Segunda-feira, 25 de Abril de 2011

souselalentejo ( Texto de Joaquim Manuel Pereira )

 

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce ou, por vezes, basta o homem querer para que a obra nasça.

Ao longo de décadas o Lugar de Almadafe, salvo rara excepção, caiu no esquecimento de quem comandou os destinos do nosso concelho e da nossa freguesia.

No dia 2 de Abril de 2011 (começou ainda no dia 1), o Almadafe passou a constar no mapa de Portugal (eu ouvi esta notícia na rádio Portalegre e li no jornal SOL).

Estas pessoas por quem eu nutro um carinho muito especial, cujo abastecimento de água era feito através das mangueiras ligadas ao marco fontanário (por vezes no verão as ligações eram feitas às 3 e 4 horas da manhã), e cujas fossas eram limpas através do JOPER da Câmara, por vezes com vários dias de espera e sem saber o que fazer ao esgoto que lhes saía pelas sanitas e às mangueiras que entravam dentro das fossas e depois passavam por dentro das suas casas, completamente cheia da porcaria das fossas. Actualmente e com esta evolução, os habitantes passaram a ter uma vida idêntica à de qualquer ser humano que se preze de o ser. Foi este o objectivo pelo qual tanto lutei, tanto reclamei e tanto barafustei (admito que por vezes com algum excesso), várias vezes fui às suas casas (e ainda hoje vou, sinto-me bem junto deles), sabia e sentia os problemas que eles passavam com a carência de água canalizada e com a falta dos esgotos.

Embora sempre tenha tido esperança, houve momentos que quase deixei de acreditar, que quase desesperei por não ver o fim deste projecto.

Não foi fácil, mas foi possível. Sei que houve muitos entraves neste percurso, mas também sei que com um pouco mais de boa vontade tudo se poderia ter tornado realidade mais cedo. Contudo, mais vale tarde do que nunca.

Sr. Presidente, o senhor fez-me passar momentos muito difíceis, o senhor sentiu-o, mas também não posso deixar de dizer que foi a segunda pessoa que realmente se preocupou com o Almadafe. Por isso digo: tal como o nome do Dr. Artur, responsável pela ligação da rede eléctrica, também o seu ficará para sempre ligado a este Lugar (pessoalmente também não posso esquecer os nomes do António Pernão e do António de Sousa que muito fizeram para este projecto fosse possível).

Como todos sabem é um enorme prazer e um enorme orgulho que sinto por também ter feito parte deste projecto. Por isso do fundo do coração, e o senhor sabe que sim, lhe digo: em meu nome pessoal e em nome de todos os Almadafenses OBRIGADO SENHOR PRESIDENTE. Bem-haja!

Parabéns ao Almadafe, façam o favor de ser felizes!

 

Joaquim Manuel


PUBLICADO POR: carlosgil às 01:01
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
2 comentários:
De Joaquim Gil a 2 de Maio de 2011 às 10:13
Nas instituições, públicas ou privadas, nas quais incluo as autarquias, as pessoas são meros elementos de passagem, cujo objectivo principal deve ser, promover o bem estar da sociedade, pela qual se responsabilizaram, é justo que sejam lembrados, sem exagerados adjectivos, aqueles que o fazem da melhor maneira, mas, e reportando-me propriamente ao caso de Almadafe, devia a instituição CM, também pedir desculpa(como agora se usa) àquelas pessoas que desde o primeiro dia pagaram as suas contribuições e impostos, tal como os outros e só quarenta anos depois viram os seus direitos adquiridos!!


De Anónimo a 17 de Maio de 2011 às 12:29
Pois... Concordo plenamente!!! Vêem agora dar os parabéns, agradecer, .... bla bla bla, mas há algo mais importante!!! Não havia necessidade de tantos anos de espera por isto.... Que é uma dever das entidades competentes e um direito da população


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido