Terça-feira, 14 de Dezembro de 2010

souselalentejo ( Professor Luis Brito fala sobre acordo ortografico)

Acordo ortográfico

O utilizador da internet, que para além de leitor digital, também seja praticante da escrita, facilmente se dará conta do acordo ortográfico, já em vigor no Brasil e que proximamente verá alargada a sua aplicação a toda a comunidade da CPLP, Portugal incluído, acabando-se com as indefinições, dilações e diplomáticos adiamentos.

Tem havido muita polémica, sobretudo em Portugal, sobre a sua utilidade. Muita gente não aceita que o país “dono” da língua não possa decidir impor a sua visão, a sua ortografia, as suas regras gramaticais. Muitos outros, ainda, sentem-se preocupados por, de repente, se poderem encontrar na situação de não dominarem as novas regras de ortografia e sujeitos a erros de que não terão culpa, pois ninguém nasce ensinado e as novidades demoram tempo a ser assimiladas.

A meu ver, esta polémica tem pouca razão de ser, pois uma língua não é propriedade de ninguém e muito agradecidos deveríamos estar, por haver tantos milhões a falar e escrever na língua de Camões, o que nos facilita a vida, pois temos maior facilidade de penetração no coração e no pensamento desses milhões, incluindo a lucrativa penetração mercantil, caso haja habilidade e vontade de os novos empreendedores  optarem por esse caminho, mas com a consciência de que todo o caminho tem dois sentidos, quer o que vai para lá, quer o que vem para cá, ambos com luz verde para, livremente, a gente se relacionar, comunicar e comerciar.

Explicada que está a utilidade do acordo, assente no grande benefício que a todos traz, facilitando a comunicação e o relacionamento entre povos de todos os continentes, faltará destacar que, sem acordo, os utilizadores da língua portuguesa poderiam ver-se perante a existência de dois códigos linguísticos: o português de Portugal e o brasileiro. Neste caso, não restariam dúvidas de qual seria o código vencedor, havendo dez milhões a seguir o português da Europa e 200 milhões a utilizar o “código” brasileiro. Ver-se-iam dezenas de universidades do mundo a ensinar o código brasileiro em Pequim, Shangai, Camberra, Tóquio ou Seul, os centros polarizadores da nova economia, do novo modo de viver, da nova civilização, agora de filosofia mais oriental.

Termino, abordando os aspectos mais práticos, sossegando os preocupados com a nova ortografia, pois bem depressa vão adoptar as novas regras, sem termos a consciência que tal acontece, pois ao lermos jornais, ao pesquisarmos na internet, ao vermos televisão, estamos a assimilar as novas regras e sem o notarmos, passados dias, estaremos habituados a elas, escrevendo com toda a correcção.

Luís Brito

Professor


PUBLICADO POR: carlosgil às 22:28
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
1 comentário:
De carlosgil a 14 de Dezembro de 2010 às 23:03
O nosso muito obrigado Exmo Sr. Professor Luis Brito por este texto.
Souselalentejo


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido