Segunda-feira, 25 de Abril de 2011

souselalentejo ( 25 de Abril )

 

Se...

 

E se o 25 de Abril não tivesse acontecido e ainda tivéssemos um partido único, a União Nacional, dirigido autoritariamente por uma quarta geração de ultra-conservadores?

 

E se as colónias não tivessem sido abandonadas e todos os homens válidos (e alguns ligeiramente inválidos) fizessem mais de três anos de serviço militar obrigatório, dois deles no meio do mato de uma Província Ultramarina?

 

E se a Igreja continuasse a ser a religião oficial e não existisse o divórcio e os casais não casados não tivessem quaisquer direitos?

 

E se existisse a censura e não se pudessem ver certos filmes, ler determinados livros e aceder livremente à Internet?

 

E se estivesse em vigor o Condicionamento Industrial e ninguém pudesse fabricar nada sem autorização superior, para evitar concorrência excessiva?

 

E se as leis do trabalho fixassem o valor dos salários, impedissem a greve e considerassem como políticos quaisquer protestos trabalhistas?

 

E se a PIDE/DGS prendesse arbitrariamente quem lhe apetecesse, invadisse a casa das pessoas de madrugada e torturasse os presos políticos, chegando mesmo a bater-lhes no tribunal à frente dos juízes?

 

E se os opositores políticos pudessem ser condenados a longas penas de prisão em condições abjectas, confinados a residência fixa ou deportados para as colónias, expulsos para o estrangeiro ou privados da nacionalidade?

 

E se os funcionários públicos tivessem de ser católicos praticantes e tivessem de assinar um juramento de que não pertenciam a partidos subversivos ou organizações secretas?

 

E se os passaportes fossem condicionados e só válidos para meia dúzia de países?

 

E se o analfabetismo fosse prevalecente e a assistência social tão deficiente que só os pobres a ela recorressem?

 

E se o acesso ao ensino superior fosse condicionado económica e politicamente?

 

E se as profissões tivessem condicionamentos especiais, como as enfermeiras, que não podiam ser casadas?

 

E se as mulheres precisassem de autorização do marido para se deslocar ao estrangeiro?

 

E se os filhos de uma mulher tivessem de ser obrigatoriamente registados como filhos do marido e se mantivesse a classificação de filho ilegítimo?

 

E se os trabalhadores tivessem de pertencer a sindicatos controlados pelo partido único?

 

E se as eleições fossem raras, a oposição limitada em todos os direitos, as listas manipuladas e os resultados aldrabados?

 

E se o Presidente da República fosse eleito por um colégio eleitoral constituído por elementos da confiança do Governo?

 

E se eu não pudesse escrever isto e você não pudesse ler?

 

Texo com autor identificado...

http://perplexo.blogs.sapo.pt/27192.html

 



 

Poucas serão as palavras que faremos em alusão á data que nunca deverá ser esquecida por nenhum Português, esteja ele onde estiver. O 25 de Abril.  Poucas serão as palavras, traduzindo apenas algo que na alma nos vai , sem que haja coragem para perguntar.

 Valeu a pena?

Queremos acreditar que sim. Queremos crer que sim e temos esperança de que o que queremos , e desejamos, seja a resposta sempre mas sempre positiva á pergunta feita…

Para boms entendedores meias palavras bastam.

 Saúde para todos e que em cada um de nós haja sempre um lugar para a Luta sã, justa e eterna, em torno da Liberdade. 

souselalentejo

 

 

Para aqueles que teem podor a zeca afonso...ficam as palavras de grandes individualidades

deste país...


PUBLICADO POR: carlosgil às 01:34
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
1 comentário:
De ana gil a 25 de Abril de 2011 às 18:24
Era uma vez...afinal é assim que todas as histórias começam, pois, então era uma vez num cantinho ocidental do velho continente europeu, à beira mar plantado, um País onde durante quase 50 anos as pessoas tinham medo de tudo, até da sua própria sombra, pois um Senhor muito velho teimou em castigar o seu Povo. Eles, o Povo, não se portavam mal, pelo contrário, passavam fome, muita fome, onde as crianças não tiveram direito a ser crianças. Um dia esse Senhor morreu, mas o medo continuou, um outro Senhor tomou o seu lugar. Mas um dia, mais precisamente em 25 de Abril de 1974, uns senhores resolveram que já era tempo de acabar com tanta tristeza, tanta fome, tanto sofrimento...então fizeram uma revolução e pediram a esse tal senhor que fosse embora, que os deixasse ser felizes e sem medo, e assim aconteceu, o bem venceu o mal...mas a história não acaba aqui, esta história não termina como todas as outras histórias - "e foram felizes para sempre" - não, porque também não tinha graça, não è?! passaram 37 anos, e depois de tantos altos e baixos, neste País com 1 ainda jovem democracia...eis que nos vemos em apuros, novamente cheios de medo, tristes e inseguros, sabem è que vieram uns senhores de outros Países, de uns Países também da velha Europa , mas onde faz muito frio, dizem que esses Países são muito ricos e que nos vem ajudar, porque uns outros senhores que governaram o nosso País durante esses 37 anos, conseguiram gastar todo o dinheiro de qualquer maneira, sem se importarem com o seu Povo, ao qual juraram servir com lealdade, e a história ainda não acaba aqui, não sabemos como vai terminar, mas estamos à espera que esses tais senhores que vieram lá do norte da velha Europa consigam fazer com que esta história tenha um final FELIZ!!!


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido