Quinta-feira, 27 de Outubro de 2011

souselalentejo ( Linhas de Elvas fala sobre Sousel)

COLA-SE...IN LINHAS DE ELVAS
Saúde: Habitantes de Avis protestam em Portalegre contra fecho de extensões e redução de horários dos centros
27/10/2011, 13:56
Saúde: Habitantes de Avis protestam em Portalegre contra fecho de extensões e redução de horários dos centros
Várias dezenas de habitantes do concelho alentejano de Avis protestaram hoje, junto ao Hospital de Portalegre, contra o fecho de extensões de saúde e a redução dos horários dos centros de saúde, a partir de terça-feira.

A acção de protesto foi convocada pelo município local, que disponibilizou vários autocarros para os manifestantes expressarem a sua "indignação" através de faixas e cartazes.

“A saúde não é um negócio” ou “A saúde é um direito, sem ela nada feito” foram algumas das palavras de ordem que os habitantes de Avis entoaram durante o protesto.

Em declarações aos jornalistas, o presidente do município local, Manuel Coelho (CDU), recordou que, desde 1996, se tem assistido naquele concelho a uma “sucessão de cortes” na área da saúde.

“Nós qualquer dia não temos nada aberto no distrito de Portalegre. Nós vimos em relação ao concelho de Avis, mas preocupa-nos a situação que o distrito atravessa, pois vimos escolas a encerrar, a ameaça que paira no encerramento de serviços de finanças, segurança social e qualquer dia não temos nada”, alertou.

Manuel Coelho, que durante o protesto entregou à administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) 2681 postais assinados por habitantes de Avis a contestar as medidas anunciadas, lembrou ainda que aquele concelho é um dos mais isolados da região.

“Avis está numa ponta do distrito de Portalegre e, aliás, é curioso que a própria Entidade Reguladora da Saúde aponta Avis como um dos 25 concelhos a nível nacional que está a uma hora ou mais do hospital mais próximo e obviamente isto é inimigo de qualquer estratégia de desenvolvimento, de fixação de população”, declarou.

“Sem uma rede de transportes” e com uma população maioritariamente idosa e com reformas baixas, o autarca questionou ainda como é que os habitantes de Avis vão proceder a partir de terça-feira.

Treze extensões de saúde em cinco concelhos do distrito de Portalegre vão encerrar e os horários dos centros de saúde vão ser reduzidos a partir de terça-feira.

De acordo com uma circular emitida pela ULSNA, o concelho de Nisa é o mais afectado ao ver fechar portas as extensões de saúde de Arez, Monte Claro, Salavessa, Pé da Serra e Velada.

No concelho de Marvão serão encerradas as extensões de saúde de Escusa, Galegos e Alvarrões e no concelho do Crato a extensão de Pisão, ao passo que Campo Maior ficará sem a extensão de Ouguela e o concelho de Avis sem as extensões de Maranhão, Valongo e Alcórrego.

De acordo com a ULSNA, a medida é baseada no Despacho n.º 7/2011 do ministro da Saúde, que determina que sejam "elencadas medidas no sentido da racionalização das estruturas e controlo da despesa, garantindo o direito à protecção da saúde”.

Numa outra circular emitida pela ULSNA, foi anunciado que dez centros de saúde do distrito de Portalegre vão ter redução de horários de funcionamento também a partir de terça-feira, tendo por base o facto de estarem inseridos em zonas com menos de sete mil utentes.

A medida abrange os centros de saúde de Castelo de Vide, Marvão, Alter do Chão, Crato, Gavião, Avis, Fronteira, Sousel, Arronches e Monforte.

Os dez centros de saúde abrangidos pela medida vão passar a funcionar entre as 08:00 e as 18:00 ou das 09:00 às 19:00, nos dias úteis, e das 09:00 às 13:00 aos sábados, domingos e feriados.

A administração da ULSNA remeteu declarações para mais tarde.

http://www.imprensaregional.com.pt/linhasdeelvas/index.php?info=YTo0OntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMiI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo1OiIxMDU5NSI7czo5OiJpZF9lZGljYW8iO3M6MToiNCI7fQ==

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 18:57
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido