Segunda-feira, 31 de Maio de 2010

souselalentejo ( Dia da Criança)

DIA DA CRIANÇA ... 01-06-2010

           Um dia houve em que nos apercebemos que a vida existe. Um dia apercebemo-nos que existimos. Que somos alguém. A vida a morte, o insistente porquê de tudo, surgiu.  Esse dia em todos nós aconteceu … Parece que foi ontem. Ontem mesmo corria, saltava, brincava e tinha como minha maior referencia , os amigos que me acompanhavam, onde o meus herois eram o meu pai e os amigos. Aconteceu com todos nós. Foi ontem. Parece que foi mesmo ontem. Um dia houve em que sem  que eu me interrogasse sobre o que estaria a acontecer, vi-me a abraços com um ser, eu próprio,  que outros denominavam de criança. Parece que foi ontem.  Um dia houve em que alguém me chamou  de criança, de sensivel , de pequenino.

Um dia houve em que eu  sem me aperceber , alguém  chamou-me jovem. Um jovem humilde e simples, irreverente, um jovem, “ bom rapaz” um jovem batalhador , um jovem , persistente e teimoso..

          Um dia alguém ao chamar-me de jovem, vi, que já não era o                          pequenino, o sensivél,  a criança que antes me tinham chamado.            Um dia apercebi-me que já não era a criança que brincava, que saltava e cuja felicidade estampada no rosto, sempre sorridente , fazia dos meus pensamentos um mundo alegre , risonho e feliz. Um dia houve em que o jovem que passara a ser, após a fase de criança, já alguem denominava de rapaz, O rapaz que enverdava na sua personalidade um ser , cujo mesmo se distanciara da infantilidade e da sua juventude. Um dia houve, em que alguém disse…”  homem, trabalha para teu bem, homem sê o amanhã”. Lagrimas de desgosto cairam na  minha face, por aperceber-me que , o jovem que pensava ser, deixara de existir e passara a ser o homem da casa, da familia, do trabalho. Parece que foi ontem. A proferição de “homem” fez-me reviver quer os tempos de criança, quer os tempos de adolescente quer os tempos de jovem…Que hoje já não sou.

Todos nós passámos por isto, todas as crianças irão passar por isto, todos os jovens passarão por isto. Já não temos o aconchego , a ternura o mimo que outrora tivemos. Agora temos que retribui-lo aos nossos descendentes que , quer queiramos que não, mais cedo ou mais tarde, ver-se-ão a abraços  confrontados com a sua própria individualidade , com as mudanças que eu jamais gostaria que tivessem acontecido em mim. Em nós…Mas  aconteceu.

               É  a vida, o passado, o presente e o futuro. Mas é a vida . E sobre a vida, quer queiramos ou não, só nos resta ver passar o tempo para que o proprio tempo no futuro nos diga e nos traga, o que já não somos mas o que um dia futuramente nos trará, no seio familiar, um outro alguém que possamos ser a referencia e os herois desse alguém , tal como um dia no passado bem recente, todos nós nos referenciamos e vivemos. Iremos ser o alguém que dirá ás nossas crianças , pequenino, e que os mima. Seremos alguém que um dia  dirá aos  aos nossos jovens, trabalha , és o futuro do amanhã , e que mais tarde diremos , estás um homem… Por mais que custe a todos quer a dize-lo, quer a aceita-lo…A vida é isso mesmo.

Carlos Gil


PUBLICADO POR: carlosgil às 21:42
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
4 comentários:
De Ana Gil a 3 de Junho de 2010 às 17:09
Hoje chorei ao ler este texto, chorei de tristeza, alegria, saudade, acho que principalmente por mtas saudades. Saudades do meu tempo de criança, qdo eu pensava que tudo ia ser sempre fácil, que o sentimento que existia + forte era o amor entre todos os seres humanos, mas chorei principalmente pelos meus Pais, porque nessa altura eu pensava, aliás como tdas as crianças, que "Eles" são Eternos. Chorei de saudade, tristeza porque afinal um dia entre mtos dias descobri que nada era como eu pensava, mas também chorei de alegria porque sei que apesar de todas as dificuldades que os meus Pais tiveram p/me criar, eu fui uma criança feliz, mto feliz! Tenho saudades da minha antiga Rua Nova, dos meus vizinhos, mtos já faleceram, a todos ELES quero dizer que em parte a minha infância feliz se deve também ao facto de terem participado dela! Os meus antigos vizinhos, a minha madrinha, continuam a tratar-me carinhosamente por Anica e alguns por Anita, se soubessem como fico feliz por me chamarem assim com carinho...Dizem que recordar é viver, então é verdade, qdo lembro a minha infância, a minha adolescência, eu estou a viver de novo um tempo mto feliz!
O tempo passou, passou tão depressa que dei por mim com 40 anos, Meu Deus 40 anos!!! Mas eu sinto sempre, mas sempre dentro de mim um pouco da menina que fui, sinto sempre um pouco de criança em mim, e isso é bom, porque o melhor que existe no Mundo são as crianças!!!
A Vida sempre se renova, a Vida por muito dura que seja, com muitos obstáculos, sofrimento, etc , sempre se renova, e renova-se em muitas coisas, a minha posso dizer que se renovou na minha FILHA!!
Quero também deixar um abraço e um beijinho mto grande a todos os meus amigos de infância e adolescência, mtos deles continuam a fazer parte da minha actual vida, a todos VOCÊS OBRIGADO POR EXISTIREM!!!
A ti Carlos Gil, meu marido, meu amigo, meu companheiro de luta nos últimos 18 anos Obrigado por continuares a partilhar a tua Vida comigo!!!


De bombeiro a 3 de Junho de 2010 às 12:09
escreves muito mas não dizes rigorosamente nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


De carlosgil a 3 de Junho de 2010 às 14:37
Será talvez pela pouca ou nenhuma formação que V. Exa tenha, que faz com que não entenda RIGOROSAMENTE NADA, do que leu?
abraço


De maria joaquina peças a 8 de Junho de 2010 às 17:51
esse bombeiro nao entendeu nada coitado deve ter cerebro fraco ...pois olha amigo eu entao entendi tao bem que bebi as lagrimas ao ler o texto, pois so desejo que daqui a 40 anos tu possas ler o mesmo texto, eu ja nao porque ja ca nao estou ..beijos para ti e para tua esposa e tua filhota muitas felecidades


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido