Segunda-feira, 10 de Janeiro de 2011

souselalentejo ( Crise de indentidade?)

 

            Portugal no seu melhor, ou …no seu pior. As duas faces das moedas, quais delas irá prevalecer?

            Já nada nos surpreende. Já nada nos poderá surpreender perante ao que nos media vem a lume sobre o nosso País. Por um lado o orgulho estampado nos nossos rostos pelo prémio do melhor treinador do Mundo, Mourinho. Pelo sucesso indiscutível de Cristiano Ronaldo no Real de Madrid. Por outro o Assassinato de um Português ( Carlos Castro) morto por um outro Português,  em terras  do imperialismo, em terras das oportunidades em terras do exemplo imposto pelos mesmos da verdadeira( hipócrita) Democracia. Por um lado, temos o orgulho em vermos a nossa bandeira hasteada pelo sucesso de Portugueses em provas de Atletismo internacional, quer a nível Feminino quer a nível masculino e por outro as paginas jornalísticas invertem a situação pelo pior , ao nível politico e económico.

            Se por um lado estamos bem, por outro lado estamos bastante mal. Diz-se que o Bem prevalece sobre o mal, mas, o que temos assistido diariamente quer nos órgãos de comunicação social Nacional, quer pela imprensa Internacional, é que o mal dos Portugueses prevalece sobre todo o bem, ou tudo o que de bom nos faz orgulhar de sermos Portugueses, minimiza-se sobre todo o mal, o mesmo, fortalecido por alguns actos de nós mesmos. É pena que assim seja. Mas Estamos cá para lutar, estamos cá para enfrentarmos a luta endurecida pelo mal, em prol  do bem, em prol da determinação, da coragem e da honra. Ainda há Portugueses com HONRA. Faça-se prevalecer esta ordem. Honra. Que muitos querem, querer atingir, mas que muitos poucos sabem o seu real e verdadeiro valor e significado. Porque lhes falta o Berço ao qual a mesma determina determinados comportamentos, que faz com que muitos julguem e definem a mesma. É confuso este texto não é? Pois é, tal como o seu autor confuso está com a mistura de sentimentos maus ou bons de um país, que por uns poucos nos faz orgulhar, mas que por muitos outros nos faz envergonhar de o sermos. Interpretem como quiserem este texto mas, sejamos frontais e directos. Basta estarmos, sabermos que um simples prémio de melhor treinador do mundo (Português) para nos orgulharmos fortemente de sermos Portugueses e vermos a recente campanha eleitoral para a Presidência da Republica, para nos envergonharmos de sermos os mesmos Portugueses. Basta vermos as conquistas de uns poucos lusos por terras distantes para nos encher de Orgulho, e vermos países como a Alemanha e França a quererem a rápida intervenção do F.M.I, em Portugal, para que nos esqueçamos rapidamente das proezas, e passarmos só a falar das …mediocridades…Bem assentes e afincadas pelas acções de quem nos representa e de quem nos conduz. Os mesmos que há décadas, sucessivamente trabalham em prol, não dos Portugueses, mas sim….de eles próprios.

            Denigram o autor deste texto, rebaixem o mesmo, critiquem mas, acredito piamente que este é indubitavelmente um sentimento generalizado.

            Para terminar, parabéns a um Português, Mourinho pelo prémio de melhor treinador do mundo, tapado pelas reles e medíocres acções de muitos outros Portugueses, que se os numerássemos aqui, não havia espaço, para tantos nomes…!!!

Penso que este texto nos fará reflectir um pouco sobre tudo o que nos rodeia…Por meias palavras, queremos fazer-vos reflectir sobre o nosso comportamento, sobre as nossas acções sobre as nossas , alegrias, tristezas, sobre as nossas preocupações, e sobretudo sobre a nossa verdadeira, entidade, postura e personalidade.

Souselalentejo

Carlos Gil  


PUBLICADO POR: carlosgil às 21:42
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
2 comentários:
De Ana Gil a 11 de Janeiro de 2011 às 19:01
O ano de 2010 terminou mal, e este que ainda mal começou, pelos vistos ainda pior!!! Na sexta-feira passada, nos E.U.A., o conhecido jornalista Carlos Castro foi assassinado na sua cidade preferida, chamada de "cidade que nunca dorme", Nova Iorque , por um jovem modelo de seu nome Renato Seabra, de 20 anos. Todos mais ou menos já sabemos os contornos deste assassinato tão brutal, um crime hediondo, que tirou uma vida a um homem de 65 anos, e outra vida ficará para sempre desfeita. O jovem modelo que por inúmeras razões que desconhecemos, acabou por ter um acto tresloucado, de tal forma, e talvez me leve a crer que a sua ambição foi de tal maneira, o deslumbramento pela fama, pelo dinheiro, pelas coisas boas da vida, e que nem sempre são fáceis de alcançar...que este jovem estragou 2 vidas. No mundo da fama, seja em que arte for, tem que se ter muito cuidado, ser humilde, não ceder a deslumbramentos, e sobretudo não entrar em determinados esquemas que nos possamos vir a arrepender depois. Tenho pena por Carlos Castro, uma vida que se foi, muitos comentam, com espíritos homófobos , que os homossexuais só tem o que merecem, sinceramente não tenham esse tipo de discurso, é realmente triste, ninguém, mas ninguém tem o direito de tirar uma vida a alguém, seja essa pessoa o que for!!! Disto tudo só posso concluir, que Renato, afinal conseguiu a fama tão desejada sim, mas da pior forma, ficou conhecido, principalmente nesse grande País que é os E.U.A., mas de certeza que não era este tipo de reconhecimento que ele queria, infelizmente é esse que tem!!!
Paz à alma de Carlos Castro, e quanto ao Renato, não sei, apenas também como mãe que sou, que consiga resolver da melhor maneira a sua posição, e sobretudo que se arrependa do que fez, porque é realmente muito triste!!!
Quanto á nossa economia, pois é cada vez pior, parece que não há volta a dar, e que FMI virá, acredito que a seguir ás eleições, é inevitável. Confesso que tenho medo, muito medo...sei que no principio dos anos 80, o FMI esteve em Portugal, para equilibrar as nossas finanças públicas, mas eu era criança, ainda não percebia nada dessas coisas, eu costumo até dizer em jeito de brincadeira, que era "no tempo que eu era feliz, e não sabia", pois quando se é criança não temos preocupações, somos genuínos, somos sobretudo sonhadores. Agora todos os dias os nossos governantes vão a pouco e pouco acabando com os nossos sonhos, penso que o seu objectivo até seja mesmo matar-nos aos poucos. Não vejo saída para toda esta terrível tempestade, uma tempestade que foi formada por toda a classe politica que existia e continua a existir, os Portugueses estão descontentes, deixaram há muito de acreditar nos seus governantes. Eu até acho que precisamos de uma lufada de ar fresco na nossa politica, estamos cansados, sempre os mesmos a concorrerem para 1º ministro, para presidente da república, então precisamos de jovens, mas essencialmente de voltar a acreditar e a sonhar que é possível encontramos o bom caminho!!! Agora realmente o que nos trouxe alegria, é que José Mourinho, ganhou o prémio de melhor treinador do Mundo!!! Que bom, afinal Portugal não é só conhecido por termos assassinos, por termos uma crise económica e social, afinal também temos pessoas de mérito e que levam o nosso bom nome aos 4 cantos do Mundo, obrigado Mourinho!!!


De Joaquim Gil a 11 de Janeiro de 2011 às 11:51
Amigo Carlos Gil, não me vou debruçar sobre o valor literário do seu texto, ou a ausência dele, mas apenas ao seu cunho intelectual sobre o qual todos deviam reflectir, nós somos os inimigos de nós mesmos, ninguém mexe uma palha, sem pensar nos proventos que possa daí retirar, todos temos conhecimento de alguém que decide praticar um acto de solariedade com outro alguém que necessita e no acto da entrega, está lá toda a comunicação social, para testemunhar, a própria televisão tem atitudes de completo despreso para com a inteligência dos cidadãos, quando por várias vezes nos quer fazer crer que surpreende alguém na sua propria casa, quando já se encontra uma câmara no interior dessa casa que regista o momento da abertura da porta, a desgraça do nosso país, assenta numa hipocrisia barata, só combatida com uma mudança de mentalidades, onde cada um se aceite tal como é e não como a imágem que quer vender aos outros, quando todos fizermos aos outros, o que desejamos, nós façam a nós, o Mundo será muito melhor. Abraço


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido