Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010

Souselalentejo ( Rubrica semanal , de Ana Teresa Pina )

Numa tarde de Domingo, falava com uma amiga, uma daquelas breves conversas para pôr as novidades em dia mas com pouco tempo para o fazer…

Tagarelavamos as duas quase ao mesmo tempo…descrevia-me uma conversa que tinha tido com outras amigas sobre o Poliamor…

Fiquei calada a pensar o que seria aquilo, várias ideias me cruzavam o pensamento, tentando encaixar a palavra em conceitos que me fossem familiares, mas sem grande sucesso…

Poliamor???

Estará relacionado com poligamia? Relações abertas? Cada um fazendo o que lhe der na telha?

Acabei por lhe dizer…Poliamor? O que é isso? Ao que me respondeu: “ uma modernice de um psicólogo americano…já sabes que os psicólogos são todos loucos e é mais uma teoria dessas.”

Não fiquei esclarecida nem satisfeita…

Decidi ir estudar o assunto…e fui!

Sobre o assunto deixo-vos algumas notas e poucas considerações pois decidi deixar ao critério de cada um fazê-las ( as considerações, claro!)

  • são relações interpessoais amorosas que recusam a monogamia como princípio ou necessidade.
  •  defende a possibilidade prática e sustentável de se estar envolvido de modo responsável em relações íntimas, profundas e eventualmente duradouras com vários parceiros simultaneamente.
  • Como movimento começou nos Estados Unidos há mais de 20 anos…( estou um bocadinho atrasada).
  •  Em 2005 realizou-se a Primeira Conferência Internacional sobre Poliamor ( não sei se houve outras posteriormente, mas nunca ter ouvido falar deste assunto até agora de certeza que teve a ver com o facto de a minha filha ter nascido nesse ano e não por ser ignorante).
  • Foram estipulados vários tipos de poliamor ( pelos cientistas e teóricos da matéria, seguramente)
  • Foram definidos conceitos como os de :

 

Polifidelidade: envolve múltiplas relações românticas com contacto sexual restrito a parceiros específicos do grupo.( esta quase me apetece comentar )

Sub-relacionamentos: distinguem-se entre relações "primárias" e "secundárias" um exemplo é a maioria dos casamentos abertos

Poligamia (poliginia e poliandria): uma pessoa casa com diversas pessoas, estas podem ou não estarem casadas ou terem relações românticas entre elas.

Relações em Grupo/casamento em grupo: todos se consideram associados de forma igualitária.

Redes de relacionamentos interconectados: uma pessoa em particular pode ter relações de diversas naturezas com diversas pessoas.

Mono/Poli: um parceiro é monogâmico, mas permite que o outro tenha relações exteriores.

Os chamados "acordos geométricos", que são descritos de acordo com o número de pessoas envolvidas e pelas suas ligações.

 

Posto isto…mais não digo, ou melhor, mais não descrevo… se entenderem façam o que eu fiz e procurem saber mais sobre o tema com os especialistas, pois as minhas palavras são apenas um desabafo…

No entanto impõe-se que diga qualquer coisa de meu, embora esteja tão estupefacta com tudo isto, que nem sei bem o quê, e olhem que não é fácil deixar-me sem uma coisinha para dizer.

Sinceramente acho que as pessoas já não sabem o que mais inventar nos dias de hoje, como tal, qualquer coisa serve desde que não se saiba bem o que é…

Sim, porque isto de poliamor é uma dessas coisas que ninguém sabe descrever e duvido que alguém o saiba viver. 

Há um site que explica o que não é…

Há um outro que explica o que é…

Tanto um como outro escritos de tal forma que parece que se estão a tentar convencer a eles próprios.

A mim, pessoalmente não me convencem…nem um nem outro, pois nenhum me parece consistente.

Como é que se pode definir uma relação como um “ acordo geométrico” ? Alguém me consegue explicar que tipo de relação é esta? Se alguém tiver relacionamentos com seis pessoas diz que tem um hexágono? Já estou mesmo a ver…

-“ Então é casado?

- Sim, mas tenho um  acordo que me permite ter até um octaedro!”

- E esse acordo é com qual dos lados?” ( acho que se impõem perguntar)

-……………………. ( silêncio, depois disto tudo duvido que alguém perceba com quem é que tem uma relação ou com quem fez o acordo…)

Outra questão que me parece complicada de (di)gerir é a tal de Polifidelidade, Na práctica,  quando se tem uma relação com várias pessoas estamos a ser fiéis a quem? E a fidelidade numa relação não implica exclusividade, ou sou eu a ver mal as coisas? Quando perguntarem ao vosso parceiro/parceira se é fiel…cuidado. Podem sempre ter como resposta: Sim, claro que sou… sou polifiel! E aí, sorriem e dizem com toda a confiança : “ Eu sei o que isso é!”  Já sobre o que isso significa é melhor não se debruçarem muito e quanto ao que isso implica muito menos…digo eu!

 

Bom fim-de-semana

 

Ana Teresa Pina

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 15:11
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
5 comentários:
De Béu a 29 de Outubro de 2010 às 21:35
A propósito dum conceito agora em voga, o "poliamor", adorei a comparação geométrica feita neste texto....pq de facto é demasiado cheio de lados, p perceber....e principalmente experimentar.....é muito "bonito" mas confesso q dispenso aderir, pq pretendo manter-me "monofiel", à minha pessoa, pelo menos....!!!
Bem Haja, sejam Felizes, em grupo, aos pares, ou sozinhos!!!!


De Joaquim Gil a 23 de Outubro de 2010 às 20:55
Dizer que, a, b, ou c, são conservadores, não é de maneira nenhuma, denegrir-lhes a imágem, um conservador, apenas é adepto da continuidade dum passado tradicional, ao contrário do progressista, que prefere viver em permanente mutação, mas nenhuma das situações se pode condenar, quanto aos falsos moralistas, apenas me referia que, seria difícil vivermos tais situações, no contexto da nossa sociedade, muito embora, pessoalmente, não me desagradasse


De carlosgil a 23 de Outubro de 2010 às 01:47
Cada vez mais vemo-nos confrontados com novas palavras ás quais com alguma dificuldade vamos tentando não ficar na ignorância e descobrir , quer as suas origens, quer a sua tradução. A Teresa trouxe-nos e muito bem um problema dos novos tempos. Se por um lado temos mais cedo ou mais tarde que respeitar um acordo ortográfico, que sinceramente não sei se serei capaz de cumprir, por outro lado vão surgindo conceitos e palavras dos tempos modernos aos quais somos quase que obrigados a sabe-los para não ficarmos na ignorância.
É uma boa temática, tendo em atenção á dificuldade que cada vez mais vamos tendo, em nos adaptarmos ás novas realidades que o tempo presente nos exige.
Amiga Teresa, obrigado por mais este excelente texto, pois com ele, aprendi mais alguma coisa que não sabia. Alguns dirão...americanices, mas esquecem-se esses mesmos que outrora, diziam, ( africaniçes ), ( brasileirices ) e que hoje vemo-nos obrigados a respeitar um acordo ortográfico muito á custa desses novos conceitos que há anos atrás, eram meras modernices na boca de muitos e que hoje, fazem indiscutivelmente parte do nosso vocabulário.
abraço


De Joaquim Gil a 22 de Outubro de 2010 às 20:06
Interessante, esta divagação sobre relações íntimas, entre pessoas, aqui apresentada pela Ana Teresa Pina, o tema, visto superficialmente é um jogo de frases e palavras confusas que até podem incutir certos confrangimentos em pessoas mais conservadoras, não sou capaz de imaginar, por muito que me esforce, como se pode viver, em qualquer destas situações, uma coisa tenho a certeza, daqui por trinta anos, as relações íntimas e sexuais, entre pessoas, nada têm a ver com a nossa actualidade.


De Viver Alentejo a 22 de Outubro de 2010 às 21:54
Ser conservador não implica não conhecer ou não ter opinião sobre os factos do nosso mundo, só porque são divergentes dos nossos valores morais.
Quanto a falsos moralismos, já não sou adepta.


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido