Quinta-feira, 17 de Novembro de 2011

souselalentejo ( Desabafos des....Censurados)

 

Houve um dia alguém que disse:

 

“Quem me vê dirá não presta

Mesmo que eu lhe fale

Porque ninguém traz na testa

O selo de quanto vale.”

 

Vozes do povo ao qual muitos e muitos chamam de populares as suas poesias, ditos e dizeres aos quais os mesmos para outros nada dizem e em nada lhes faz pensar. O que eu chamo a voz  do povo, a voz do mais simples e humilde que valoriza sem contestações ,
o Povo Português. Outros diziam em tempos que já lá vão…

 

“ há quem me chame ladrão

Mas há muitos que eu conheço

Não parecendo o que são

São aquilo que eu pareço”

 

Eis o que de mais simples e humilde se poderá traduzir todas estas palavras por quem não sabia ler e escrever. “A verdade”.

 

Também houve uma época ao qual alguém dizia…

 

"A morte saiu à rua num dia as sima

Naquele lugar sem nome pra qualquer fim

Um a gota rubra sobre a calçada cai

E um rio de sangue dum peito aberto sai"

 

Houve um tempo em que o próprio tempo assinalava carimbado em tempos que já lá vão o celebre carimbo da…

 




 Hoje não temos carimbo, hoje não temos fiscais em literatura , nem pensamos sequer existir a censura . Mas certos estamos que, embora carimbos não os hajam, há certamente a mentalidade mesquinha e retrógrada de quem quer falar e não fala, ou de quem fala e medo tem.

            Por mais homens ( Machos) que pensem ser, por mais mulheres maduras que pensem existir, o medo saiu á rua, o medo estampado na testa dos Portugueses visível, pelo seu silêncio, o medo de parecer o que não são, pelas suas não palavras, denota um total retrocesso que nos leva incrivelmente ao passado, por alturas das quadras a cima referidas. Temos pena que os lacaios estejam constantemente presentes a assustar tudo e todos, que os lacaios estejam sempre em cima para que se faça silêncio, que os lacaios estejam sempre dispostos a venderem-se a troco de uns míseros favorzecos…

O souselalentejo , “ saiu á rua”, e  “ não parecendo o que é”, mostra o seu “ selo
colado na testa”, por sermos quem  sempre fomos…

Este texto, é para os Senhores letrados e Doutorados que em universidades abertas e cursados á distancia, façam deste mesmo a sua letrada interpretação , por mais que o mesmo de ( senso comum) tenha , ao invés ( do empirismo) encaixadas por cábulas em mentes cursadas e inteligentes.

Mais dizemos… Se outrora este texto fosse á censura , certamente que passaria com a maior das facilidades, pois os que o visionariam antes da aprovação, jamais o entenderiam…

Parafrasenado Fernando Peça…"E esta eim?"

Não é preciso muito para “descolar talas em iluminados que só para a frente olham, sem se preocuparem com as partes laterais…” A nossa voz". jamais se silenciará perante os lacaios pagos pelos meninos mimados e hipocritas da nossa Sociedade...Essa voz Chama-se...

 

 SOUSELALENTEJO


PUBLICADO POR: carlosgil às 23:01
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
2 comentários:
De António Manuel Peças a 1 de Dezembro de 2011 às 16:58
Por isso eu passo a vida a exortar as pessoas a levantar a cabeça. Onde há medo não há Liberdade e o pior pesadelo de um lacaiozinho cobarde é o grito de um Homem corajoso


De vencerei a 18 de Novembro de 2011 às 11:12
Não sei se compreendi, ou por outra compreendi á minha maneira. só posso dizer que é verdade não se pode dizer tudo, e geralmente há verdades que não podem ser ditas, ou porque fica mal perante certos preconceitos, ou bitolas que ao longo dos anos se foram criando na sociedade, ou perante alguém que tem um posto hierárquico superior, muitas vezes fazemos criticas construtivas a pensar em beneficiar o serviço/ a empresa, mas se ultrapassamos alguém que está a pensar em assegurar o lugar ou a promoção somos automaticamente postos de lado. E como não se consegue ultrapassar a barreira, as coisas não mudam ou se mudam é devagar, devagarinho quase parado. A verdade é que existe censura e repressão. Mas também é verdade que cada vez mais no nosso país , muitas leis e algumas práticas que todos criticámos e alguns lutaram a pensar que eram más, agora constatamos que fazem muita falta. E uma delas se não é o Tarrafal é uma coisa semelhante. Vejamos todos os processos na Justiça com casos graves, que se tornaram mediáticos e que todos mas todos ficam em águas de bacalhau. Veja-se nesta altura do campeonato, que se conseguimos dinheiro para as coisas essenciais, é porque outros povos nos estão a acudir, e as pessoas sem responsabilidade , sem escrúpulos , que mais não merecem do que o Tarrafal, que são os sindicatos, que se resumem a gente que porque não querem trabalhar, se encostaram aquelas organizações, que são meia dúzia deles que aproveitadores da debilidade, andam a instigar o povo para greves e revoltas.MAS SERÀ QUE OS NEURONIOS DESTAS PESSOAS NÂO ASSIMILAM QUE O DINHEIRO NÂO CAI DO CÈU?


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido