUE A LEI OBRIGA A TAL, se pagarei qualquer transporte, pois se ela está nas condições de estudante na escolaridade OBRIGATÓRIA, Entendo que deverá essa obrigatoriedade de ser paga ou pelo Ministério da Educação, ou pela Câmara Municipal. Pois ai já não meto a
colher, mas se É obrigatório, ENTÃO ALGUEM TERÁ QUE PAGAR QUE NÃO EU…Certo ou errado,
é assim que penso…

            Mais temos a dizer…

            Se é possível tantas e tantas viagens a programas da T.V.I, A programas da casa do Alentejo, A programas para os idosos, mais será possível, viagens AOS CHAMADOS ALUNOS DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA.OU SEJA………….As palavras dizem tudo…..sem mais

souselalentejo


PUBLICADO POR: carlosgil às 21:50
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
6 comentários:
De Joaquim Gil a 5 de Fevereiro de 2012 às 09:58
Caro "Vencerei"invejo-o, pela sorte que tem, tratar-me pelo meu nome, coisa quem eu não consigo em relação a si. Ainda bem que existem estes "sítios" onde livremente podemos debater ideias, o que é saudável, mas nem sempre covergente. Eu não concordo com este sistema de ensino, ter uma instrução básica, tudo bem, mas repare, que futuro espera aos alunos que são obrigados a andar na escola(eu não utilizo a palavra estudar) até aos dezasseis anos, mesmo que fiquem com o 9º ou 12º ano, e não sabem fazer nada na vida?. o país não garante futuro aos que concluem a Universidade, como o pode fazer com os outros? porque não são induzidos numa profissão, onde seriam úteis, deixando de sobrecarregar os pais e o erário público?. enfim, esta é a minha opinião, não tem que ser a sua!


De Joaquim Gil a 4 de Fevereiro de 2012 às 11:01
O "Vencerei", que não sei quem é, com grande pena minha, tocou na ferida que todos sentem, mas ninguém tenta curà-la, tudo o que diz tem lógica, com uma ressalva, o Gil tem razão, em relação à escolaridade, se é obrigatória, o estado tem de se responsabilizar, não podemos esquecer os impostos que cada um paga, e não são poucos, mas voltando à "vaca fria"acho bem os almoços oferecidos aos reformados, só que vão lá reformados com 200 euros e também vão com 1500 euros, o mesmo se passa com excurções e passeios, aí tem de ser estabelecida uma fronteira entre o justo e o abuso, quem pode pagar, tem de pagar, há um problema em que ninguém fala, ou não quer falar, os autocarros dos estudantes, acabam com as carreiras de transporte público no Concelho, e as pessoas que não têm transporte próprio e não têm acesso aos transportes camarários, como é que se deslocam? isso já se está a notar e ainda existem algumas carreiras, será que ainda não se pensou nisso?. Um abraço.


De vencerei a 4 de Fevereiro de 2012 às 22:25
Sr Joaquim Gil a escolaridade é obrigatória para beneficiar os próprios, todos sabemos que o saber não ocupa lugar e que quanto mais as pessoas as pessoas forem cultas e com quanto mais habilitações melhor. Se não fosse obrigatória algumas pessoas mais incautas, iriam deixar os estudos muito cedo, e os respectivos pais / encarregados de educação ou tutores muitos deles têm pouca capacidade para ver que é muito melhor estudar do que irem para o, mercado de trabalho ou muitas vezes ajudarem-nos na sua labuta diária. Quanto ao lanche ajantarado , "vaca fria" como lhe chamou que é feito sazonalmente pela quadra Natalícia ,não me tinha referido a ele posso adiamtar-lhe que me, parece que não deve ser com o intuito de matar a fome a quem lá vai, mas sim proporcionar um ameno convívio . As pessoas reverem-se e muitas vezes inteirarem-se de alguém que desapareceu deste mundo, que é a lei da vida. Por isso na minha modesta opinião , não fica mal as Câmaras organizarem este convívio gratuito a todos os idosos.


De vencerei a 3 de Fevereiro de 2012 às 11:17
É verdade as Autarquias tal como o poder central(governo) andaram anos no despesismo, no dar benesses incomportáveis para a nossa ecónomia, nunca a pensar no Zé Povinho , mas sim neles porque os partidos estão acima de tudo numa democracia, e para defenderem os lugares têm andado a dar tudo, o que não é deles, para não falar no que roubam. As pessoas sem culpa nenhuma habituaram-se ao dado e arregaçado , e agora vai custar muito verem todas essas coisas desaparecerem, mas sempre ouvi dizer, que quem gasta demasiado um dia o dinheiro acaba-se. E a verdade é que questiono tal como outras coisas, se as Câmaras devem ter autocarros , ou se tiverem ,tal como parques de máquinas, ou técnicos, sem terem serviço que justifique. o caminho sería haver um agrupamento de Cãmaras e essas infrastruturas servirem várias Câmaras Voltando aos autocarros que o facto é que eles existem, devem servir só para o extritamente necessário, e justificável, sempre quando tem a ver com o Concelho, não para andarem a fazer serviço de aluguer, e uma excursão de finalistas tal como o nome indica é feita por uma agência de viagens, os passeios dos idosos, já tive oportunidade de o escrever neste blog, são justificáveis mas só para pessoas que não tenham meios financeiros para o fazer. Não tem razão de ser andarmos todos a pagar impostos para alguns andarem a sustentar vicios, se gostam de tauromaquia, ou de bola, de musica ou doutra coisa qualquer ,paguem a uma empresa, é que o mais grave é as Cãmaras andarem a tirar o serviço a empresas que pagam impostos, que depois vão servir para ajudar e pagar coisas do bem comum. Só um exemplo veridico, tem razão de ser alguém cocorrer ao programa do "Gordo" O Preço Certo da RTP ?, já sabem quando concorrem, que têm direito a levar 20 pessoas, e depois a Câmara quer dizer os contribuiintes, terem que lhe fornecer o transporte? E se porventura ganharem um prémio nesse concurso para quem é? será que é distribuido pela população? Ele passam-se coisas por estas Câmaras e por este País, de bradar aos céus. Tenho sempre uma duvida, não sei se deva escrever "país" com letra grande se com letra pequena, é que custa escrever com letra grande. Tenho dito


De vencerei a 3 de Fevereiro de 2012 às 10:22
É com pessoas a pensar assim, e infelizmente muitas que têm responsabilidades na orientação do País, é que andamos como andamos, à esmola, á espera que os outros nos emprestem dinheiro por caridade e quem empresta ,quer garantias e retorno sempre pelo menos para o dobro, foi sempre assim quem empresta dinheiro a pessoas com a corda na garganta, depois tira-lhe a pele, quando não são os olhos. Caramba o principio das coisas serem gratuitas já nem na Rússia , que não deu resultado nenhum. Mas o estado não é ninguém , se é gratuito alguém tem que pagar, é isso que ainda não entrou na cabeça de muita gente, o estado não tem uma nascente onde nasce dinheiro. Uma prestação de serviço que é disponibilizada gratuitamente, pagam todos , os que são utilizadores e os que não são, é justo? Mas o mais grave é que por esse prisma, estamos a subsidiar todos, os ricos e os economicamente débeis, e é justo tirar aos pobres para dar aos ricos?ou será o contrário os que têm bons rendimentos pagarem e ajudar sim, as pessoas de fracos rendimentos? Gostava que o meu amigo Carlos Gil ou outra pessoa qualquer, pode-se contrapor a minha opinião. Tenho dito


De carlosgil a 8 de Fevereiro de 2012 às 16:31
Caro amigo:
Leu bem? Acho que não( A PALAVRA OBRIGATÓRIO) diz-lhe alguma coisa? V. Exa ou não leu o texto ou também está senil e não entendeu nada de nada. Leia o texto.
Outra coisa...A perca de direitos e garantias, deveriam ser recersidas a todos pela forma do não ( descontar no vencimento) para estas coisas...ou não?
Carlos Gil


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido