Domingo, 2 de Outubro de 2011

souselalentejo ( A pedido de muitos Souselenses) Jardim/ parque Municipal

 

População de Sousel, descontente com obra do Jardim Municipal.

       Mais uma vez e a pedido de um grande número de habitantes Souselenses o souselalentejo dá a cara e algumas palavras vai proferir em torno do assunto em questão.

       Nem todos podemos ter os mesmos gostos. Mal de todos nós se assim fosse. O assunto que faz titulo ao post em questão alem de delicado é extremamente discutível. O que para mim é bonito, para o outro pode ser feio. O que para mim é feio para o outro pode ser bonito. Cada pessoa é uma só, com os seus gostos, os seus anseios, as suas virtudes, os seus defeitos. O certo é que muitas são as opiniões formuladas em torno do Jardim Municipal, que uns chamam de parque, e outros de Jardim. Há quem diga que bastaria retirar as árvores que estariam a estragar o chão do Jardim,
substitui-las por outras e colocar um chão novo, e bastaria. Há quem diga que as suas memórias de infância, de juventude e até de adultos,  foram destruídas com esta nova obra. Quase toda a população de  Sousel, relembra tempos passados em que naquele espaço, ali começaram a namorar, ali se trocaram olhares, conversas, discussões e afins.  Há quem daquele espaço tenha fotografias de casamentos, de baptizados e aniversários. No fundo são memórias, que ficarão agora e para todo o sempre recordadas apenas em fotografias, e nas mentes  pois do espaço antigo nada resta. Há quem recorde com paixão e desalento também, daquele espaço, que serviu de abrigo ao inicio de  tantos segredos guardados em cada um de nós, segredos esses ainda
guardados em cada um , e por revelar. Há quem diga com desagrado que este Jardim ou que este Parque em nada se identifica com a maior parte dos
Souselenses.

       O souselalentejo não tem como finalidade com este post fazer qualquer reparo, qualquer critica destrutiva em relação ao mesmo. Tem sim a finalidade de  e a pedido de muitos e muitos souselenses transmitir o que na alma vai dos mesmos.

Eu Carlos Gil, assumo por inteiro a minha opinião. E a minha opinião é que não gosto desta obra. Não gosto da grade que envolve toda esta obra e não gosto particularmente do espaço demasiado aberto , sem arvoredos e sem flores ou sem plantas. Mas cá está, é a minha opinião. O que para mim  é feio para outro pode ser bonito.

Como sempre quando opino, ou quando opinamos ( souselalentejo)  mostramos alternativas. Essas mesmas penso serem  assim.

       1- A gradaria que envolve o jardim/ ou parque, como queiram, seria substituída por um muro a imitar uma frontaria de um castelo. Ou seja, imaginem um castelo, esse muro faria um estilo arquitectónico que em parte juntaria duas vertentes. Mostraria que no passado, houve ali um castelo, e faria muitos souselenses familiarizados com o que no passado existia. Esse mesmo muro daria para aproveitamento de bancos de pedra tal como estava no passado, e que julgamos fazerem os souselenses familiarizarem-se mais com o dito.

       2- Acho que a calçada está demasiado exagerada, ou seja, há calçada a mais para espaços
verdes a menos. O espaço que faz frente ao Posto da GNR, e Junta de Freguesia, deveria ter menos calçada e mais relva , plantas, flores e arvoredo.

       3- Os candeeiros que para um estilo moderno estão bem, deveriam ser substituídos por outros que em parte fariam um estilo entre o moderno e o antigo de forma a que , perante os pontos acima mencionados, condissessem com o apresentado.

       4- O espaço que envolve o bar do Jardim / ou parque , deveria ter mais calçada de forma a que nesse mesmo bar houvesse um aproveitamento para uma esplanada que num passado bem distante e presente , habituou os seus frequentadores a estarem comodamente sentados enquanto os seus filhos, brincassem no espaço a que nos referimos.

       Estas são as ideias e linhas gerais do que o souselalentejo, e em meu nome pessoal pensamos e penso. Acho não dever ser esta opinião uma ofensa para ninguém, mas sim e em democracia, devermos todos ter a mentalidade aberta a opiniões, sejam elas contra ou a favor do que seja, ou quem quer que seja. E há que respeitar essas mesmas.

       Há quem peça para transmitir que com esta nova obra, por muito boa que tenha sido a intenção, a mesma afastou as pessoas do Jardim. Espaço que dantes era frequentado por muitos e muitos Souselenses principalmente nas noites de verão.     Também há quem peça a transmissão da ideia de que naquele espaço a obra em si é demasiado arrojada ,  futurista e  vanguardista , 
pondo em causa inclusive um espaço que todos julgam estar em zona histórica e que dessa mesma, com esta obra,  em nada identifica Sousel, com o seu passado , com a sua história , e com as suas gentes.

       Mais uma vez repito que o souselalentejo tem por obrigação de fazer chegar a todos as vozes desses todos , pedindo agora mais do que nunca também a colaboração desses mesmos aquando de comentários que daqui advenham, sem que pseudónimos venham a prevalecer , em detrimento dos
vossos próprios nomes que os identifica.

FICAM AS IMAGENS PARA AQUELES MUITOS SOUSELENSES QUE EM SOUSEL NÃO ESTÃO POR FORÇA DAS CIRCUNSTANCIAS DA VIDA MAS QUE POR ATRAVÉZ DO SOUSELALENTEJO SE APERCEBEM DOS PROBLEMAS PRESENTES DA NOSSA VILA.

 

Sem mais

souselalentejo

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 14:38
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
8 comentários:
De Anónimo a 16 de Outubro de 2011 às 19:05
Tenham calma, o jardim ainda não está pronto, as árvores ão-de crescer e dar outra graça ao espaço. Ao que sei a obra foi realizada através de fundos comunitários, que foram aproveitados onde tinham de ser.
A obra na Praça de Santo Amaro já foi candidatada e a sua realização está para breve.


De carlosgil a 16 de Outubro de 2011 às 19:10
ok amigo.nada digo em contrário mas.... este jardim/ e ou Parque em nada identifica os Souselenses certo? retirem aquela grade dali, façam um muro a imitar um castelo e nos seus intervalos coloquem uma barra de protecção e bancos, tal com estava antes e, já alguma coisa se parecerá com aquilo em que os souselenses se identificam ok?
abraço


De Patricia Carujo a 10 de Outubro de 2011 às 15:21
Destruir uma coisa que não estava assim tão má...
Fazer uma coisa que não está assim tão boa...

Penso que existem outros espaços que podiam ser alterados.
Nomeadamente a praça de Santo Amaro.
É uma pena nunca lá ter caido ninguém quando vão lá às festas.. Para verem como o piso está péssimo.

(não estou a rugar pragas a ninguém, eu própria já fui ao "tapete", mas precisamos cair nos erros, para aprender com eles.)

Com os melhores cumprimentos, Patrícia.


De Patricia Carujo a 10 de Outubro de 2011 às 15:20
Destruir uma coisa que não estava assim tão má...
Fazer uma coisa que não está assim tão boa...

Penso que existem outros espaços que podiam ser alterados.
Nomeadamente a praça de Santo Amaro.
É uma pena nunca lá ter caido ninguém quando vão lá às festas.. Para verem como o piso está péssimo.

(não estou a rugar pragas a ninguém, eu própria já fui ao "tapete", mas precisamos cair nos erros, para aprender com eles.)

Com os melhores cumprimentos, Patrícia.


De francisco neto a 4 de Outubro de 2011 às 21:08
eu pessoalmente nao gosto do que fizeram ao nosso jardim acho que foi muito mau.ja agora uma pergunta porque nao se pode mexer nas pedras do jardim ou seja arranjar a parede en frenta as bombas da gasolina? e como e' que se pode partir a parede toda em volta do jardim sera' que esta nao tinha pedras do castelo?das pessoas com quem falo ninguem gosta deste jardim, como foi possivel destruirem o nosso jardim.


De Maria Inês a 4 de Outubro de 2011 às 13:23
Não consigo sequer ver isto como um jardim. Os meus olhos veem um campo com calçada com alguns bocadinhos de relva.


De ines m. a 4 de Outubro de 2011 às 10:30
o jardim morreu..


De luis viera a 4 de Outubro de 2011 às 10:24
pra começar axo isto uma vergonha destruiram o nosso jardim em beneficio do que?depois axo que os culpados deviam pagar por tudo isto, porque eles nao sabem o valor que o jardim tinha pra os souselenses e vamos começar por aqui,o presidente da camara nao sabe o valor que o jardim tinha pra no's o veriador sabido e do cano esta se nas tintas pra o jardim o unico que podia dizer alguma coisa e o veriador antonio sousa pois esse entra calado e sai mudo d a camara.


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido