Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2011

souselalentejo ( subsidios do passado, sem verificação do presente )

Há coisas que não se entende.

            Não sabemos se por força ou não de legislação, ou por outro qualquer motivo, não entendemos como pode ser possível um agregado familiar constituído por 2 adultos e 2 crianças, ou seja, quatro pessoas, cujo rendimentos dos mesmos é única e simplesmente de um só, e inferior ao salário Mínimo Nacional, ou seja precisamente de 419,00 Euros, ser possível essas duas crianças na Escola terem passado para o escalão B, do subsidio escolar. Lembramos que o subsídio escolar, engloba entre várias benéfices, a ALIMENTAÇÃO.

            Não vamos enunciar nomes, muito menos o nome da família em questão, mas sabemos que a mesma está a passar por varias dificuldades económicas. Esta Família recebeu uma carta da Câmara Municipal de Sousel, para o pagamento de 58,00 Euros  da alimentação das crianças na Escola. Caso não paguem, terão um acréscimo de numerário a pagar, por multa. Lembramos que esta família está em dificuldades e que não têm essa quantia disponível para pagarem e muito menos o acréscimo por multas.

            Sabemos que a Câmara Municipal de Sousel, não é nem deve ser uma instituição de Caridade, mas sabemos que as autarquias podem, devem e terão que proceder também em prol das suas populações e ser sensível a determinados problemas sociais, que a mesma pode e deve resolver tendo em atenção quer a rede Escolar, quer a Rede Social, Acção Social, quer os serviços sociais que devem não só funcionar em prol desta mesma população, quer ao nível da sensibilidade de quem comanda os destinos dessas todas instituições.

            Fazemos lembrar a todas as instituições sobre tudo o que temos escrito neste Blog, sobre a crise social. Ei-la no seu esplendor. Pensamos… e simplesmente pensamos que, a sensibilidade juntamente á devida comprovação das condições económicas de cada um/ e ou família, deve ser um factor a ter em conta no presente, e não,  nunca pela documentação apresentada anteriormente. É certo ter havido um estudo das condições económicas há uns meses atrás consoante a altura da apresentação da mesma, mas também certo é que a realidade actual não é a mesma, devendo urgentemente todos os serviços Sociais, recorrerem á verificação e actualização das condições económicas de cada família, para assim justamente poderem decidir sobre o que essa mesma família tem ou não direito, tendo em atenção a sua condição presente.

            Apelamos a todos os responsáveis da rede social, dos  serviços das rede escolar, e das mais variadas instituições quer ao nível Autárquico , quer ao nível do Ministério da Educação uma urgente reavaliação das condições económicas e sociais das mais variadas famílias que tinham ou têm subsídios escolares, pretendendo este pedido ser, uma mais valia quer para a Nossa Autarquia quer para as mais variadas instituições, que desconhecem a problemática agora mais do que nunca acentuada, pelas dificuldades económicas das famílias , no presente,  que anteriormente beneficiavam de subsídios escolares e que agora deixaram de serem beneficiários. Éssas familias  que antes trabalhavam,  agora não trabalham.

            Relembramos que deve a nossa Autarquia ser , não uma instituição de Solidariedade Social, mas sim uma fonte onde deve pode e tem que actuar em prol do bem estar de todos os seus munícipes, por mais dificuldades que hajam.

 

            Souselalentejo

Carlos Gil


PUBLICADO POR: carlosgil às 21:30
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
3 comentários:
De maria jose albano a 24 de Janeiro de 2011 às 22:43
eu só gostava de saber porque é que pessoas com grandes vidas, grandes carros, e outras até têm mais de um emprego, outras trabalham por conta própria com grandes negócios, têm escalao A, e kem trabalha e ganha pouco tem escalao C e outros ja nao têm escalao nenhum. ainda por cima existem familias com escalao A nem fazem caso de utilizar esse escalão. já outros mais necessitados precisam e não têm nada!! É o nosso portugal!!!!


De Joaquim Gil a 13 de Janeiro de 2011 às 22:26
Como ainda consigo acreditar no lado humano das pessoas, não quero pensar em premeditação maldosa no nosso SNS, mas os factos ocorridos, levam-me a pensar nesse sentido, se recuarmos três anos, pouco mais ou menos, e nos centrarmos no tempo dos fechos das urgências e maternidades, estes mesmos governantes, justificavam a medida, com um melhor atendimento, centrado com melhores meios, para o que, contava com uma boa rede de transportes (ambulâncias ) para deslocar os doentes, não posso acreditar que já nessa altura pensassem que no futuro iriam dificultar esses mesmos transportes, é maldoso demais


De jose ferreira a 13 de Janeiro de 2011 às 13:43
cada vez mais temos que trabalhar em conjunto para que estas situações sejam resolvidas,as camaras municipais e juntas de freguesia cada vez mais vão ter que trabalhar em conjunto com as instituiçoes particulares de solidariedade social,porque são estes que conhençem os verdadeiros poblemas socias (pobreza envergonhada).Ainda se está para saber o criterio dos cabazes de natal,pois pelo que sei alguns que precisavam não receberam...
Agora então com o problema dos doentes não terem direito a transportes vão mesmo ter que arranjar uma solução em conjunto.


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido