Domingo, 6 de Maio de 2007

Sousel

 

Sousel

Sousel, Vila situada a norte do Alentejo Central, é sede de concelho de segunda ordem, faz parte do Distrito de Portalegre, do qual dista cerca de sessenta quilómetros, estando integrado na Comarca de Estremoz e Diocese de Évora.

Na primeira metade do século XVIII era Concelho, que além da freguesia sede (Sousel), tinha a freguesia de S. João Baptista com as ermidas anexas de S. Pedro, S. Lourenço, S. Miguel e S. Bartolomeu da Serra. O município era governado no cível por um juiz de fora, três vereadores, um escrivão de câmara, um procurador do Concelho, um juiz dos órfãos com o seu escrivão e dois tabeliães do judicial e notas.

Na Vila de Sousel , sede de Concelho, na actual Praça da República está situado o edifício dos Paços do Concelho, os quais depois de passarem por diferentes transformações, voltaram à traça primitiva, com a porta principal ao centro da fachada da frente e o pelourinho ao lado do edifício.
No edifício da Câmara Municipal de Sousel, merece especial atenção a imagem em alto relevo do mártir S. Sebastião, ainda hoje considerado por muitos o padroeiro da Vila. Esta imagem foi reconstruída recentemente e encontra-se na abobadilha da Sala das Sessões, do edifício da Câmara Municipal.

Anteriormente, o município de Sousel, usava no seu brasão a imagem de S. Sebastião. Contudo, resolveu-se que a Heráldica estudasse uma constituição mais de acordo com a vida histórica e económica do concelho. Assim, segundo o parecer da Associação dos Arqueólogos: " As armas e a bandeira de Sousel foram fixadas por Portaria nº 7492 de dois de Janeiro de 1933, e que são: as armas de azul, com duas setas de ouro cruzadas em aspa,
atadas de vermelho e acompanhadas de quatro abelhas de ouro; Contra- chefe ornado de prata e azul. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com letras pretas. A bandeira amarela com cordões, borlas, haste lança de ouro".

Sousel é terra antiga, de ruas estreitas e tortuosas, e ao contrário da grande maioria das povoações alentejanas, não é limitada por grandes propriedades. A explicação para esse facto é simples: em volta da vila houve terras coutadas da Casa de Bragança, que no século XIX foram divididas e que assim se mantêm, os chamados "coutos".
Um curioso regime associativo dos proprietários - A Comissão de Pastos - permitia a utilização das pastagens em sítios determinados pelo sistema de leilão, o que beneficiava os proprietários e permitia a divisão equitativa dos lucros e dos benefícios, tendo as suas atribuições sido englobadas no Grémio da Lavoura.

Em relação às feiras, a mais importante e a mais antiga que entrou na história do município é a Feira Anual de S. Miguel, na Vila de Sousel, que data de há mais de duzentos anos. No " Livro de Receitas e Despesas da Vila de Sousel", onde se registavam todas as arrematações de vendas do Concelho e Vila, encontramos a primeira referência ao acto de arrematação do terrado da feira, feita perante o juiz de fora e oficiais da Câmara, a quinze de Setembro de 1765, em que o juiz de fora " manda pôr em pregão na praça pública desta vila o terrado da feira, pela quantia de vinte mil réis!".

   IN ...." http://www.cm-sousel.pt/hist.htm"

                " http://www.eb1-sousel.rcts.pt"

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 00:18
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
5 comentários:
De Anónimo a 24 de Maio de 2007 às 22:55
Esta bom sim senhor, o Sr Gil teve mto gosto arte e empenho. Os meus sinceros parabens.


De GIL a 26 de Maio de 2007 às 23:03
Muito obrigado Sr. Anónimo.
Gil


De Maria a 18 de Maio de 2007 às 15:00
Amigo Gil como diz O autor: "Dever-se-ia pensar mais em fazer o bem do que em estar bem e assim também se acabaria por estar melhor" , eu acho que tu deves sentir muito bem, pois, é isto que estás a fazer a todos nós: a fazer o BEM . Obrigado pela parte que me toca. Bem Hajas.


De maria a 17 de Maio de 2007 às 15:34
Obrigado amigo Gil. Só peço correção no nº telefone: 268554162, Endereço é Rua do Parreiral nº 38 / 268551337, Av 25 de Abril nº 9 7470 - 203 Sousel.


De Manuel a 7 de Maio de 2007 às 20:47
Está muito bom.
Manuel


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido