Segunda-feira, 10 de Setembro de 2007

Mau tempo: Trovoada e chuva provocam inundações e estragos em Sousel

Inundações e árvores caídas foram algumas das consequências da trovoada, acompanhada de chuva e vento no dia 10-09-2007,atingiu várias zonas do Concelho de Sousel, Alentejo. Os bombeiros foram chamados para algumas inundações em habitações no concelho de Sousel.  Os Funcionários da Câmara Municipal de Sousel, não se pouparam em esforços para a limpeza das vias. O cenário repetiu-se na Terça-feira dia 11-07-07 causando de igual forma estragos visíveis a todos os níveis.

             
             

                  Estrada da Circunvalação                              Jardim Municipal

 

                       Jardim Municipal                                            Bairro Lopes

 

         Estrada da Circunvalação                                 Barreira do Santinho

 

       Estrada da Circunvalação                                  Estrada da Circunvalação 

 

                                          IMAGENS SOUSELELENTEJO


PUBLICADO POR: carlosgil às 23:05
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
24 comentários:
De Cidadão a 4 de Setembro de 2009 às 05:22
Caro amigo Gil, com todo o respeito, gostava que me explica-se qual é a sua capacidade de criticar os outros. Vê-se claramente na imagem cinco pessoas dando o que podem para tentar ajudar os outros, e o unico penssamento que ocorre na sua mente é recorrer da máquina para mais tarde criticar os outros pelo trabalho que fazem. Ora pensse bem se o seu gesto foi correcto.


De carlosgil a 4 de Setembro de 2009 às 18:24
Responder-lhe -ei se me disser qual acrítica que eu fiz .
abraço


De martins.faustino9@gmail.com a 12 de Novembro de 2007 às 15:35
Tinha em tempos ouvido dizer, com o desagrado com que costumo ouvir estes exagero bairristas, da boca de um bairrista de uma terra vizinha de Sousel que esta tinha sido criada pelo diabo num dia de ventania. Agora vem um bairrista de Sousel desculpar-se com as ventanias para justificar a barbaridade cometida contra os pobres dos plátanos da sua terra. Afinal, para que é que plantaram as pobrezinhas? Porque não escolheram outras que não precisassem de sofrer tal mutilação? E olhe! Diga lá à excelentíssima "boçalidade" que fez um inteligentíssimo comentário no seu “blogue” que nem sequer fumo tabaco quanto mais "charros" Peço-lhe que leia com mais atenção o "post " que tanto o irritou. A Senhora, porque em todos os sentidos, principalmente no da BOA EDUCAÇÃO, se trata de uma senhora, não ofendeu nada nem ninguém. Apenas acusou o hábito BÁRBARO , que agora corre como moda, de grande parte das câmaras (a sua não tem o exclusivo dos disparates), algumas da quais a dita SENHORA já tem denunciado , cortarem barbaramente as árvores, sem razão aceitável e sem proveito. Em nome do respeito e da boa educação que todos nos devemos: Faustino Martins.


De Pedro N. Teixeira Santos a 11 de Novembro de 2007 às 14:06
Exmo Senhor Carlos Gil,

Nas noite de temporal os acidentes podem ocorrer, é certo. A única maneira eficaz de os evitar a 100% seria cortando todas as árvores...mas não só! Retirando todas as telhas dos telhados; retirando todos os andaimes das obras e as gruas; cortando todos os postes de electricidade e telefone, etc.

Um dos principais problemas de Portugal...é que toda a gente tem opinião sobre tudo e toda a gente se julga "especialista" em todas as matérias!

As árvores são essenciais nas cidades e não apenas por efeitos estéticos. Renovam o ar e retiram da atmosfera gases poluentes, amenizam o clima e o efeito "ilha de calor" dos aglomerados urbanos (ainda para mais numa região como o Alentejo); ajudam à infiltração das águas pluviais, etc. etc,.

Tudo isto são evidências científicas. Tal como é uma evidência científica que uma poda mal feita é a principal responsável por acidentes como os que descreve, pois estas originam árvores debilitadas que produzem ramos frágeis que são mais facilmente arrancados durante temporais.

E não deixa de ser estranho que nos Estados Unidos e no Norte da Europa, países afectados por temporais mais violentos e frequentes do que os do Sul da Europa, não exista a tradição de decepar as árvores como em Portugal. Serão ignorantes? Serão suicidas que não sabem que as "árvores grandes" caem? Terão serviços de protecção civil mais incompetentes que os portugueses? Já agora, porque não cairão as sequóias da Califórnia com mais de 100 metros...não estarão a necessitar de uma poda à portuguesa?

A verdade é apenas esta: a maioria das autarquias portuguesas não tem profissionais do sector a gerir estas situações; escolhem mal as árvores a plantar e depois resolvem a questão à "lei da moto-serra"; como se podar uma árvore, tal como qualquer tarefa técnica, não exigisse elevado saber técnico...ou como se podar oliveiras fosse o mesmo que podar um plátano ou um choupo.

E a consequência depois é a que se vê: árvores deformadas que produzem ramos que ao menor vento são projectados para a via pública. E a culpa é das árvores e não de quem as poda de forma incompetente! Conclusão brilhante...

Por acaso um serralheiro saberá fazer uma operação ao coração? Então porque é que qualquer pessoa saberá podar uma árvore? Isto dá que pensar!...

Ao contrário do que pensa, ser a favor das árvores não é ser contra as pessoas ou a sua segurança. Antes pelo contrário!

Deixe-lho apenas duas das muitas sugestões de leitura que lhe poderia deixar acerca deste assunto:

http://dias-sem-arvores.blogspot.com/search?q=deixem-nas+crescer

http://dias-sem-arvores.blogspot.com/search?q=coimbra


Ou então que solicite informação junto da Sociedade Portuguesa de Arboricultura:
http://www.sparboricultura.pt/home.php



Agradecid pela atenção, sempre ao seu dispor,

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Santos, licenciado em Biologia


De dimas a 19 de Setembro de 2007 às 04:59
tenha cuidado sr presidente que andam para ai uns engenheiros,nao digamos engenheiros,digamos tubarões a tenta-lo fazer a folha,.....ir para o poleiro,como fizeram ao sabido....quando menos espera passam-lhe uma rasteira...ja vi este filme em algum lado...ja agora como é que um engenheiro da c.m.s. consegue fazer uma barragem ao fundo da avenida,que nem esgotos tem nem agua canalizada,é capaz é de ter já lá umas carpinhas ou axegâs,já nao é mau...e o prédio que o sr engenheiro fez a frente da bibliotéca...parece sabem o quê...sem palavras toda a gente sabe....mas é assim... ao menos conseguiram tirar-lhe o carro (citroên saxo).pois porque sendo para ele fazer serviço para a c.m.s.tudo bem,alêm de só saber passear,quer dizer gastar diesel,porque para ir para a caça, que vá a pé,pode ser que lhe alivi-em os neurónios e que consiga exercer o cargo que tem em condicões que bastante falta faz um engenheiro assim na c.m.s.,porque para fazer bonecos podem ir á pré primária que sao capaz de sarem mais bonitos,não acham.......fiquem bem e que esta terra ande para a frente,mas só pode andar quando tiver engenheiros com qualidades para o fazerem,nao montarecos que nemdesenharem projectos sabem.....


De Cidadão a 19 de Setembro de 2007 às 22:54
Boa Noite!

Aproveitando o tema, " Engenheiros", gostava que alguém com conhecimentos na matéria me esclarecesse uma coisa. Os engenheiros civis, desenhadores ou coisas parecidas que trabalham para a CMS podem ou não fazer trabalhos por fora???? Mesmo que assinados por outros claro????

Se alguém souber a resposta agradeço que esclareçam. Muito Obrigado

Cidadão


De Anónimo a 19 de Setembro de 2007 às 23:53
Claro que podem desde que tenham ordem do empregador.


De Cidadão a 20 de Setembro de 2007 às 00:01
Obrigado pelo esclarecimento.....

... E acha justo eles como funcionários públicos tirarem trabalho a outros que pagam devidamente os seus impostos a efectuarem esses mesmos trabalhos, penso que eles não deveriam ter essa autorização. Pois se quiserem trabalhar assim deviam despedir-se dos seus cómodos empregos de funcionários públicos e irem trabalhar por conta própria.........

A culpa neste caso e do meu ponto de vista é da própria lei que permite que sejam dadas essas autorizações sem nexo!

Cidadão


De Anónimo a 22 de Setembro de 2007 às 01:41
eng. não mas acessores ...


De dimas a 17 de Setembro de 2007 às 05:03
como está sousel?......tá como portugal.....uns com tudo outros com mesmo nada, uma comparação muito idêntica,nao acham....?aliás esgotaram não os tachos,mas as panelas de pressão,demoram mais tempo a cozer,ou seja ficam para sempre,sem qualificações algumas,é preciso é ser filho,enteado,ou que não saibam trabalhar...costuma-se dizer:não é preciso ser engraçado é preciso é cair em graça.então promovam cursos de palhaços pode ser que assim as pessoas que necessitem de trabalho o consigam.....


De Anónimo a 17 de Setembro de 2007 às 17:30
plenamente de acordo...nem mais.


De Anónimo a 17 de Setembro de 2007 às 19:25
PARA ISSO ESTÁ LÁ QUEM OS PÕE.


De dimas a 17 de Setembro de 2007 às 04:49
mostes(montes)servrm(servem)desculpem os erros


De Anónimo a 17 de Setembro de 2007 às 04:48
desculpem.emendo(mostes para montes e servrm para servem)obg.


De dimas a 17 de Setembro de 2007 às 04:43
é de lamentar que tenha acontecido ,mas onde ta a protecção civil da c.m.s....... se são aquelas pessoas nao tenho nada contra mas ao menos deviam estar devidamente equipadas para o fazer,alias pelo que sei a c.m.s. tem varias viaturas para estes casos, mas deviam estar em alguns mostes,porque?porqueservrm apenas para alguns senhores passearem........


De Anónimo a 17 de Setembro de 2007 às 17:28
Não...estavam sim ao cuidado de umas meninas que andam a tirar cursos e vão nos carros e combustivel da camara.


De Anónimo a 17 de Setembro de 2007 às 19:30
POIS PARA ISSO JÁ HA DINHEIRO.


De GIL a 15 de Setembro de 2007 às 23:47
Caros amigos:
Esclarecendo alguns ilustres pensadores que comentam neste Blog, quero faze-los lembrar que, só entra neste mesmo espaço quem quer. E quem quer entrar, sujeita-se a ler, comentar, ou simplesmente pesquisar. Ora, sendo assim, tenho o privilégio de postar aquilo que quero, que entendo e que acho que deva ser publicado. Devido à falta de sentido de humor e de senso democrático de alguns comentadores, que comentam de forma ofensiva, abusiva com o intuito de magoar os outros, senti-me no dever, de apagar alguns comentários que achei menos próprios, acobardados pelo anonimato. Sousel e algumas bem poucas, das suas gentes, devem de uma vez por todas, aceitar a critica construtiva, sem que com isso se achem no direito de ofender os outros. Essas poucas pessoas, às quais, o 25 de Abril ainda não lhes chegou a casa, pois possivelmente algumas até nasceram depois dele, da minha parte terão a ignorância reforçada, até que elas mesmo cresçam na sua própria formação pessoal, que a meu ver é quase inexistente, pois não conseguem ter o discernimento de separar o maldoso, o sério, a ironia, a verdade, o humor, a critica , a brincadeira etc…etc…etc…Qualquer comentário que eu ache menos próprio, será de imediato apagado. Relembro que eu, Carlos Gil, ao postar seja que assunto for, não me acobardo em anonimato, até porque o dono do Blog, sou eu próprio tal como todos sabem. Se alguém quiser criticar a minha postura, terá de o fazer nos moldes em que eu o faço. Bem e sempre identificado.
Carlos Gil


De Maria a 14 de Setembro de 2007 às 11:10
Amigo, foi uma tristeza, estas tempestades, infelizmente falta-lhe referir, na área da agricultura, pois, por onde passou arrasou com tudo, e até houve inundações em casas particulares.


De GIL a 14 de Setembro de 2007 às 11:50
TEM TODA A RAZÃO. A AGRICULTURA TAMBEM FOI FUSTIGADA PELO MAU TEMPO. FELIZMENTE, QUE ALGUNS AINDATÊM SUBSIDIOS AO QUAL PODEM RECORRER E OUTROS TÊM SEGUROS QUE ACCIONADOS ATENUARÃO OS PREJUIZOS.
GIL


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido