Quarta-feira, 23 de Junho de 2010

souselalentejo ( População descontente )

 População da Freguesia de Sousel , descontente com  a nova obra do Núcleo Central -  1ªfase de  construção da Praça da República. Segundo a opinião de alguns munícipes, o muro construído, está exageradamente alto, tapando por completo a visibilidade de toda a praça, edifício dos paços do concelho e casas circundantes da mesma. Alguns populares já o baptizaram de muralha da china, outros, de muro de Berlim. Segundo a população, ainda é possível intervir no sentido de alterar esta mesma estrutura,  rebaixando esse mesmo muro em cerca de 50 a 60 centimetros e dar continuidade á gradaria apresentada no projecto . A gradaria ao invés do muro, restituíria a visibilidade total de toda a praça. Nesse sentido, Apela-se á Câmara Municipal de Sousel e aos seus responsáveis se possível que actuem nesse sentido, ou noutro que acharem por bem e conveniente fazer.

Souselalentejo

 

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 00:32
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
23 comentários:
De vencerei a 28 de Junho de 2010 às 09:12
O prejuízo já está feito, o preço do estudo e da planta, mais a execução, porque mais tarde ou mais cedo ser agora ou o próximo executivo, alguém vai ter que demolir e repor a legalidade. Sim trata-se de uma legalidade, aqui não está em causa o gosto de cada um, mas que há pessoas de fraco gosto, há, passar por tantas mãos e por tantos olhos e fazer-se semelhante aberração , caramba.
Mas esses mesmos olhos, será que não vêm o estado em que estão os edifícios das antigas escolas primárias, será que não vêm que o posto da GNR não tem quaisquer condições e jeito de ser um posto digno?
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

O prejuízo já está feito, o preço do estudo e da planta, mais a execução, porque mais tarde ou mais cedo ser agora ou o próximo executivo, alguém vai ter que demolir e repor a legalidade. Sim trata-se de uma legalidade, aqui não está em causa o gosto de cada um, mas que há pessoas de fraco gosto, há, passar por tantas mãos e por tantos olhos e fazer-se semelhante aberração , caramba. <BR>Mas esses mesmos olhos, será que não vêm o estado em que estão os edifícios das antigas escolas primárias, será que não vêm que o posto da GNR não tem quaisquer condições e jeito de ser um posto digno? <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Serã</A> que com um bocadinho de imaginação e de vontade, não é preciso tanto dinheiro assim, não demoliam até ao nível do solo, o monstro da parede da rua do Castelo, para tornar o quintal publico, e com arranjo paisagístico ? <BR>E a obra de Santa Engrácia da parede o jardim? é preciso consultar historiadores/arqueólogos para se saber que a parede não é do castelo? basta ouvir pessoas ainda vivas, para se saber que ali, à cerca de 70 anos, no prolongamento do corredor da Junta e do Posto da GNR era uma escada que poderia ser reposta, para acesso à Avenida, com mais uns arranjos, principalmente acabar com a s floreiras na parede, que está a estragar a cada dia que passa. <BR>Enfim, continuamos entregues à bicharada!


De Ana Rosa Gil a 27 de Junho de 2010 às 12:06
Eu pessoalmente gostaria de ver a nossa Praça da República a imitar como estava antigamente nos meus tempos de criança, era tão bonita!!! Tenho pena que não se tenha feito assim, como o antigo, na minha modesta opinião, e sem querer ofender ninguém, pois não é essa a minha intenção, ficaria mais bonito e de acordo com a zona histórica onde se encontra.


De margarida a 25 de Junho de 2010 às 15:31
Bem, fiquei "sem pinga de sangue" quando passei pela primeira vez na nossa Praça da República(digo primeira vez porque há muito não passava lá). Como aquele não é sítio normal de passagem para mim, visto que trabalho em évora, então não tinha ainda percebido que tipo de obra se estava a realizar, realmente ja tinha reparado nas obras quando entrava de carro na minha rua, mas nunca pensei que fosse algo assim.MAs só depois de ver as fotos no site souselalentejo e comentado em casa, dei-me ao trabalho de passar lá de propósito.Qual não foi o meu espanto quando vi que do lado oposto ao café da dona Ricardina não se via nada.É inacreditável dar-se um parecer positivo a tamanha aberração, chamo aberração porque tira completamente a visibilidade de toda a praça, seja de que lado for.Espero bem que a obra seja reparada, para melhor, e que essa reparação seja em benfício do povo de Sousel e não dos engenheiros e arquitectos.Só tenho uma dúvida, quando fazemos uma obra nas nossas casas, há certas coisas que não podemos fazer porque não condiz com a estética da vila; nesta obra onde está a ESTÈTICA da Vila?foi tida em conta a ESTÉTICA da vila?é que fazendo uma breve revisão aos edificios da vila não estou a ver nada parecido. mas se houver façam-me o favor de avivar a memória, porque não me estou a lembrar.
E na minha opinião, obras assim tiram-nos algum do valor histórico, cutural e patrimonial que Sousel tem, e isso é algo que se perde com muita facilidade, mas que custa muito a ganhar.


De Anónimo a 25 de Junho de 2010 às 15:01
Os comentários já publicados não nos conduzem a uma solução... Por isso, a alternativa será recomeçar e recuperar a estrura inicial da Praça!!!
Lembrando que devemos conservar o nosso património...
Pensem nisto!!!


De Anónimo a 25 de Junho de 2010 às 14:56
É um caos olhar a Praça...
E compreendemos quem lá mora!
Sousel está uma desgraça...
Ajudem-nos sem demora!!!

No outro projecto nem falamos,
Pois vai ter o mesmo fim!
Não se enquadram onde estamos,
Sousel não era assim!


De vencerei a 25 de Junho de 2010 às 11:10
Mas será que a praça precisava de uma obra desta natureza? será que a praça com menos de 1/4 do dinheiro que está a ser enterrado e muito mal enterrado, não seria melhor estar como estava, apenas com um simples arranjo paisagistico,com melhor iluminação, será que a câmara não merecia, uma iluminação com luz indirecta?mudança do tipo de arvore, talvez oliveiras como lá estavam à 30 anos e o chão com o bordo em pedra e o resto com calçada á portuguesa. Ficava resolvido e bem resolvido.
O que está a ser feito, não é preciso ser muito inteligente para ver que é uma obra projectada, utilizando a teoria da Faculdade, retirada dos livros e não por quem vive a nossa terra, o que deveria ser reposto vamos cair no mesmo, vai ficar com um pavimento importado , que vai retirar o valor a toda a envolvente.
Não entendo é o IPPAR e a DGEMN que deixam licenciar esta obra, ou será que não é uma zona histórica?o Pelourinho , a Igreja Matriz o edifício dos Paços do Concelho.
Quanto a mim, ao contrário dos meus caros colegas críticos construtivos, rebaixar o muro não chega, e a mobilidade? quem sai da câmara e se desloca para o outro lado da praça. tinha uma escada, que facilitava o trajecto e agora tem de andar às voltas, e espero que os livros onde se basearam a arquitectura e os projectistas , não se esqueçam dos deficientes.


De Teresa Velez a 25 de Junho de 2010 às 04:26
Desde já agradeço ao amigo Zé ter pedido colocação de fotos e ao mesmo tempo ao Gil de as ter colocado assim vamos conseguindo saber o que se passa na nossa terra e não é de todo agradável mas como a minha curiosidade se tornou grande acabei neste momento de visitar o site da câmara e verificar então a antevisão final do projecto nem por isso mudei de opinião e não concordo nada de que irá ser um local mais atractivo.


De Leonor Dordio a 24 de Junho de 2010 às 22:51
Concordo com a opinião e deixo também o meu apelo! Não entendo o que motivou os responsáveis , para mandarem erguer aquela muralha ! Alem de não ter qualquer enquadramento no espaço onde está implantado e tirar toda a beleza à Nossa Praça, deixa "entaipados" todos os que estão do outro lado! O que fez a D.Ricardina para de um dia para outro lhe pregarem com um muro à frente da porta, retirando-lhe todas as condições e privando-a de usufruir de um direito que é seu? No mínimo deixem a Senhora ver o Sol e a Lua, não ? Espero que as vozes de Sousel cheguem aos ouvidos de quem possa "remediar esta aberração"! Ficará menos mal se derrubarem "aquilo" e no seu lugar, colocarem a mesma grade que aparece no projecto!
Leonor Dordio


De Ze Piteira a 24 de Junho de 2010 às 19:56
Pelo que posso visionar , acho que não é enquadravel esse muros se ficarem nessa altura ,pelo que não concordo, mas será assim tão dificil olhar o postal de Sousel e fazer esse enquadramento !
Será ser original , ou é para não ferir a suceptibilidade de alguém .... gostaria que a maioria dos Souselenses gostassem .


De carlosgil a 24 de Junho de 2010 às 21:55
Agradeço de coração ao amigo Zé Piteira , a sua colaboração nos comentários que faz, sem que recorra ao anonimato. Obrigado Zé Piteira.
abraço


De Ze Piteira a 28 de Junho de 2010 às 12:18
Obrigado


De Teresa Velez a 24 de Junho de 2010 às 03:51
Nem estou a acreditar nas fotos.Como é possível ser aprovada uma obra assim.Espero que não seja concluída e que tudo se resolva.


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido