Sábado, 26 de Junho de 2010

souselalentejo ( Post a pedido de colaborador)

 

A pedido de António José Casqueiro

 

 

            Meus amigos:

Todos sabem que sou colaborador do souselalentejo. Gosto de saber que há quem tente por algum meio falar o que lhe vai na alma. Estou acostumado a faze-lo em decimas, nos encontros de poesia popular.

Estive presente nas Marchas Populares, e fiquei agradado com o que vi e ouvi. Pena é que o som, não tenha sido o melhor.

Escrevo agora porque acho que o devo fazer independentemente do que todos achem ou não.

Quando estava á espera que se iniciasse o desfile das marchas, reparei numa carrinha cuja publicidade dizia, ULSNA, Município de Gavião. E pensei. Mas para que servirá esta carrinha? Cheguei a uma conclusão. Essa carrinha era para prestar os 1ºs socorros caso surgisse algo inesperado neste desfile. E interroguei-me…Mas, haverá algum médico lá? Obtive a resposta …Claro que não. E logo pensei mas, se não há um médico, se só há lá dois  enfermeiros , que vieram cá fazer? Do gavião para Sousel, muitos quilómetros são percorridos. Muitas horas a pagar ao condutor, muitas horas a pagar aos enfermeiros. Resumindo, em caso de necessidade de 1ºs socorros pergunta-se, que fazem então as ambulâncias dos Bombeiros na festa? Será que os mesmos não estão preparados para os 1ºs socorros? É QUE OS BOMBEIROS TÊM CURSOS PARA PRESTAR ESSES 1ºS SOCORROS.

Bom, Não quero acreditar que, se fechem Centros de Saúde , a troco de uma carrinha. Não quero acreditar que os utentes passem mais de 3 horas á espera de uma injecção ou á espera de uma simples medição de tensão no Centro de Saúde, quando há outros a passear. Falo em causa própria. A minha mulher esteve mais de 3 horas á espera que lhe medissem a tensão. E foi mandada para casa , pela médica, sem que a tivessem medido. E sabe-se que uma enfermeira foi mandada ir para outro Centro de Saude. Também não poderá servir de resposta " temos pouca gente", pois se foi mandada embora é porque ha gente que chegue, então Pergunto…Onde está o bom-senso? Onde está o profissionalismo? Onde está a vontade de trabalhar? Diz-se nas urgências que já não há urgências e que a enfermeira não se pode responsabilizar nem fazer as vezes do médico mas…no caso da carrinha já podia? Em tempos de crise manda-se uma carrinha de cuidados médicos para umas marchas populares? Quando houver uma garraiada , quando efectivamente houver perigo, poderá fazer falta, mas com médico . Agora para umas marchas populares? Ainda estive para dizer á minha mulher para lá ir medir a tensão, pois escusaria no dia seguinte de estar horas á espera no Centro de Saúde por esse serviço. Mas depois pensei. Não vale a pena , pois afinal, o que o Estado quer é fechar as urgências e para “ Inglês ver” dispõe de uma carrinha sem médico que economicamente sai mais caro quer em horas, quer em desgaste, quer em combustível, em detrimento de abertura do centro de saúde que seria isso sim uma mais valia para a população E MAIS BARATO.. Espero que numa oportunidade, não me venham dizer no Centro de Saúde que não há medico para resolver uma eventual urgência, e que a enfermeira nada pode fazer nem resolver, que levarão logo como resposta…e na carrinha que esteve parada nas marchas ? Já podem actuar sem médico??????

Acordem.

António José Casqueiro


PUBLICADO POR: carlosgil às 22:55
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
7 comentários:
De vencerei a 30 de Junho de 2010 às 09:34
Boa camarada Tónio Zé, sempre sem papas na língua , muito bem metida sim senhora!!!
Só não estou de acordo é com a falta de pessoal no Centro de Saúde , com os médicos pode-se verificar, porque têm que exercer nas extensões de saúde , embora quanto a mim a qualidade não seja a melhor, vale mais um enfermeiro com a tarimba dum hospital civil dum grande centro hospitalar do que um médico da pasmaceira. Os enfermeiros vejo-os muito é dum lado pro outro, o que se depreende que são demais.
Se me referir á atenção e relações humanas, pela minha experiencia, somos muito melhor atendidos num hospital civil em Lisboa, onde vão centenas de pessoas e ninguém nos conhece.


De José Lebre a 29 de Junho de 2010 às 17:24
lollollollollol, quero ver agora com um em cada freguesia onde é que vão buscar médicos?


De Anónimo a 29 de Junho de 2010 às 11:41
Pois foi bem observado e bem comentado.
Se calhar o melhor era porem tb a dita carrinha a porta do Centro de Saúde de Sousel visto que raramente existe medico presente , é uma vergonha mas os culpados tb somos nos utentes que não fazemos nada. Porque se os médicos se vão embora e mais nenhum quer vir para este Centro de Saúde Alguma coisa esta mal.


De João Manuel a 28 de Junho de 2010 às 18:56
Para já os meus Parabéns por este artigo. Toda a gente reparou na tal carrinha
mais

Para já os meus Parabéns por este artigo. Toda a gente reparou na tal carrinha. Municipio do Gavião. Mas ninguém chegou a perceber o que veio cá fazer. Também é verdade que estava a Ambulancia dos Bombeiros. E esses teem cursos de primeiros socorros. Penso que os Bombeiros agora não devem sequer sair com a ambulancia para estes eventos, pois se ha uma carrinha a fazer esse senviço, para que servem os Bombeiros?
Haja dinheiro.
João Manuel


De Anónimo a 28 de Junho de 2010 às 16:16
Bem observado
Bem escrito...
Enfim é o que temos.


De Maria Manuela Santos a 28 de Junho de 2010 às 00:47
Realmente é verdade. Já agora gostaria de saber quanto ganham esses profissionais por essas horas todas. E também quantas pessoas recorreram a essa carrinha? Já agora também se pergunta o seguinte. Será que esta carrinha fará apartir de agora o serviço dos Bombeiros? Prestar os 1ºs socorros e transporta-los para Portalegre?
Maria Manuela Santos


De Ana Rosa Gil a 27 de Junho de 2010 às 11:59
Assim se gasta o dinheiro deste País, aliás assim se gastou e continua a gastar dinheiro que o nosso País não tem!!! A nossa situação é péssima, não sabemos mto bem p/o que estamos ainda guardados, e depois continua-se a gastar-se dinheiro em coisas desnecessárias, há que estabelecer prioridades, sem dúvida que as prioridades são as PESSOAS, pessoas que começam a passar grandes necessidades a nível de cuidados de saúde, alimentação, vestuário, etc. , bens essenciais. Continuo a não perceber certas coisas, aliás penso que andamos todos a dormir, o Povo Português tem que acordar e saber quando é hora de poder dizer basta, basta de "gozarem" com a nossa cara, vamos realmente estabelecer regras e saber o que é importante!!!


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido