Quinta-feira, 11 de Novembro de 2010

souselalentejo ( Educação/ Contenção ou Hipocrisia? )

 

            Há coisas que não entendo.

            Há coisas que por mais que me digam que com razão são politicamente correctas, a minha mais modesta ignorância não me deixa sequer conseguir entender, como, onde e o porquê da razoabilidade de tais medidas.

            Falo da Educação e das novas medidas a ter em conta no Ministério da Educação/ e Desemprego.

            Serão simplesmente banidas ou extintas , duas disciplinas ás quais eu por intermédio da minha filha, estudante, já estava familiarizado e consequentemente, consciencializado de que as mesmas eram realmente necessárias e imprescindíveis.

            Estudo Acompanhado e área de Projecto. Fomos nós, a minha geração, a tal que é “ rasca”. Habituados a ouvir constantemente falar em bandeira da Educação. Tantas e tantas bandeiras em nome desse Ministério sem que se hasteie a mesma sempre e sempre na mesma direcção. Hasteiam-se as bandeiras , em prol das necessidades , em prol das conveniências, em prol das possibilidades, e nunca em prol da razão, da utilidade ou da razoabilidade.

            Estas medidas atirarão para o desemprego milhares de Professores. Os Portugueses perguntam. Estas Disciplinas realmente não são úteis, ou simplesmente é útil atirar para o desemprego os Professoras que as dão? Se não são úteis pergunta-se então porque andaram anos a fio os nossos filhos a terem essas disciplinas obrigatórias? Se são úteis perguntamos então porque serão extintas? Trata-se de meras medidas de contenção orçamental? Medidas de Austeridade? Assim sendo pergunta-se então, onde. está mais uma vez hasteada a bandeira? Onde está o orgulho deste governo? Das novas oportunidades? Das novas  orientações com a finalidade rígida da obrigatoriedade da escolaridade mínima obrigatória , mesmo que nada esses frequentadores, obrigados, aprendam alguma coisa? Há bandeiras que por mais hasteadas que sejam, olho para elas e para mim próprio digo. O que vejo? A resposta é simples. Poupança , restrições, contenções e tudo em nome das orientações dos défices , dos juros das dividas publicas, sem que se veja realmente onde se deve ou não poupar, onde se deve ou não cortar com os gastos orçamentais. Sei que mais uma vez serei , o mau da fita mas, não entendo que o que hoje era obrigatório e imprescindível, de um momento para o outro , amanhã  deixe de o ser. Acho que cada vez mais vivemos num faz de conta constante , sem que todos se apercebam que NADA, é o que nos impingem e que obrigatoriamente tenhamos que correr atrás, sem que ninguém se interrogue sobre  os prejuízos ou benefícios de tais medidas. Veio a lume que 300 mil Portugueses que  serão chamados a frequentar o chamado, “ NOVAS OPORTUNIDADES”, sob a bandeira da escolaridade obrigatória e sob a bandeira do combate ao analfabetismo. Se os mesmos não acederem a tal, verão os seus subsídios de desemprego, serem-lhes retirados.  Mais uma vez pergunto. Contar a história da vida , por acaso alfabetiza alguém? Por acaso ficarão a saber os novos estudantes das “ Novas Oportunidades “quem foi, Fernando Pessoa? Ou Alberto Caeiro? Ou Álvaro de Campos? Ou Ricardo Reis? A mesma pessoa digo-vos eu, Ou ficarão a saber os novos estudantes das “ Novas oportunidades, a História de Portugal? As Descobertas de novos mundos? O tratado de Tordesilhas? As trocas comercias e a grandeza dos Portugueses nos Descobrimentos? A segunda guerra mundial? A queda da Bolsa de Wil street?   O Estado Novo? A descolonização? E um sem numero de matérias obrigatórias a um estudante do ensino normal diurno? Há alturas em que me interrogo seriamente se não seria melhor, ser um total ignorante , para que questões destas não se sobreponham em mim mesmo sem que eu mesmo consiga satisfazer o meu ego e responder-me a mim próprio. Gosto de falar em Educação. Não consigo simplesmente atingir onde, se quer chegar com tanta hipocrisia junta. Isso não consigo.

            Perdoem-me o desabafo mas…

            É O PAÍS QUE TEMOS.

            Carlos Gil


PUBLICADO POR: carlosgil às 23:00
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido