Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010

Souselalentejo ( Rubrica semanal , de Ana Teresa Pina )

Numa tarde de Domingo, falava com uma amiga, uma daquelas breves conversas para pôr as novidades em dia mas com pouco tempo para o fazer…

Tagarelavamos as duas quase ao mesmo tempo…descrevia-me uma conversa que tinha tido com outras amigas sobre o Poliamor…

Fiquei calada a pensar o que seria aquilo, várias ideias me cruzavam o pensamento, tentando encaixar a palavra em conceitos que me fossem familiares, mas sem grande sucesso…

Poliamor???

Estará relacionado com poligamia? Relações abertas? Cada um fazendo o que lhe der na telha?

Acabei por lhe dizer…Poliamor? O que é isso? Ao que me respondeu: “ uma modernice de um psicólogo americano…já sabes que os psicólogos são todos loucos e é mais uma teoria dessas.”

Não fiquei esclarecida nem satisfeita…

Decidi ir estudar o assunto…e fui!

Sobre o assunto deixo-vos algumas notas e poucas considerações pois decidi deixar ao critério de cada um fazê-las ( as considerações, claro!)

 

Polifidelidade: envolve múltiplas relações românticas com contacto sexual restrito a parceiros específicos do grupo.( esta quase me apetece comentar )

Sub-relacionamentos: distinguem-se entre relações "primárias" e "secundárias" um exemplo é a maioria dos casamentos abertos

Poligamia (poliginia e poliandria): uma pessoa casa com diversas pessoas, estas podem ou não estarem casadas ou terem relações românticas entre elas.

Relações em Grupo/casamento em grupo: todos se consideram associados de forma igualitária.

Redes de relacionamentos interconectados: uma pessoa em particular pode ter relações de diversas naturezas com diversas pessoas.

Mono/Poli: um parceiro é monogâmico, mas permite que o outro tenha relações exteriores.

Os chamados "acordos geométricos", que são descritos de acordo com o número de pessoas envolvidas e pelas suas ligações.

 

Posto isto…mais não digo, ou melhor, mais não descrevo… se entenderem façam o que eu fiz e procurem saber mais sobre o tema com os especialistas, pois as minhas palavras são apenas um desabafo…

No entanto impõe-se que diga qualquer coisa de meu, embora esteja tão estupefacta com tudo isto, que nem sei bem o quê, e olhem que não é fácil deixar-me sem uma coisinha para dizer.

Sinceramente acho que as pessoas já não sabem o que mais inventar nos dias de hoje, como tal, qualquer coisa serve desde que não se saiba bem o que é…

Sim, porque isto de poliamor é uma dessas coisas que ninguém sabe descrever e duvido que alguém o saiba viver. 

Há um site que explica o que não é…

Há um outro que explica o que é…

Tanto um como outro escritos de tal forma que parece que se estão a tentar convencer a eles próprios.

A mim, pessoalmente não me convencem…nem um nem outro, pois nenhum me parece consistente.

Como é que se pode definir uma relação como um “ acordo geométrico” ? Alguém me consegue explicar que tipo de relação é esta? Se alguém tiver relacionamentos com seis pessoas diz que tem um hexágono? Já estou mesmo a ver…

-“ Então é casado?

- Sim, mas tenho um  acordo que me permite ter até um octaedro!”

- E esse acordo é com qual dos lados?” ( acho que se impõem perguntar)

-……………………. ( silêncio, depois disto tudo duvido que alguém perceba com quem é que tem uma relação ou com quem fez o acordo…)

Outra questão que me parece complicada de (di)gerir é a tal de Polifidelidade, Na práctica,  quando se tem uma relação com várias pessoas estamos a ser fiéis a quem? E a fidelidade numa relação não implica exclusividade, ou sou eu a ver mal as coisas? Quando perguntarem ao vosso parceiro/parceira se é fiel…cuidado. Podem sempre ter como resposta: Sim, claro que sou… sou polifiel! E aí, sorriem e dizem com toda a confiança : “ Eu sei o que isso é!”  Já sobre o que isso significa é melhor não se debruçarem muito e quanto ao que isso implica muito menos…digo eu!

 

Bom fim-de-semana

 

Ana Teresa Pina

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 15:11
LINK DO POST | Adicionar aos favoritos
De Béu a 29 de Outubro de 2010 às 21:35
A propósito dum conceito agora em voga, o "poliamor", adorei a comparação geométrica feita neste texto....pq de facto é demasiado cheio de lados, p perceber....e principalmente experimentar.....é muito "bonito" mas confesso q dispenso aderir, pq pretendo manter-me "monofiel", à minha pessoa, pelo menos....!!!
Bem Haja, sejam Felizes, em grupo, aos pares, ou sozinhos!!!!


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.