Quinta-feira, 16 de Dezembro de 2010

souselalentejo ( Desabafos)

 

            Conversas de café…Fizeram-me escrever este pequeno texto.

Esteve em discussão o passado , presente e futuro.

Muitos opinaram, outros indagaram e muitos e muitos outros ouviram.

Portugal, esteve no tema de conversa. Portugal no seu passado, no seu presente e no seu futuro. Não esteve nem estava em causa quaisquer ideologias políticas, mas sim o debate de ideias que poderão ser ou não ter fundamento para a temática em questão.

            Os participantes na discussão, pertenciam a quase todas as fachas etárias. O que originou com certeza um “ conflito de gerações”. Mas claro que com ou sem conflitos, a temática era a acima mencionada. Falou-se que antes do 25 de Abril, o relacionamento entre as pessoas era de salutar. Era um relacionamento ao qual o amigo do amigo era realmente o amigo sério e  honesto . Todos pensavam no eu, no tu, no ele, no nós no vos e nos eles. Após o 25 de Abril, as mentes mudaram, as personalidades também e socialmente todos viam na época o nós, o vos e os eles. Hoje passado tantos anos numa crua e ainda nua, Democracia, todos pensam no eu. O eu e só o eu. Não há mais nada  senão o eu. O egoísmo no seu mais furioso esplendor. O país está ao rubro com tantos e tantos processos judiciais por negligência, por roubo, por furtos, por desvios e por corrupção. Houve quem pusesse em causa o próprio sistema democrático em que vivemos. Há que pensar e analisar o que correu mal nesta (aportuguesada democracia) onde  presentemente os valores morais, as regras básicas da boa educação simplesmente não existem, onde o valor ao próximo nem sequer se fala, onde ao valores familiares se vão desmoronando como que levadas pelo vento forte e frio de inverno. Os amigos não são amigos mas sim os interesseiros desmedidos de fome do interesse.

            Por breves instantes deparei-me a pensar para mim  mesmo , pondo-me no lugar de  todas as fachas etárias, pensando como que por eles mesmos.

            Pensei que seria um homem com 70 anos e que vivi no tempo em que  há muitos anos tinha que pagar um imposto para ter um simples isqueiro, mas tinha um amigo. Coloquei-me no lugar de um homem de 55 anos onde o meu cabelo comprido, barba e bigode grande, fazia de mim um reaccionário e um capitão de Abril., e queria amigos.  E claro coloquei-me também na posição do jovem de 20 anos que, tudo o que se falava do passado, nada se poderia valorizar tendo em atenção aos meus valores que me interessam mais a mim  próprio mais do que pensar nos outros, e…nem pensava sequer em amigos.

            Certo estou que, para quem gosta de ler , interpretará este texto como achar mais conveniente interpreta-lo , mas também certo estou de que eu  já não tenho a certeza de que este mundo, ou este país, é o Portugal que eu e  muitos e muitos idealizaram, lutaram e conquistaram. Estou certo de que presentemente estamos não só numa crise económica, numa crise politica, numa crise  social mas também e mais grave, para mim, numa crise de valores.

Sem mais, tendo a certeza que muitos me compreenderão

Carlos Gil


PUBLICADO POR: carlosgil às 23:53
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
2 comentários:
De Viver Alentejo a 17 de Dezembro de 2010 às 14:19
Boas Festas a todos...
Resolvi comentar porque tudo isso também me incomoda. Infelizmente tenho que concordar com os dois o que muito me entristece.
Mas gosto de pensar que o mundo ainda é mundo porque ainda há muito boa gente por aí com vontade de pensar nos outros além de si. Como também há cada vez mais pessoas a precisar de ajuda pois perderam a capacidade de cuidar de si mesmos, o trabalho altruísta é cada vez mais importante. É muitas vezes injusto, sermos criticados, mal avaliados, mas o que importa no fim não é o que sai da boca dos maldizentes, mas sim a gratidão de quem recebe a nossa ajuda...
Em nome desses, que realmente precisam e apreciam quem os ajuda, vamos continuar...tudo o resto é insignificante...
Quanto aos valores, quem os defende tem obrigação de os divulgar...seguramente alguém os há-de assimilar...
Bom fim de semana a todos


De Beatriz M. Riço a 17 de Dezembro de 2010 às 00:34
Concordo inteiramente contigo, amigo Gil.
Contudo ainda tenho algo a acrescentar. Uma das situações que bastante me entristece, é quando estamos a ser sinceros, honestos, verdadeiramente e desinteressadamente amigos ou a darmos a nossa ajuda, haja alguém que coloque em causa esses nossos sentimentos e essa nossa boa fé.
Já nem sequer, se acredita que ainda exista (apesar de poucos) seres humanos com esses valores.
É ao mesmo tempo revoltante.
Foi um desabafo também. O nosso estado espírito é "levado da breca".
Cumprimentos, Beatriz


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido