Terça-feira, 14 de Setembro de 2010

souselalentejo ( Obra Núcleo Central – Praça da República ) Plátanos e Cipestres

            Vem o souselalentejo uma vez mais, dando a cara e falando por aqueles muitos que a nós se dirigiram nesse sentido. Estamos cá para isto  e reconhecemos que prestamos por Sousel, pelo menos uma voz activa independentemente do que muitos achem ou deixem de achar. Repetimos que este post foi-nos solicitado, referenciando apenas que deveriam ser esses mesmos a dar a cara pelo menos em futuros comentários neste blog, sem a “ capa” do anonimato.

            A obra do Núcleo Central – Praça da República (1.ª fase) | Sousel, queremos referenciar o seguinte:

            Todos se lembram do porquê de terem “ arrancado” por completo os plátanos em vários pontos do concelho. Exemplo disso é sem duvida a Escola Básica do 1º Cilo de Sousel, ao qual arrancaram essas  mesmas árvores, pensamos nós que pelo facto das mesmas terem causado prejuízo enorme ao piso  ( Calçada)  da mesma, pondo em perigo quem dos pátios se gozava, ( os alunos) pelas enormes raízes que as mesmas tinham. Ora se pensarmos que no Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro ainda hoje há quem viva com os problemas causados por essas árvores cujas raízes estragam esgotos, canalizações, calçadas e até quintais e os chãos das próprias habitações, facilmente chegaremos á simples conclusão que essas mesmas árvores não são as que devem ser plantadas na nova obra da – Praça da República, pois mais ano menos ano, haverá obrigatoriamente que substituir a calçada que nova e bonita está, por danos causados pelas mesmas. Os cipestres são bonitos sim senhor ,  não numa praça, mas sim num cemitério.

            Indignados estão a população de Sousel após observância da extinção dessas mesmas árvores em vários pontos do conselho e as existentes , estarem a causar enormes prejuízos dando como exemplo o Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro em Sousel, não poderem  esses mesmos moradores do mesmo , estar de acordo com a implantação  dessas mesmas árvores numa obra que todos acham  ser para durar anos e anos sem intervenção alguma que seja ao nivél de obras.

            Desta forma e porque ainda estamos a tempo de remendar e remediar todos os erros, pedimos encarecidamente a quem de direito que aja para bem do Município e que implante outro tipo de arvoredo que não estrague a obra em questão  daqui a uns poucos anos fruto das suas agrestes raizes.

            Muitos foram os que deram a sua opinião e perante as mesmas chegamos á conclusão de que o tipo de arvoredo que destacaria na nossa praça, na maioria das opiniões  seria a  Oliveira, uma árvore que poderá ser centenária, desde que cuidada e que muito representa a região quer em termos historicos  do passado, do presente e certamente do futuro.

            Ficaremos atentos á analise cuidada deste texto e deste pedido, tal como ficámos em relação ao exagero da altura  do muro em projecto inicial da praça,  em determinada faceira, que ,  e muito bem, o mesmo foi alterado de forma a que  os souselenses,  se sentissem familiarizados com aquele projecto , após a alteração, do mesmo.   

            Não queremos que pensem que o souselalentejo está a perseguir, ou sempre contra  seja quem for, simplesmente achamos que pela quantidade de munícipes ( pessoas, moradores, souselenses) que a nós se dirigiram no sentido de fazer este texto, também achamos que a vontade e ideias da maioria deve prevalecer em detrimento da ideia de uns poucos. Mais dizemos por vontade desses muitos que a nós se dirigiram,  os Bancos aos quais serão ou estão  para ser / ou colocados naquele local, não são os mais indicados desfocando por completo a beleza da referida praça de todos nós, não fazendo qualquer Souselense que se preze de o ser, familiarizado e enraizado com o ( futurismo ou o vanguardismo) de tais linhas  que em nada condiz com a ideologia central e histórica da nossa Vila. Pois muitos não entendem como ser possivel a obrigatoriedade de manter uma ( fachada) e chamada ZONA HISTÓRICA, quando a entidade que obriga a tal não respeita essa obrigatoriedade.Ficam as imagens para melhor Instropecção e estudologia do que se quer, ou do que se venha a querer.

souselalentejo

 

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 18:36
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
9 comentários:
De Maria Rosa a 24 de Setembro de 2010 às 16:36
Olá Souselalentejo,
Em primeiro lugar quero dar os PARABÉNS pelo BLOG, Bem haja.
Sobre a nossa Praça da República deveria o Organismo competente ser competente e não brinca. E seguir o plano tradicional.


De Anónimo a 17 de Setembro de 2010 às 13:54
O homem não tem mesmo gosto nenhum,essas árvores só servem para destruir.


De carlosgil a 17 de Setembro de 2010 às 19:10
Qual homen caro amigo?
V. Exa não sabe que cada projecto obdeçe a regras e aceitações pela Assembleia Municipal? O homen a quem V. Exa se quer referir, por acaso é Arquitecto paisagistico? ou Arquiitecto? Obvio que não é e claro que tem gente formada para estas coisas..........Mas......... Formação quer ao nivél de habilitações queo ao nivel pessoal, pena esses muitos estarem, áquem das expectativas,,,,,,,
sem mais
Carlos Gil


De Anónimo a 17 de Setembro de 2010 às 13:49
O homem é cada tiro cada melro,não acerta uma e ainda é muito considerado pela nossa população.


De anonimo a 16 de Setembro de 2010 às 12:30
Após uma ligeira observação, continuamos a verificar erros k pensamos ser d'aAlém! os bancos de pedras compridos nos parecem tumulos(campas!).O tipo de vegetação escolhida também não é feliz.Suponho k haverá neccesidade de inspecção interna.


De Anónimo a 15 de Setembro de 2010 às 14:21
Mantém-se as fachadas antigas, que se encontram mal conservadas... E depois aposta-se no estilo moderno na decoração da praça, em detrimento do que de bonito existia... Como a calçada em frente da Misericórdia!!!


De Anónimo a 15 de Setembro de 2010 às 12:56
Este projecto desde o inicio que tem sido polémico...
A questão do muro foi ultrapassada com sucesso, mas outras questões surgiram... Os bancos escolhidos não se enquadram na nossa praça!!! Embora bonitos, o estilo nada tem a ver com a calçada... As árvores escolhidas em nada favorecem o espaço, mas se as substituirem por favor não coloquem Oliveiras...


De @mota@ a 14 de Setembro de 2010 às 18:47
plátanos ???, são bonitos, fazem boas sombras, mas sinceramente, as suas raízes as suas folhas são uma chatice, porque não oliveiras ???

mota


De Mário Bernardo a 15 de Setembro de 2010 às 09:08
Faz todo o sentido as Oliveiras e da variedade Galega, uma vez que o concelho de Sousel ainda tem a maior área de Olival da variedade Galega, se calhar do mundo (desta variedade).


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido