Domingo, 6 de Maio de 2007

Sousel

 

Sousel

Sousel, Vila situada a norte do Alentejo Central, é sede de concelho de segunda ordem, faz parte do Distrito de Portalegre, do qual dista cerca de sessenta quilómetros, estando integrado na Comarca de Estremoz e Diocese de Évora.

Na primeira metade do século XVIII era Concelho, que além da freguesia sede (Sousel), tinha a freguesia de S. João Baptista com as ermidas anexas de S. Pedro, S. Lourenço, S. Miguel e S. Bartolomeu da Serra. O município era governado no cível por um juiz de fora, três vereadores, um escrivão de câmara, um procurador do Concelho, um juiz dos órfãos com o seu escrivão e dois tabeliães do judicial e notas.

Na Vila de Sousel , sede de Concelho, na actual Praça da República está situado o edifício dos Paços do Concelho, os quais depois de passarem por diferentes transformações, voltaram à traça primitiva, com a porta principal ao centro da fachada da frente e o pelourinho ao lado do edifício.
No edifício da Câmara Municipal de Sousel, merece especial atenção a imagem em alto relevo do mártir S. Sebastião, ainda hoje considerado por muitos o padroeiro da Vila. Esta imagem foi reconstruída recentemente e encontra-se na abobadilha da Sala das Sessões, do edifício da Câmara Municipal.

Anteriormente, o município de Sousel, usava no seu brasão a imagem de S. Sebastião. Contudo, resolveu-se que a Heráldica estudasse uma constituição mais de acordo com a vida histórica e económica do concelho. Assim, segundo o parecer da Associação dos Arqueólogos: " As armas e a bandeira de Sousel foram fixadas por Portaria nº 7492 de dois de Janeiro de 1933, e que são: as armas de azul, com duas setas de ouro cruzadas em aspa,
atadas de vermelho e acompanhadas de quatro abelhas de ouro; Contra- chefe ornado de prata e azul. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com letras pretas. A bandeira amarela com cordões, borlas, haste lança de ouro".

Sousel é terra antiga, de ruas estreitas e tortuosas, e ao contrário da grande maioria das povoações alentejanas, não é limitada por grandes propriedades. A explicação para esse facto é simples: em volta da vila houve terras coutadas da Casa de Bragança, que no século XIX foram divididas e que assim se mantêm, os chamados "coutos".
Um curioso regime associativo dos proprietários - A Comissão de Pastos - permitia a utilização das pastagens em sítios determinados pelo sistema de leilão, o que beneficiava os proprietários e permitia a divisão equitativa dos lucros e dos benefícios, tendo as suas atribuições sido englobadas no Grémio da Lavoura.

Em relação às feiras, a mais importante e a mais antiga que entrou na história do município é a Feira Anual de S. Miguel, na Vila de Sousel, que data de há mais de duzentos anos. No " Livro de Receitas e Despesas da Vila de Sousel", onde se registavam todas as arrematações de vendas do Concelho e Vila, encontramos a primeira referência ao acto de arrematação do terrado da feira, feita perante o juiz de fora e oficiais da Câmara, a quinze de Setembro de 1765, em que o juiz de fora " manda pôr em pregão na praça pública desta vila o terrado da feira, pela quantia de vinte mil réis!".

   IN ...." http://www.cm-sousel.pt/hist.htm"

                " http://www.eb1-sousel.rcts.pt"

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 00:18
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
5 comentários:
De Anónimo a 24 de Maio de 2007 às 22:55
Esta bom sim senhor, o Sr Gil teve mto gosto arte e empenho. Os meus sinceros parabens.


De GIL a 26 de Maio de 2007 às 23:03
Muito obrigado Sr. Anónimo.
Gil


De Maria a 18 de Maio de 2007 às 15:00
Amigo Gil como diz O autor: "Dever-se-ia pensar mais em fazer o bem do que em estar bem e assim também se acabaria por estar melhor" , eu acho que tu deves sentir muito bem, pois, é isto que estás a fazer a todos nós: a fazer o BEM . Obrigado pela parte que me toca. Bem Hajas.


De maria a 17 de Maio de 2007 às 15:34
Obrigado amigo Gil. Só peço correção no nº telefone: 268554162, Endereço é Rua do Parreiral nº 38 / 268551337, Av 25 de Abril nº 9 7470 - 203 Sousel.


De Manuel a 7 de Maio de 2007 às 20:47
Está muito bom.
Manuel


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido