Sexta-feira, 26 de Novembro de 2010

souselalentejo ( Rubrica semanal de Ana Teresa Pina)

Quando for grande…

 

Quando for grande quero ser bombeiro, quero ser acrobata, talvez bailarina ou princesa, quero jogar à bola, quero ser médico dos animais…

Desde pequenos que nos ensinam que quando formos grandes temos que ser qualquer coisa, não importa o quê.

Ao longo dos anos vamos interiorizando que alguém espera que sejamos úteis, felizes que orientemos as nossas vidas e que correspondamos às expectativas…

Mas depois ficam tantas coisas por explicar, por indicar, por aconselhar.

Ser útil a quem? Como é que se é feliz? Qual o rumo a dar à nossa vida? Devemos corresponder às nossas expectativas ou às dos outros?

As respostas para estas perguntas nunca chegam…quem deveria dar o exemplo não o dá, quem deveria indicar o caminho também já se perdeu, expectativa é uma palavra que já não consta do dicionário…

As crianças sabem que têm que ter uma profissão, mas nunca lhes é explicado o que é necessário fazer para lá chegar, nunca lhes explicam que primeiro têm que ir à escola, que é bom aprender coisas, que têm que estudar para atingir alguma coisa.

 A escola é vista como um castigo… estudar e fazer trabalhos são um castigo por mau comportamento, não um meio de aprender alguma coisa, nunca se chega a compreender para que servem as letras, fazer contas, que importância tem a formação cívica ou para que serve a História e a Geografia. Aprender Inglês para quê? Educação Física? Actividades extra-curriculares? São vistas como alguma coisa que alguém inventou para passar o tempo enquanto os pais trabalham…

Os anos vão passando e continuam sem respostas. Vão-se apercebendo que para ser seja o que for no futuro têm que trabalhar para isso. Então começam as dúvidas…o que é ser bombeiro? É preciso fazer o quê para ser bailarina? As princesas existem? Tenho que correr para jogar à bola?

Parece que cansa tentar ser seja o que for…

Para quê tanto esforço se posso não fazer nada e ter o que quero?

Chegam os aniversários, o Natal ou apenas um fim-de-semana qualquer, em que  querem uma coisa, não importa o quê e essa coisa lhes é dada.

Não estudam, não trabalham, não se esforçam e a coisa que  querem é-lhes dada. “Coitadinho é pequenino”,  “tem tempo para trabalhar”, “tanto que exigem dos meninos”…

Pois é…mas o tempo passa e com ele crescem crianças sem modelos a seguir, sem referências de trabalho ou produtividade, sem objectivos ou caminhos a seguir, quantas vezes crescem sem perceberem o que andam cá a fazer… E o pior de tudo: sem valores.

Hoje são pequeninos, amanhã são o nosso futuro…

Futuro esse que chega mais rápido do que se julga, futuro que aparece sem ordem, sem método, sem uma direcção. Futuro que se pretende construir sem esforço e sem trabalho, sem estudos ou sem um crescimento sustentado.

Pior do que tudo isto é que se cresce sem saber o que isto é, sem nunca se ter ouvido falar em tal coisa. Começa-se por não se conhecerem as letras quanto mais juntá-las…se não se sabe que 5 é maior que 2, como entender que se podem somar e subtraír?

Vamos mais longe? Como entender a utilidade de tudo isto?

A sociedade está a mudar? Sim, está…mas não será ela o reflexo de um bocadinho de todos nós?

Desde sempre que a juventude andou perdida, sem saber bem qual o papel que deveria desempenhar na sociedade. Mas pelo menos ainda sabiam que deveriam ter algum. Nos dias de hoje, a maioria acredita que não tem qualquer papel de relevo em parte nenhuma e que compete aos pais cuidarem dos filhos que, mais tarde, quando forem crescidos, alguém aparecerá para cuidar deles…

Todos se destituem de responsabilidades, atribuem-nas à escola, aos serviços sociais, ao Estado, ao Governo e em última instância a Deus Nosso Senhor…

Todos acabam por esperar que alguém cuide de alguém ou de alguma coisa desde que cada um não seja incomodado com “coisas sem importância” como trabalhar, educar, construir, inovar, produzir…

Crescem, assim, sem saber como ou porquê nem para onde devem ir, deixam passar o tempo em que deviam trabalhar para serem bombeiros, acrobatas ou construir o seu próprio castelo.

Quando for grande chega num instante…

 

Bom fim-de-semana

 

 

Ana Teresa Pina


PUBLICADO POR: carlosgil às 20:42
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido