Quarta-feira, 8 de Setembro de 2010

souselalentejo ( Novo Ano Escolar e algumas considerações)

 

            Falemos de Educação.

            Educação , sempre foram as “bandeiras” de vários partidos políticos em varias fases da vida Portuguesa.

            Mais um ano lectivo que está prestes a iniciar-se. A ansiedade aumenta a cada dia que diminui o tempo que falta para o seu início. Quer os pais quer os alunos  e acredito piamente que quer os Professores , ansiosos estão por esse inicio que não tarda em chegar.

            A politica de Educação ao qual durante anos e anos seguidos de atraso, imposta pelo ( Estado Novo )  ao qual muitos Portugueses nem acesso ao mesmo tinham, hoje em plena democracia vemos esse mesmo retrocesso, quer na imposição e obrigatoriedade das propinas e outros gastos aos quais os pais se vêm com dificuldades extremas em fazer face, ás despesas impostas pela Bandeira da democracia ( A educação) .

            Vemos o exemplo de alunos ( das novas oportunidades que, para fazerem o 9º ano, ou o 12º ano contam a história da vida pessoal, e após apresentação desses trabalhos ficam com as habilitações apropriadas  , para que o Estado / e ou Governo possa dizer, “combatemos a taxa de analfabetismo em Portugal”.O certo é que o analfabetismo está ainda presente quer tenham o 9º ano ou o 12º ano, pois de aprendizagem quer em conhecimentos científicos, quer em conhecimentos em cultura geral, quer nas mais diversificadas disciplinas que um aluno que frequenta o ensino normal, tem, esses acima referenciados, jamais poderão ter a não ser que estudem os manuais impostas pelas entidades responsáveis, em termos de matérias nas mais diversificadas disciplinas impostas àqueles que frequentam o ensino normal.   Quase idêntica a politica em relação ao desemprego. Os desempregados sujeitam-se a cursos de fachada, para que se possa dizer” há (x ) desempregados em Portugal”, sem que se diga que esses mesmos que frequentam esses cursos de fachada, são desempregados e deveriam contar como tal, e dizer-se que afinal, não há ( X ) desempregados mas sim (Y).

            Criaram-se programas de desenvolvimento tecnológico  com sob o lema ( Choque tecnológico) computadores Magalhães é um exemplo disso mas, o que verificamos? Que esses mesmos computadores adquiridos muitos a custo ( ZERO) estão a ser vendidos na feira da Ladra ou a nível particular. Faltou fiscalização e orientação.

            Por outro lado temos um ensino normal,  ao qual nós chamamos de ensino ( facilitista) pois chumbar um aluno traduz-se numa burocracia exagerada de impressos e justificações ao qual, no nosso tempo, certamente que não existiriam. E burocracia porquê? Porque há que não chumbar pois os “ números são muito mais importantes”  que a aprendizagem dos alunos. Números traduzidos em sucesso Escolar, que dá tanta felicidade a muita gente mas que quem tem noção do que está a acontecer nota que e alimenta a tese de que jamais os números poder-se-ão impor á verdadeira aprendizagem escolar.  Pessoalmente e porque tenho uma filha , digo o seguinte. Eu preferia que se a minha filha no caso de não estar preparada a transitar de ano escolar, que repetisse o mesmo ano, ao invés de transitar para o próximo, e porquê? Porque tenho a consciência de que mais tarde no caso de não estar preparada para um 10º ano ou mesmo para um curso Superior, certamente que frustrações haverão quer na minha própria filha, ( alunos)  quer em mim e na mãe ( pais) . Acho ter chegado a hora de cada um fazer um exame de consciência e um redobrado esforço de veracidade, de imparcialidade de sinceridade para verificarmos até que ponto estão os nossos filhos preparados para um verdadeiro e sério ensino ao qual, cada um, se sabe e estuda, transita para o ano lectivo seguinte, para quem não estuda e não sabe, não transita. Essa sim a justa e equilibrada politica de Educação que deveria ser imposta aos professores e responsáveis do ensino, ao invés do que chamamos de ( facilitismo) que em nada ajuda ninguém.

            Muito há a falar sobre o ensino. Pois se há alunos mal preparados que transitaram para o ano seguinte , também há professores muito mal preparados para os avaliar e trabalhar em prol da Educação. Essa também deveria ser uma bandeira ao qual todos deveríamos lutar, em prol de uma avaliação aos Professores. Uma avaliação a todos os níveis. Psicológico , metodológico e até comportamental, as principais vertentes de um bom ou de um mau Professor, e consequentemente de uma boa ou má preparação teórica aos alunos.

            Muitos são aqueles que se interrogam, após problemas escolares quer em relação a Professores quer em relação àqueles que desempenham funções laborais numa Escola, após serem apontados e permanentemente descritos como problemáticos, pois não são só os alunos que são problemáticos, há Professores e funcionários da comunidade Educativa que também o são, o porquê desses mesmos visados , após provas dadas pelos pais ou queixosos, estarem ainda a servir a comunidade Educativa , como sendo o cérebro intocável e consciente de todos os ( não)  erros cometidos? Bom, na altura em que a minha filha estudou no ensino Básico, não me silenciei nem sequer fui negligente ao ponto de ficar silenciado sobre as atrocidades e injustiças praticadas por determinadOS funcionárioS/ e ou Professores. E muito respeito tenho por aqueles que também não se silenciaram nem se silenciam em relação aos mesmos. Talvez seja por isso que algumas mudanças haverão este ano no primeiro ciclo do Ensino Básico. Dando já os nossos parabéns a quem coragem teve para intervir ( Escola) , denunciar ( Pais)  e agir (todos).

            Por ultimo e porque muito achamos que postes longos são (chatos) de ler , dizemos.

            Haja por mais que custe a muita gente, a urgente imposição a uma verdadeira reforma da Educação, pois podem crer meus amigos que quem pagará com tudo isto, serão os nossos filhos, simplesmente porque alguém disse um dia que eles eram inteligentes e os fez transitar ano após ano, sem que tivessem preparados para tal, pondo em risco o sucesso escolar de muitos deles.

Para consciência de todos.

            Desejamos a todos um bom inicio de ano escolar, quer aos alunos que respeitem e aprendam , aos pais que imponham Educação,  quer aos Professores, que instuam, quer a todos os funcionários ,   ao nível do trato a todos os alunos por igual , provando a isenção que devem ter, independentemente dos gostos mais acentuados de uns em detrimento de outros.

souselalentejo e colaboradores

 

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 15:01
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
19 comentários:
De carlosgil a 11 de Setembro de 2010 às 14:21
Caro amigo Joaquim Gil:
Desde já as minhas mais sinceras desculpas. E Porquê? Bom, Ninguém sabe tudo e eu não sei tudo tal como todos os blogers tudo não sabem. Cada dia que passa, aprendemos mais qualquer coisa. É ACHO SER HUMILDE ADMITIRMOS OS ERROS.
Ora bem. Passo a explicar.
Quando a suposta Sr.ª fez o comentário que repito, não foi ela que o fez POIS sei quem é o autor desse mesmo, EU, ao seleccionar comentários que estavam pendentes sem querer aprovei o dito comentário, emendando de seguida com a anulação do mesmo. Ora assim sendo naturalmente que V. Exa. muita razão tem em ter visto e recebido o mesmo na sua caixa de e-mail. Resumindo e para que fique claro, o comentário não foi feito pela Sr.ª em questão mas sim por alguém que problemas e atritos quer SEMPRE E SEMPRE arranjar. Agradeço ao amigo mota do canoonline que juntos estivemos a fazer experiencias nos computadores até chegarmos a esta conclusão. Fiz um mau juízo de si ao qual desde já e humildemente lhe peço desculpas por tal, deixando aqui o meu total apoio e apreço ao amigo Joaquim Gil que muito tem colaborado com estes blogs, canoonline e souselalentejo.
Abraço caro amigo e acredite que o que recebeu na sua caixa de correio não foi a Srª em questão mas sim, um senhor cuja sua na personalidade só sabe e quer , arranjar polémicas atrás de polémicas.
Agradecia caro amigo que me enviasse o seu e-mail para que eu lhe possa enviar uma mensagem ok?
obrigado
Carlos Gil


De carlosgil a 10 de Setembro de 2010 às 17:59
Caro amigo Joaquim Gil:
Já tinha respondido a um comentário seu que não foi aprovado...Acontece que tem outro para aprovar, em resposta a um outro comentário de uma suposta Professora que não foi ela que proferio tal comentário. Gostaria de saber como poderá responder a um comentário que não foi aprovado, pela certeza que tenho de não ter sido a autora do mesmo? como adivinha o amigo Joaquim Gil que esse comentário tenha sido feiro? No seu comentário que está por aprovar fala no nome dessa Professora...Explique-me como sabe que essa Professora escreveu esse comentário se eu não o aprovei? Vamos ser sérios?
Carlos Gil


De carlosgil a 10 de Setembro de 2010 às 16:16
Caro amigo:
Não aceitei o seu comentário em resposta a outro assinado por alguém cujas muitas duvidas tenho que tenha sido feito pela própria.
Ora sendo assim e lendo o comentário seu como resposta áquele a que me refiro, deduzo o que nem quero aqui dizer.
Como os comentários , quer o que foi assinado em nome de uma pessoa que não foi ela, tal como o seu em resposta, a essa mesma pessoa , não foram aceites, deixava-lha á sua coinsciencia do porquê da não aprovação dos mesmos .
cumprimentos:
Gil


De Joaquim Gil a 10 de Setembro de 2010 às 18:44
Amigo Carlos Gil, começo por pedir-lhe que tome nota, quando alguém dialogar comigo, verbal, ou por outro meio qualquer, tem de usar a seriedade, doutra maneira nada feito, certamente saberá que eu não inventei o comentário a que se refere, apareceu na minha caixa de correio, como tendo sido publicado no seu blog, quanto à Srª. Professora, existe, eu conheço-a e ela conhece-me a mim, agradecia que publicasse os comentários, se mesmo assim não acredita e se estiver interessado, eu mostro-lhe a minha caixa de correio. Um abraço


De carlosgil a 10 de Setembro de 2010 às 19:15
CARO AMIGO jOAQUIM GIL:
RESPEITO TODOS MAS TODOS OS SEUS COMENTÁRIOS MAS....VAMOS SER JUSTOS?
RECEBEU NA SUA CAIXA DE CORREIO........MAS FOI ACEITE ESSE COMENTÁRIO AQUI? NÃO FOI E NÃO FOI PORQUE CONHEÇO A SRª EM QUESTÃO E DIGO-LHE QUE NÃO FOI ESSA SENHORA QUE PROFERIO TAL COMENTÁRIO. SENDO ASSIM O E-MAIL É FALSO. IMAGINE EU FAZER UM E-MAIL TIPO EX:
JOAQUIM.GIL.CANO@SAPO.PT........E PASSAVA A ESCREVER COMENTÁRIOS EM SEU NOME......NÃO ERA CORRECTO. OU ERA?
Carlos Gil


De Mot@ a 11 de Setembro de 2010 às 13:37
Eu já ando nistos dos blogs a muito tempo e isto funciona assim sempre que o que comenta inserir nome e e-mail no comentário sempre que haja uma resposta ao mesmo, o proprio servidor envia uma resposta ao mesmo, mesmo que o comentário esteja moderado, por isso é normal que o amigo Gil do "Cano" tenha recebido essa mesma mensagem, mas atenção isso só acontece quando o comentador insere o e-mail na caixa a seguir ao nome, no entanto já aconteceu muitas vezes muitos dos comsntadores inserirem nomes falsos e utilizarem nomes de pessoas conhecidas, lembras-te amigo gil de um ou dois comentários em nome do Dr Artur e o mesmo nunca os ter feito.

Mot@


De ola a 11 de Setembro de 2010 às 13:59
ok...ok...


De Ana Gil a 10 de Setembro de 2010 às 15:12
Neste meu 2º comentário vou ainda referir, e ainda em relação a esta questão do ensino, vou referir, que hoje fui à escola e reparei com grande tristeza minha que cada vez + existem menos crianças no nosso Concelho, realmente constatei isso pela afixação das turmas. O nosso Concelho, como muitos outros, e devido á questão geográfica (Interior) temos uma população com muitos poucos jovens, e com uma grande maioria de pessoas mais velhas. Ou seja isto está também interligado ao facto que e num futuro próximo, mas mesmo actualmente, iremos sofrer graves consequências, pois se existem muitas pessoas em idade de reforma, são mais aqueles que recebem do que aqueles que descontam, para já não falar daqueles que nunca descontaram e nem estão a pensar em tal, isto é mto grave. Não há, nem tem havido por parte dos Governantes, maneira de inverter esta situação, e quando falo de governantes, falo desde presidente da república, até ao poder local, temos que começar a pensar bem este problema, como vai ser...há uns tempos atrás ouvi e vi uma reportagem num dos canais da nossa TV, que mesmo assim a situação ia-se equilibrando com os estrangeiros que cá trabalham, e que têm cá os seus filhos, mas mesmo assim só isso não chega.


De Ana Gil a 10 de Setembro de 2010 às 14:56
Neste sistema de ensino em Portugal tdo está mal, num País onde se diz que o ensino é gratuito, a verdade é que de gratuito nada tem. Todos os anos os Pais que têm filhos a estudar, no mês de Setembro se vêm "gregos" p/conseguir fazer face a tanta despesa escolar. As editoras fazem milhares de euros á conta dos pais, que coitados mtos deles têm que pagar os manuais escolares por 2 ou 3 vezes, isto é uma vergonha, as Associações de Pais de todo o nosso Portugal e Ilhas, deveriam unir-se e manifestar a sua revolta por tamanha vergonha. Há uns anos atrás havia 1 livro por cada disciplina, e todos eram devidamente utilizados, de há uns anos a esta parte existem por cada disciplina não 1, mas 2 ou 3 livros, e muitos deles não chegam a ser utilizados, que por exemplo foi o que aconteceu com os livros de 7º ano (ano lectivo transacto) da disciplina de matemática da minha filha, isto porque e 2º a professora a matéria foi alterada pelo Ministério da Educação, e sendo assim os livros da dita disciplina ficaram novos, ou seja nunca foram usados. Sabem muitos pais do que aqui escrevo, e do meu desabafo, o ano lectivo transacto foram quase 300 euros em livros, este ano foram 220 euros, isto que eu saiba não é ensino gratuito, isto é + uma vez "roubar" os que trabalham, e que tantos descontos fazem, afinal os nossos impostos vão para onde?! Ora aqui têm a minha resposta, vão para ajudar famílias que os filhos andam lá anos e anos sem fazer aproveitamento escolar, crianças ou melhor jovens que nada querem da vida, pois também já os seus pais assim foram e são, para famílias que têm imensos filhos, e que nunca contribuíram em termos de impostos para o nosso País, eu não vou escrever aqui se são A, B, ou C, quem ler vai entender. Isto é uma vergonha, o ensino é um roubo ao bolso dos pobres contribuintes, em muitos Países da Europa, nomeadamente, no Norte da Europa, o ensino é gratuito, claro para quem merece, os Pais também têm melhores ordenados, para além de que os jovens qdo vão p/as universidades há um apoio mto grande por parte dos Governos, são Países que levam o ensino a sério, por isso também o seu nível de cultura é mto acima do nosso. Têm que existir em Portugal Governos que saibam dominar e inverter esta situação, têm que existir um Ministério da Educação a sério, com pessoas que saibam aquilo que estão a fazer, basta, basta de uma vez por todas o Ensino tem que ser levado com seriedade, com metodologia, alguém disse o seguinte: " O melhor investimento que qualquer País do Mundo pode fazer é investir nas suas crianças e jovens".


De Maria Baiona a 10 de Setembro de 2010 às 13:33
Caro Gil, li com toda a atenção o artigo sobre o ensino no nosso país. Há que reclamar, há que fazer alertas, há que chamar a atenção aos educandos das falhas enormes que estão a acontecer. De que serve tranzitar de um ano para o outro sem saber nada? Fiz a antiga 4ª classe em Sousel e a admissão ao liceu em Portalegre. Tive sempre a mesma professora durante toda a Primária, era a Sra. D. Francisca. Professora super exigente e só passava mesmo quem sabia a matéria na ponta da lingua.Depois vim estudar para o Colégio das Dorotéias em Lisboa (outra instituição super exigente).Fui sempre boa aluna, nunca chumbei e era "barra" a matemática. Isto tudo para dizer que as bases que eu levava da Primária foram primordiais para o meu sucesso nos estudos. Não me vou alongar mais é só para deixar o meu testemunho.Abraço. Maria Baiona


De Maria Baiona a 10 de Setembro de 2010 às 13:31
Caro Gil, li com toda a atenção o artigo sobre o ensino no nosso país. Há que reclamar, há que fazer alertas, há que chamar a atenção aos educandos das falhas enormes que estão a acontecer. De que serve tranzitar de um ano para o outro sem saber nada? Fiz a antiga 4ª classe em Sousel e a admissão ao liceu em Portalegre. Tive sempre a mesma professora durante toda a Primária, era a Sra. D. Francisca. Professora super exigente e só passava mesmo quem sabia a matéria na ponta da lingua.Depois vim estudar para o Colégio das Dorotéias em Lisboa (outra instituição super exigente).Fui sempre boa aluna, nunca chumbei e era "barra" a matemática. Isto tudo para dizer que as bases que eu levava da Primária foram primordiais para o meu sucesso nos estudos. Não me vou alongar mais é só para deixar o meu testemunho.Abraço.
Maria Baiona


De Joaquim Gil a 9 de Setembro de 2010 às 09:51
O amigo Carlos Gil, tem toda a razão na análise global que faz do modelo de educação que temos no nosso País, que é realmente uma sementeira, cuja colheita não é nada promissora, essa opinião, qualquer um dos analfabetos que referencia, consegue credibilizar, quanto ao RVCC do programa Novas Oportunidades, penso que não tem o conhecimento suficiente, para afirmar que basta fazer uma história de vida e lhe é passado um certificado do 9º Ano, digo-lhe que passei por lá e para além do que afirma, também fiz testes de Matemática com equações e cálculos, testes de Portugês com Gramática e Cidadania, enfim, tiva de mostrar que a minha 4ª.Classe dos Anos 50, em parte, se equivalia ao actual 9º. Ano, é certo que não se aprende nada, mas temos de demonstrar que se sabe alguma coisa, tive também de fazer um texto elaborado, convenientemente, o que não é muito frequente ser feito alunos mais recentes, até essa história de vida, que desvalorisa, é muito importante, não pelo conteúdo em si, mas pela forma como é apresentada!


De Joaquim Gil a 8 de Setembro de 2010 às 23:28
O amigo Carlos Gil, faz aqui algumas apreciações que até esses analfabetos que aponta, conseguem credibilizar, sobre o sistema de ensino que se verifica no nosso país, há, porém, um assunto que aborda, do qual, penso, não ter o conhecimento suficiente, o RVCC do programa Novas Oportunidades, não é só fazer uma história de vida, é uma verdade que não se aprende nada de novo, mas eu, que passei por lá, fiz testes de Matemática, incluindo equações e cálculos, fiz testes de Português, com Gramática e Cidadania, enfim, tive de provar que a minha 4ª.Classe dos Anos 50, de algum modo, se equivalia ao 9º. Ano actual, muito importante, também me foi exigido que elaborasse um texto, convenientemente, o que raramente se verifica nos alunos da nova geração.


De carlosgil a 9 de Setembro de 2010 às 10:37
Caro amigo Joaquim Gil:
Nunca quiz fazer diminuir nada nem ninguém no que diz respeito ao Programa Novas Oportunidades, Interrogo-me é do seguinte:
Como tem a minha filha que andar 9 anos seguidos para ter o 9º ano, quando em apenas 2, 3 ou 4 meses o fazem outros? Não se chamará facilitismo e falso combate ao analfabetismo?
Carlos Gil


De Joaquim Gil a 9 de Setembro de 2010 às 12:06
Caro amigo Carlos Gil, desculpará a minha insistência, embora lhe dando toda a razão na generalidade do seu artigo, há umas contradições às quais tenho de reagir, diz não querer desvalorizar nada nem ninguém, mas também afirma, passo a citar; o analfabetismos está presente, quer tenham o 9º ou o 12º Ano, serei um desses analfabetos, que rejeito, e penso que está a ser radical, quem não é Doutor, é analfabeto, o Sr. sabe que é natural que cada cidadão se refira ao mesmo assunto, consoante o seu interesse pessoal, refere-se ao caso de sua filha e eu vou dar-lhe o meu, trabalho à mais de 20 anos na minha profissão, mas para ser responsável pelos serviços que executo teria de fazer o 9º ano, será que, segundo o seu raciocínio, teria de fazer agora nove anos de escolaridade?, nunca, ninguém poderá fazer termos de comparação entre o percurso estudantil de um jovem e as Novas Oportunidades, só peço que compreenda isso!








De carlosgil a 9 de Setembro de 2010 às 19:57
Caro amigo Joaquim Gil:
Basta ler os seus excelentes comentários para que não haja qualquer duvida de que o caro amigo de forma alguma seja analfabeto.
É força de expressão, já enraizada na nossa sociedade, transmitida por sucessivos governos. ( Taxa de analfabetismo) .
Contudo penso ter sido mal interpretado ou mesmo a expressão utilizada não ter sido a mais feliz. Contudo o essencial está no texto , daquilo que eu realmente queria fazer entender. Também não acho que só quem não é Dr. não seja analfabeto, pois como já tive oportunidade de dizer neste blog, muito poucos são os Doutorados quer neste concelho, quer neste Pais. Poucos são os que tiram doutoramentos.
Abraço
Carlos Gil


De Anónimo a 9 de Setembro de 2010 às 14:39
Olá

Concordo com o Gil. E ainda vou mais longe, que motivação têm as crianças para estudar durante tantos anos?? Afinal podem vir a falê-lo em mt menos tempo.



De Dina a 8 de Setembro de 2010 às 20:52
Parabens!
Grande poste aqui esposto com grandes verdades, concordo em pleno.


De Fernanda a 8 de Setembro de 2010 às 21:00
é a verdade..... falta formasão pessoal a mita gente já visto pelas custas da formação académica.
Fernanda


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido