Terça-feira, 12 de Outubro de 2010

souselalentejo ( Desabafos (Crise económica/politica e social)

Caros amigos:

Dirigimo-nos naturalmente a todos aqueles que nos visitam e que de nós gostam de ler tudo aquilo que escrevemos independentemente de  gostarem,  aprovarem ou não.

O nosso país tal como todos sabem, ao longo de anos e anos, para não falar de décadas, esteve, está e certamente estará  ano após ano  com o que é chamado  e / ou denominado de crise.

Muitos são aqueles que durante anos a fio se viram obrigados a prescindir, de direitos legalmente obtidos e assinados em termos de posse,  em detrimento do bom nome de Portugal e em nome do equilíbrio das contas publicas. Muitos e muitos Portugueses viram-se a abraços e em nome das reposições e orientações das contas públicas, envolvidos em consequentes esquemas políticos e decisões dramáticas para a reposição dessas mesmas contas públicas. A Crise Económica a falar mais alto.

Anos se passaram, e vemos hoje duas realidades ás quais uma só é distinguida pelos órgãos de comunicação social. A crise politica, PSD/PS, PS/PSD, para a aprovação  de um orçamento de estado. mais uma vez em nome de Portugal e em nome do equilíbrio das contas públicas.

Esquecem-se esses órgãos de comunicação social de protagonizar o que já é visível. A crise Social.

A muitos Portugueses é-lhes retirado parte de  vencimento, Abonos de Família,  e mais valias que ao longo dos anos foram adquirindo como direitos e que hoje apenas nada são.

Queremos falar-vos essencialmente da crise social. O que os órgãos de comunicação social não divulgam ou não lhes interessa divulgar é hoje uma realidade. A crise social. Bem mais grave que a económica ou que a crise politica. Marcada já está uma greve geral para dia 24 de Novembro.

 

Será justo pedirem-se ao Portugueses sacrifícios quando as entidades publico-privadas, E.P.E´S, Institutos e outros demais parecidos,  andam a esbanjar dinheiro em automóveis de luxo, telemóveis, cartões galp , etc? Em secretários, em guarda costas, em submarinos, em jantares, em almoços, Festas de aniversário que custam  milhares e milhares de euros ,    em tudo o que a sociedade condena em segredo por medo de falar?

 

Singir-nos-emos ao concelho de Sousel, que é por ele que cá estamos.

Vejamos como exemplo.

            A muitas e muitas famílias por força da legislação, são-lhes retirados os abonos de família. Até aqui tudo certo e correcto. Muitas e muitas famílias por força da legislação, são-lhes retirados mais 1% do vencimento. Muito bem. A muitas e muitas famílias são-lhes retirados 5% do vencimento e a outros 10%  e tudo em nome da crise. Certo. Em nome das contas publicas.

            Mas os souselenses perguntam-se a eles próprios o seguinte:

Faz algum sentido serem-lhes retirados alguns direitos, vencimentos e regalias, ao povo,  para pagamento de uma crise,  quando outros simplesmente dão nas vistas , quando utilizam automóveis ou carrinhas do Estado ou Autarquia para beneficio próprio? Faz algum sentido serem-lhes retirados alguns direitos, vencimentos e regalias, ao povo,  quando outros simplesmente se vêm a passear por Sousel, levando e buscando os filhos á escola, irem ao pão, irem ao supermercado numa carrinha branca que , os Souselenses ainda não entenderam para que serve, nem qual o trabalho do seu condutor? Esse mesmo é pago por quem? pela entidade cujo reclame  apregoa na carrinha ou pela Câmara Municipal? Uma coisa é certa seja por que entidade for, é pago por todos nós. Não é justo uma grande parte da população dizer, retiraram ao meu ( minha)   filho(a) o abono de familia, e essa mesma população ver esbanjamento publico pelos quatro cantos do concelho.

Faz algum sentido serem-lhes retirados alguns direitos, ao povo,  vencimentos e regalias, quando outros simplesmente gozam de regalias atrás de regalias, com combustível pago pela Autarquia ou por outra instituição e que ninguém sabe qual o serviço desse cidadão, ou cidadãos em questão? Faz algum sentido serem-lhes retirados alguns direitos, vencimentos e regalias, ao povo ,  quando outros simplesmente é-lhes dado serviços aos quais os Souselenses ainda não entenderam para quê, e porquê? Quais as suas funções, qual o seu horário, qual o beneficio que trará ao contribuinte que paga tudo isso?   Àquelas famílias que se vêm a abraços com cortes salariais. Com cortes de abono de família, com cortes em todos os níveis, tudo em nome de uma crise, será justo verem os seus direitos cortados para outros andarem a esbanjar? Os cortes nos abonos de familia que são das crianças, é para pagar o  luxo de outros? Vamos levar os nossos filhos á escola nos nossos automóveis particulares e não nos carros publicos. A moral e educação acima de tudo. Haja exemplo. Cada um de nos deve ter a consciência do que deve ou não poder fazer, de não cair no erro do que é mais fácil, e saber o que é ou não moralmente condenável. Pois assim não sendo, muitos serão os que se revoltarão e se desiludirão em relação á credibilidade e seriedade que todos devemos ver uns nos outros.

            Pergunta-se faz algum sentido serem-lhes retirados alguns direitos, vencimentos e regalias, ao povo,  quando outros simplesmente se vangloriam por subsídios agrícolas exorbitantes, os mesmos que auferem subsídios escolares pelos filhos, porque coitadinhos só recebem o ( vencimento mínimo?), que é utilizado na compra de carros de luxo de alta cilindrada?

            Pergunta-se , Faz algum sentido serem-lhes retirados alguns direitos, vencimentos e regalias, ao povo quando outros simplesmente recebem rendimentos mínimos sem nada contribuírem para a sociedade nem sequer com trabalho comunitário, e sem obrigação a tal?

 Pergunta-se onde e quando estarão disponíveis os responsáveis mais altos da nossa sociedade, da nossa Autarquia também, ( a dar e mandar dar  o exemplo? ) para que não surja daqui a tal crise Social,local,  por questões  que acima citamos ? ) e que não tarda estará instalada?

O povo ouve o povo, e nós como povo que somos, naturalmente fazemos as nossas palavras das palavras deles que todos os dias se dirigem ao souselalentejo, interrogando-se sobre tudo isto. Gostaríamos que pelo menos em órgão de comunicação social,  Local,o Noticias de Sousel,  os nossos responsáveis políticos justificassem e explicando o que atrás foi mencionado, como por exemplo para que serve a carrinha atraz mensionada, até que limite poderá a mesma ser utilizada, para onde, para quê, em que horários etc,  para que não haja lugar a ditos e mexericos, fruto de uma semi-revolta popular e local , culpando sempre só o mesmo, que aos poucos e poucos se vai alastrando pelo Concelho e país fora e que daqui a pouco, indubitavelmente , surgirá o que para nós já está instalado mas encoberto…A CRISE SOCIAL...Pois até ha quem diga que  carros e carrinhas servem para deslocação para   cursos pessoais . Será? Não sabemos apenas publicamos o que ouvimos. Mas se é verdade  é condenável. Pois o abono de familia das nossas crianças retidos pelo Estado, não servem para tal.

Dizemos para quem de formação pessoal tenha , ou seja QUE,  para de bom entendedor seja, e de educação tenha,   o seguinte: Se desempenhassemos uma função publica, e neste blog, há colaboradores a desempenha-la, JAMAIS, por uma questão moral, utilizariamos bens publicos em beneficio próprio, muito menos , numa altura em que se apregoa por tudo e por nada, A CRISE ECONÓNICA E O DÉFICE, com cortes áqueles que diariamente colaboram ou tentam colaborar para bem do país, tirando o Estado inclusivamente ás crianças, o denominado abono de familia, que a muitos fazem falta. A classe média. 

Para quem não souber interpretar este texto, peça ajuda mas, cuidado não ponha na cabeça de ninguém/ outros  um mau juízo deste , incentivando-os inclusive á agressão como já se constatou a um colaborador deste blob, Carlos Gil , em outros assuntos polémicos.

Souselalentejo

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 19:20
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
10 comentários:
De Tóbras a 14 de Outubro de 2010 às 22:36
Caro Gil:
Concordo com a sua perspectiva de ver a situação social e de crise.
Concordo e critico a situação não só da carrinha branca, mas de todas as viaturas publicas que nós vemos paradas ao pé dos cafés, supermercados e das residências dos respectivos motoristas a qualquer hora do dia. Não critico ninguém em particular, mas na minha opinião não é eticamente correcto, porque são viaturas identificadas e que rodam ás custas dos contribuintes. Uma vez que estamos em crise á que cortar os escessos .
Não entendam esta critica como destrutiva, mas sim como construtiva, até porque a carapuça só serve a quem a enfia.
Um abraço. Tóbras


De silva a 12 de Outubro de 2010 às 23:04
Sobre esse assunto era nesseçário várias páginas para fazer um relato completo.


De silva a 12 de Outubro de 2010 às 23:01
Sobre esse assunto era necessário muitas páginas para fazer o relato completo.


De carlosgil a 12 de Outubro de 2010 às 23:13
Preferi resumir........


De Joaquim Gil a 12 de Outubro de 2010 às 22:52
O Carlos Gil, de facto, tem sido alvo de muitas críticas, pelas posições que tem tomado no seu blog, temos de compreender e dar razão a essas pessoas que o criticam, se são tão poucos os que, corajosamente, denunciam o que acham estar mal, identificando-se,, as pessoas têm receio que estas vozes se calem, já que eles não se sentem capacitados para o fazer, só que o fazem, da maneira mais ignóbil


De carlosgil a 12 de Outubro de 2010 às 23:41
De facto , é de ter orgulho no nome Gil. Pois os Gil´s que por aqui aparecem, não têm vergonha do nome que têm .
Carlos Gil


De carlosgil a 13 de Outubro de 2010 às 00:10
Pois é caro amigo:
Entendo que devemos exprimir o que na alma nos vai, sem termos que magoar ou ofender seja quem for. É este o trabalho que sempre temos tido por aqui. Sempre mas sempre na base do respeito para com os outros ainda que os outros não nos compreendam. Dizer o que pensamos é uma vitória democratica ao qual não abdico, embora saiba que em democracia a minha liberdade acaba onde começa a liberdade do outro. Ha que não ofender ninguem. E dizermos o que pensamos , acusarmos o que vemos, e criticarmos o que de mal achamos , não é ofensa mas sim sentido critico, é ser-se humano, é ser-se cidadão e acima de tudo é sentir-se util á sociedade, porque desta sociedade fazemos parte até ao dia em que deixaremos de cá estar.
Abraço
Gil


De Ana Gil a 16 de Outubro de 2010 às 11:06
Vivemos presentemente sem saber muito bem como irá ser o nosso futuro e dos nossos filhos...vivemos num medo e ansiedade sem saber se todas estas medidas que o governo quer fazer passar no OE , através mais uma vez dos "velhos" aliados. Todos sabemos bem como chegamos a esta situação. Não é de agora, as coisas já estão complicadas há muitos anos. Quando no final do anos 80 e princípios dos anos 90, que tanto dinheiro veio da UE, foi realmente um descalabro, empresas, agricultores, cursos de formação profissional, etc. Pois é, e perguntamos onde está esse dinheiro que foi dado?! Quais os investimentos que foram feitos p/bem do nosso País?! Pois a resposta todos nós sabemos, ZERO!! Os investimentos foram em benefício próprio. Mas na hora da verdade é a doer, e essa hora chegou, mas chegou p/quem nunca usufruiu do dinheiro que veio da UE, agora temos que pagar, enquanto uns se passeiam com bons automóveis para cima de 50 mil euros, moram em casas que mais parecem palácios, compram tudo do bom e do melhor, e passeiam em tempo de férias,...outros coitados têm que pagar a factura, cada vez com menos ordenado, e mais impostos para pagar, e mais grave ficarem sem o Abono de Família dos seus filhos. E parece que ainda existem pessoas que não aprenderam a lição, continua-se a fazer despesas desnecessárias e ultrajantes p/ quem tem que esticar o ordenado. Outra coisa: há uns Portugueses que são mais iguais que outros, ou seja, uns com mais direitos e regalias do que outros. Penso que não é o que diz a Constituição, mas verdade entre o que está escrito na Constituição e o que realmente é a realidade, vão mais de cem anos luz. Pois é fiquem cientes de uma coisa, isto vai piorar ainda muito mais, eu, vocês e todos que pertencemos ao "POVO" vamos ter que atravessar este furacão, vamos dar imensas voltas e mais voltas, não sabemos quando vai ter fim, mas de uma coisa sabemos: Que quem sempre teve bem, vai continuar ainda melhor, quem sempre esteve mal, vai continuar ainda pior!!! Que Deus nos ajude a enfrentar o que aí vem...


De @Mota@ a 12 de Outubro de 2010 às 21:45
olha, olha diziam para ai que o GIL se tinha "vendido" e o tinham "silênciado", mas afinal o GIL, continua o MESMO!!!!!!!!!

força companheiro!!!!

Mot@


De carlosgil a 12 de Outubro de 2010 às 23:38
olá amigo Mota:
Sou eu, o Gil, como sempre.
Abraço


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido