Sábado, 8 de Janeiro de 2011

souselalentejo ( Rubrica semanal de Ana Teresa Pina )

Eu, o Facebook e os outros

 

E um dia acordo, chego ao computador para ver o programa das festas e organizar o meu dia…e vejo muitas mensagens no meu email que diziam que muitos amigos tinham comentado uma foto minha…

Que estranho, pensei eu…que foto? Que amigos? Que comentários?

Fui ver…e vi…

Havia um pódio, com lugares marcados e fotografias…e havia uma escala de amigos..e havia alguém que decidiu sugerir que uns eram mais amigos do que outros, havia comentários de amigos que ora estavam felizes pelo lugar ocupado ora ficavam tristes porque estavam longe do primeiro lugar ou nem sequer apareciam e para finalizar quem decidiu utilizar a dita aplicação sentiu-se na obrigação de justificar o injustificável, de esclarecer o que parece ser um mal entendido, de explicar que….

 

Não consegui deixar de me ocupar deste assunto, acho-o um perfeito disparate, para tentar ser suave, pois o que acho mesmo é que é inqualificável…

Os amigos não se podem pôr num pódio, onde chegamos nós para escalar sentimentos? Eu não sou mais amiga de alguém por visitar a sua página do facebook, ou só porque apareci em primeiro lugar num desses pódios não vou já achar que sou mais amiga dessa pessoa do que as amigas que a acompanham há tantos anos…assim como tenho grandes amizades e não tenho pódio…

 

Pode parecer uma brincadeira, certamente que o é, mas quem decidiu criar a aplicação não mediu as implicações da mesma. Mesmo que não queiramos, a nossa primeira reacção é pensar porque não ocupo o primeiro lugar nos pódios de todos os meus amigos? Faz parte da nossa natureza querermos ser importantes na vida dos outros. Faz parte de nós, mesmo sem querer, reagirmos ao que os outros gostam de nós, ainda mais quando manifestado publicamente.

 

Não gostei, não concordo e não vou usar a aplicação…porque também eu senti necessidade de explicar o que não tem de ser explicado mas apenas sentido…

 

Aos que pouco me conhecem tenho a dizer que não sou uma amiga de estar presente a todas as horas, não sou pessoa de telefonar todos os dias, de manifestar o que sinto só porque sim. Às vezes esqueço-me dos aniversários de alguns, outras vezes passo semanas sem dar notícias, mas estou atenta se alguém precisar, se sonho que faço falta telefono, apareço, estou e ajudo…e não é só com os meus amigos.

Não com palavras mansas ou palmadinhas nas costas, não sei ser assim…

Mas com amor, carinho e amizade mesmo quando as palavras são duras.

Ser amigo não implica estar presente todos os dias, implica estar quando fazemos falta, partilhar os bons e os maus momentos, fazer saber que podem contar connosco!

Ser amigo é partilhar com alguém as nossas alegrias, as nossas mágoas, as nossas verdades…

Quem não acredita na nossa verdade, quem não confia na nossa palavra, quem não nos defende quando outros nos atacam, quem não nos dignifica e quem não respeita o que somos, não é digno de ser nosso amigo…

 

Aos meus amigos, não digo nada porque esses sim, já me conhecem, sabem como sou, sabem com o que podem contar, sabem que o meu coração não tem pódio mas que todos eles têm cá o seu lugar…

Sabem como lidar comigo, umas vezes zangam-se, outras vezes reclamam, há ainda outras vezes (que por acaso é a maioria) que manifestam o seu gostar, sabendo sempre que não têm o exclusivo da minha amizade, têm sempre a certeza de serem gostados de forma verdadeira e única, pois também eles para mim são únicos e cada um deles especial à sua maneira…

 

Aos amigos que estão perto ou longe, mais distantes ou mais chegados, aos de longa data e aos mais recentes, aos conhecidos e aos que estão por conhecer…

Bom fim-de-semana a todos.

 

 

Ana Teresa Pina


PUBLICADO POR: carlosgil às 16:03
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
2 comentários:
De Ana Gil a 9 de Janeiro de 2011 às 13:15
Alguém disse " Amigo não é quem me lamenta, é quem me ajuda quando mais preciso", ou "Não é meu amigo quem ri comigo, mas sim quem chora comigo".
ou ainda "Amigo é quem te aceita tal como tu és, com todas as tuas virtudes, e todos os teus defeitos". Ser amigo é realmente estar na hora que + precisamos, até podemos já não ver essa pessoa a alguns meses ou quem sabe até anos, mas se esse amigo(a) necessitar de nós, então é nessa hora que aparecemos para lhe dar todo o apoio que necessitar. Ser amigo é isso, não é criticar, não é deitar abaixo, é saber compreender, e ajudar no que for necessário.


De Zé Piteira a 9 de Janeiro de 2011 às 01:12
Gostei, simplesmente !!!


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido