Quinta-feira, 27 de Outubro de 2011

souselalentejo ( Linhas de Elvas fala sobre Sousel)

COLA-SE...IN LINHAS DE ELVAS
Saúde: Habitantes de Avis protestam em Portalegre contra fecho de extensões e redução de horários dos centros
27/10/2011, 13:56
Saúde: Habitantes de Avis protestam em Portalegre contra fecho de extensões e redução de horários dos centros
Várias dezenas de habitantes do concelho alentejano de Avis protestaram hoje, junto ao Hospital de Portalegre, contra o fecho de extensões de saúde e a redução dos horários dos centros de saúde, a partir de terça-feira.

A acção de protesto foi convocada pelo município local, que disponibilizou vários autocarros para os manifestantes expressarem a sua "indignação" através de faixas e cartazes.

“A saúde não é um negócio” ou “A saúde é um direito, sem ela nada feito” foram algumas das palavras de ordem que os habitantes de Avis entoaram durante o protesto.

Em declarações aos jornalistas, o presidente do município local, Manuel Coelho (CDU), recordou que, desde 1996, se tem assistido naquele concelho a uma “sucessão de cortes” na área da saúde.

“Nós qualquer dia não temos nada aberto no distrito de Portalegre. Nós vimos em relação ao concelho de Avis, mas preocupa-nos a situação que o distrito atravessa, pois vimos escolas a encerrar, a ameaça que paira no encerramento de serviços de finanças, segurança social e qualquer dia não temos nada”, alertou.

Manuel Coelho, que durante o protesto entregou à administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) 2681 postais assinados por habitantes de Avis a contestar as medidas anunciadas, lembrou ainda que aquele concelho é um dos mais isolados da região.

“Avis está numa ponta do distrito de Portalegre e, aliás, é curioso que a própria Entidade Reguladora da Saúde aponta Avis como um dos 25 concelhos a nível nacional que está a uma hora ou mais do hospital mais próximo e obviamente isto é inimigo de qualquer estratégia de desenvolvimento, de fixação de população”, declarou.

“Sem uma rede de transportes” e com uma população maioritariamente idosa e com reformas baixas, o autarca questionou ainda como é que os habitantes de Avis vão proceder a partir de terça-feira.

Treze extensões de saúde em cinco concelhos do distrito de Portalegre vão encerrar e os horários dos centros de saúde vão ser reduzidos a partir de terça-feira.

De acordo com uma circular emitida pela ULSNA, o concelho de Nisa é o mais afectado ao ver fechar portas as extensões de saúde de Arez, Monte Claro, Salavessa, Pé da Serra e Velada.

No concelho de Marvão serão encerradas as extensões de saúde de Escusa, Galegos e Alvarrões e no concelho do Crato a extensão de Pisão, ao passo que Campo Maior ficará sem a extensão de Ouguela e o concelho de Avis sem as extensões de Maranhão, Valongo e Alcórrego.

De acordo com a ULSNA, a medida é baseada no Despacho n.º 7/2011 do ministro da Saúde, que determina que sejam "elencadas medidas no sentido da racionalização das estruturas e controlo da despesa, garantindo o direito à protecção da saúde”.

Numa outra circular emitida pela ULSNA, foi anunciado que dez centros de saúde do distrito de Portalegre vão ter redução de horários de funcionamento também a partir de terça-feira, tendo por base o facto de estarem inseridos em zonas com menos de sete mil utentes.

A medida abrange os centros de saúde de Castelo de Vide, Marvão, Alter do Chão, Crato, Gavião, Avis, Fronteira, Sousel, Arronches e Monforte.

Os dez centros de saúde abrangidos pela medida vão passar a funcionar entre as 08:00 e as 18:00 ou das 09:00 às 19:00, nos dias úteis, e das 09:00 às 13:00 aos sábados, domingos e feriados.

A administração da ULSNA remeteu declarações para mais tarde.

http://www.imprensaregional.com.pt/linhasdeelvas/index.php?info=YTo0OntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMiI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo1OiIxMDU5NSI7czo5OiJpZF9lZGljYW8iO3M6MToiNCI7fQ==

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 18:57
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido