Quarta-feira, 2 de Fevereiro de 2011

souselalentejo ( Alerta contra a pobreza) (e contra a fome no Concelho de Sousel)

 

Dissemos e vamos cumprir.

Prometemos e cumpriremos.

Jamais o silencio fará deste um espaço ( ao parecer bem, ou mal) . Jamais o silencio será a arma por nós utilizada e jamais o silencio fará parte deste blog seja porque razão for, seja por que motivo for.

Alertamos ás consciências e ás  autoridades. A todos os Munícipes , a todos os Cidadãos  e a todos os Portugueses, pela desenfreada “onda” de extrema pobreza em que presentemente se encontra a nossa população do concelho de Sousel. Sabemos existir varias entidades que poderão salvaguardar ate determinado ponto esta situação só não sabemos ate quando as mesmas podem, devem e aguentarão intervir.

Alertamos para a fome que presentemente no nosso conselho se faz sentir tendo em atenção as mais variadas famílias que recorrem á ajuda alimentar nomeadamente ás Caritas, Conferência de São Vicente de Paulo de Cano, Misericordias, etc...

 Sabemos porque alguém dessas mesmas Instituições  tiveram  a preocupação de endereçar para o souselalentejo o aviso do caos em que estão a viver parte destas pessoas, parte destes contribuintes, partes destas famílias e parte destes Munícipes.          

Há que agir. Há que intervir , há que denunciar. Temos um ou dois nem sabemos bem,  Deputado ou Deputados  na Assembleia da Republica eleito ou eleitos  pelo Distrito de Portalegre ao qual todos nós independentemente de quem ou não votou, o fez estar como nosso representante. Temos um Governador Civil. Há que informar esse senhor ou senhores do que se esta a passar. Da pobreza extrema em que se nos estamos a deparar. Das dificuldades extremas em que nós estamos a aperceber estarem todos aqueles que nesse senhor ou senhores votaram. Haja alguma entidade publica que faça chegar a esse(s) senhor(es) deputado(s) eleito(s) pelo Distrito de Portalegre e  Governador Civil das dificuldades que presentemente se deparam alguns, muitos Souselenses, para que esse mesmo membro eleito Deputado , faça por nós o que nós fizemos por ele. A eleição. Que ele faça  ouvir a nossa voz no parlamento.  Que fale, que denuncie, que diga que critique e que actue em prol de todos nós.

Presentemente, meus amigos e leitores, há fome em Sousel . Nada que nos surpreenda perante os mais variados posts sobre esta mesma temática e que muitos resolveram ignorar pensando que estaríamos a exagerar. Presentemente há uma onda de descontentamento que poderá levar a uma crise social, mais grave que muitos poderão pensar. E  acreditem que por mais que as entidades actuem, essas mesmas jamais poderão fazer face a tamanha imensidão da problemática e resolução da mesma, tendo em atenção as inúmeras pessoas que recorrem ás ajudas de todas essas instituições.  

            Perante tudo isto sente e acha  o souselalentejo que deveria deve e devera   ter para com esta problemática toda a atenção possível e alertar a todas as entidades quer sejam elas publicas quer sejam elas privadas, sugerir que entre eles, alguém exija dos nossos representantes políticos , quer na Assembleia da Republica quer do próprio Governo, a EXIGENCIA DE actuação  , tendo em vista minorizar toda esta pobreza envergonhada e escondida que muitos e muitos desconhecem mas que obrigatoriamente terão mais cedo ou mais tarde de fazer aparecer para que essa mesma pobreza seja realmente não camuflada mas sim…mostrada para que todos saibam a verdadeira dimensão do numero de crianças, homens e mulheres , famílias que estão a passar por dificuldades ás quais jamais pensariam passar há dois ou três anos atrás.

Sem mais

souselalentejo


PUBLICADO POR: carlosgil às 18:39
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
15 comentários:
De Filho de Sousel a 8 de Março de 2011 às 16:40
Boa tarde,
Venho por este meio deixar um pequeno texto de PAZ, UNIÃO, AMIZADE… Nesta Vila de Sousel, Sede de Concelho, sempre houve bastantes críticas, invejas, falta de união, falta de ideias construtivas. Sempre a criticarem. Já não basta não ter a iniciativa, quanto mais tirarem a vontade de quem quer fazer algo por esta Vila, por este Concelho. Agora esta na moda, como se costuma dizer por ai. Associações em guerra umas com as outras (as pessoas). Com tanta Associação que a Vila de Sousel tem, que são bastantes para a dimensão da Vila. Porque não construir uma só Associação que seja unida. Já que cada uma tem como objectivo modalidades diferentes, porque não criar numa só esses departamentos. Cada um faz o seu trabalho, que no fundo esse trabalho será de todos. Nasci nessa Vila que gosto muito, faz-me pena. Como é possível em pleno XXI as pessoas serem tão individualistas. Não há harmonia, amizade, compreenção. É triste! Já é altura de haver mais união. Pensem nisso.

Obrigado


De Viver Alentejo a 4 de Fevereiro de 2011 às 12:08
Se me é permitido entrar na conversa, gostaria de dizer, sempre um pouco à parte porque não conheço a maioria das pessoas ou famílias do Concelho, que fome há e há muito tempo... esta situação económica só está a agravar as coisas como se sabe.
Não me parece valer a pena atribuir culpas e nada fazer...afinal somos tomos responsáveis pela comunidade em que vivemos, uns mais directamente do que outros...
Mas podemos sempre ajudar o próximo, eu não dou dinheiro a quem me pede, não participo em peditórios sejam eles quais forem, mas dou de comer a quem eu sei que tem fome...
Se tenho obrigação? Não! Se há entidades que deveriam ser responsáveis por isso? Sim! Se, se, se...se vou estar à espera de se resolverem os ses e que quem direito faça o que deve...nunca mais nos vamos endireitar...
Pode ser pouco, mas ajuda quem precisa e é quando as pessoas precisam que devem ser ajudadas. Hoje elas, amanhã nós...


De Anónimo a 3 de Fevereiro de 2011 às 15:32
Eu também não votei!!! É claro que já há fome, e na minha opinião ainda é só o inicio... ainda vamos ver muita miséria :(.


De José Pascoal a 3 de Fevereiro de 2011 às 08:16
Ó Gil, desculpa lá a pergunta, mas de que fome estás a falar?
É que para afirmar o que afirmas, tens que nos esclarecer acerca da tua noção sobre o assunto, bem como quais os propósitos de tal afirmação.
Há alguém que nos últimos tempos deixou de poder comprar alimentos, que comprava antes?
Que tipo de alimentos?
Essas pessoas queixaram-se? … a ti?
Será que não te estás a deixar levar pelo teu pré-conceito (não preconceito)?
Será que, de certeza, não se tratam apenas de estilos de vida?
Será que esse alguém é da classe média, ou serão os desempregados, ou mesmo os que recebem rendimento mínimo? … ou serão todos?
Só depois de me explicares acerca do que comentas, poderei entrar na discussão. Digo-te desde já que é um tema que me apaixona e parabéns por tê-lo trazido à tona, no entanto, creio que te deves circunscrever o tema, pois fome… há muita fome…


De carlosgil a 3 de Fevereiro de 2011 às 17:34
Olá amigo Pascoal
1-Singo-me ao que vejo pessoalmente, nomeadamente a quem me bate á porta a pedir comida…Um vizinho. Ja aqui relatado neste blog varias veses. Talvez seria boa ideia pedir-lhe eu a ele que comece a bater á porta de quem duvide destas palavras postadas em texto.
2- Caritas. é uma instituição da Igreja ao qual, auxilia muitos Souselenses ,a esse nivel, o da alimentacao.O que alguns dizem nao existir. Mas o certo é que batem todos os dias á porta dessa instituição e de outras pelo concelho fora.
Falo com conhecimento de causa mas, para que fiques melhor elucidado fala com todos os os responsaveis de todas as associacoes, e mesiricordias, que te poderao fazer um relato fiel do presente.
Tendo o meu amigo Jose Pascoal sido eleito e legitimo representante da Junta de Freguesia de Sousel, ate era um trabalho ao qual , alem de util, seria benefico em termos de passar a mensagem numa futura reuniao da Junta pelo qual foste eleito, para ver se algo de possivel podera ou nao ser feito para minorizar as dificuldades dos municipes.
Abraço







De carlosgil a 3 de Fevereiro de 2011 às 17:39
Esqueci-me de dizer algo importante:
Instituições há muitas mas…
Aquelas ao qual temos conhecimento de pedidos diários de ajuda alimentar, são:
Conferência de São Vicente de Paulo de Cano
Misericórdias
Caritas
Entre outras…ok?
abraço


De identificada a 3 de Fevereiro de 2011 às 17:57
Identificada por e-mail, telefone e morada.
Contudo não posso falar porque trabalho no local que vou falar.
há fome sim. há fome . Acordem. Há quem vá buscar comida e roupas há noite com vergonha de irem buscar de dia.
A Santa Casa testemunha isso.


De Marta a 3 de Fevereiro de 2011 às 00:16
Isto é muito mais forte do que parece. Senão vejamos: Será que efetivamente estamos perante um problema de pobreza, ou de liberdade de expressão ? É que a Lingua PORTUGUESA é muito traiçoeira. da PIDE não me lembro, lembro-me de outras coisas piores que essa, porque essa efetivamente sabia-se qual o destino das suas desições. Porque a PIDE de hoje tem varias caras, hoje é o PS, amanhã podera ser o PSD?Houvesse falar em Salazar, se calhar nem 50 em cada esquina hoje resolveria o problema. O problema ja ta criado ha muito tempo, nos todos e enclusive eu , proventura so o agravamos quando vamos eleger as pessoas para determinados cargos. Será? alguem que esta sempre aqui e no outro blog que responda se quiser, porque a isso ninguem obriga mas ficava bem nem que a resposta seja em nome de um anonimo.


De Marta a 2 de Fevereiro de 2011 às 23:48
É triste e indecente e ao mesmo tempo da dó. Ja sabemos que a fome existe, dado adquirido, tambem já ficamos ilucidados relativamente aos ordenados usufruidos por alguns trabalhadores do municipío. 1º ponto. A resolução deste problema esta a vista de toda a gente = CMS. = resolução do problema. : Pergunta : Mas porque é que sera que toda a gente ve os problemas e não existe ninguem com a capacidade de os imputar a quem de direito? e depois blablablablabla. toda a gente votou? eu não votei. com certeza que nao foram os americanos que os elegeram, os do concelho não sao os do governo porque esses ninguem votou neles.


De carlosgil a 3 de Fevereiro de 2011 às 00:03
CARA AMIGA:
FELIZES DAQUELES CUJOS VENCIMENTOS SAIEM DO MUNICIPIO. SINAL DE QUE COM ALGO PODEM CONTAR.
ABRAÇO


De @Mota@ a 2 de Fevereiro de 2011 às 21:17
amigo Gil faço das tuas as minhas palavras, pois tenho andado a ponderar, escrever um post sobre o mesmo assunto ou não, pois aqui na minha linda terra a pobreza envergonhada, começa a surgir cada vez mais, posso dizer-te que ainda não ha muito tempo vi ............ a dar volta no contentor do lixo perto de um restaurante, e fico-me por aqui, parabens e um abraço.

mot@


De f a 2 de Fevereiro de 2011 às 19:11
ola amigo gil gostava de saber se realmente e verdade.porque se e verdade entao temos que começar pelos politicos do nosso conçelho e nao pela AR.gostava de saber o que fazem os nosos vereadores que ganham 2,500euros tambem gostava de saber o que fazem os assesores que ganham 2000euros.pois temos que começar por esses.possivelmente nao ha dinheiro pra comprar uma sandes pra quem pasa fome mas ha dinheiro pra gastar mal gasto.


De carlosgil a 2 de Fevereiro de 2011 às 19:31
Informo a todos que este comentário foi aceite porque reuniu todas as condições que exigimos neste mesmo.
Sabemos o seu autor e se algo houver a responsabilidade e do mesmo.
Não sei quanto ganha um vereador e sinceramente nem sei quanto ganha o Presidente da Republica pois ainda nem me dei ao trabalho de fazer uma devida pesquisa.
Contudo acho e sei que devem ser as autoridades locais a focalizar este problema , devem ser os mesmos a procurar uma resolução, seja através seja por quem for. Sabemos de que Partido Politico pertencem os nossos Autarcas,...então que seja através desse ( Partido politico ) que se faça alguma coisa. O certo é que a situação insustentável…
Alguém que se mecha e que ponha este pais a trabalhar em prol dos que necessitam…
Nada mais a dizer.
Obrigado pela sua devida identificação a este blog, muito embora não queira aparecer, por sua vontade
souselalentejo


De Maria de Jesus Domingues a 2 de Fevereiro de 2011 às 22:40
Olá Gil, realmente esta noticia não me espanta, é claro que começam a aparecer sérias dificuldades, mas também penso que se calhar chegou a altura de vivermos no pais real, não é Gil? Quase todos vivemos acima das nossas posses, até na alimentação, não se poupa , usa-se e abusa-se do desperdício , vamos ter que voltar á nossa comidinha típica bem mais saudável e económica e se calhar não havia tanta gente com fome, aconselhava a que investigassem aquelas pessoas a quem são dados os alimentos básicos o que fazem com eles? as familias sabem todas gerir o seu orçamento, pondo em primeiro lugar a alimentação? e a saúde?


De carlosgil a 3 de Fevereiro de 2011 às 00:01
E aqueles que não teem trabalho e que já esgotaram o desemprego? tipicamente alimentar-se-ao de que?
Já pensou nisso?
Orçamento familiar? correcto? sabe-lo gerir, mas para quem tem um vencimento. E quem não o tem?
Já pensou nisso?
Certo que muitos de nos vivemos acima das nossas dificuldades...mas para que nao tem vencimentos sequer? nem essa hipótese terá...
Já pensou nisso?
Colocam as pessoas a trabalhar para esgotar o desemprego......depois do tempo esgotado, e sem rendimentos, viverão do quê?
já pensou nisso?
Obrigado pelo comentário cara amiga e volte sempre
Gil


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido