Terça-feira, 2 de Março de 2010

souselalentejo ( Desabafos)

 

Caros amigos:

         Sei que mais uma vez serei o mau da fita mas...

         Já há muito que não escrevia o que na alma me vai passando.

         É  hora de escrever. É hora de teclar o que na alma me vai sem que, na alma , nasça a pesada consciência do estar  e escrever bem ou mal, se estou a escrever a favor deste ou daquele. Apenas escrevo e escrever é passar para o papel , o que na minha mente, se demanda escrever.

 Escrever , ler, faz, fez e sempre fará bem á alma , por mais que muitos não gostem de o fazer.

         A vida é como que uma constante luta. Houve tempos em que os nossos avós, os nossos pais, se sacrificaram para que hoje, sejamos o que somos. O nada que hoje somos foi o sacrifício do passado, pelas mãos dos nossos antepassados. Passados anos de intensa luta pela sobrevivência, passados longos anos pela subsistência, passados longos anos pela sobrevivência, hoje, os mesmos que tanto lutaram para que os seus, sejam o que são ou seja, nada, , hoje, estão sozinhos, abençoados pela solidão, pela tristeza, pela melancolia.

         Houve alguém que um dia destes disse-me que o melhor negócio para o Alentejo interior, para o Alentejo esquecido, eram os Lares de 3ª idade. Fiquei pensativo por breves minutos, interrogando-me sobre o que me fora dito e chegando á triste conclusão da verdade que muitos ignoram mas que certamente também e muitos estarão de acordo com tal observação, fiquei estupefacto com a tristeza que é de saber que a verdade, é que os lares estão e farão destas terrinhas o maior negocio de um Alentejo que um dia foi o alicerce da economia do pais, com os seus produtos agrícolas, com as suas colheitas e que hoje…Simplesmente nada são. Um misto de tristeza e de certeza, abundaram na minha mente como que se se fizesse luz sobre a realidade da vida que teima em ninguém querer recordar o passado, o presente e o futuro.  

         Quero deixar aqui a minha indignação ao saber que neste Alentejo, o tal esquecido que teimo sempre em não fazer esquecer, existem obras de construção de lares, para a terceira idade, a preço de Ouro. A preço que muitos e muitos jamais poderão pagar para que tenham uma velhice digna, uma velhice de qualidade uma velhice merecedora de todo um passado de intensa luta . Luta para que a sociedade não fosse  o que hoje é. Luta para que hoje, sejamos aquilo que somos. Luta por aquilo em que eles , coitados, sempre acreditaram que um dia fossemos…JUSTOS. E será que somos justos quando se fazem lares cujos preços eles próprios, não podem pagar?  E será que somos justos quando há obras de construção de lares , cujos custos jamais poderão ser pagos por aqueles que sempre trabalharam em prol de uma sociedade cuja temática sempre se prendeu com igualdade, amizade e partilha com o próximo? Será justo que simples analfabetos que de escrever simplesmente só sabem afincar o seu nome mal escrito em papel perfurado pelo afinco da força da sua assinatura sejam os que estejam á frente de instituições de solidariedade social? Que habilitações têm os que á frente estão de tais instituições? As mesmas que um dia terão de decidir sobre a entrada ou não de uma pessoa , de um ser humano, de um idoso para o lar de terceira idade? Será justo que tenham que pagar centenas de euros para poderem ser tratados com a dignidade , a mesma que eles próprios deram aos que hoje têm relevo na nossa sociedade á custa do seu suor, do seu esforço, da sua vontade da sua luta? Não sei caros amigos , só sei que a sociedade jamais será justa para todos aqueles que deram de si, àqueles que mal ou bem, têm relevo na nosso sociedade. Será  justo , o pagamento de centenas de euros para que um nosso idoso, seja tratado com a dignidade , com que todos nós hoje exigimos para nós proprios da sociedade? Não sei , sinceramente acho que o dinheiro, o poder, as posses, são mais e muito mais relevantes que , o pensar de um  passado, que na história ficou , mal ou bem abençoado, por um olhar cabisbaixo, triste e melancólico de quem um dia foi alguém e que hoje…é simplesmente …VELHO…

 

Uma ideia louca... Por um louco cibernauta...

Que a Santa Casa da misericórdia de Lisboa, dê 50 por cento dos prémios de jogo, para as vitimas da Madeira.

 

 

 

Que a Igreja doe 50 por cento de toda a facturação do mês de Fevereiro , das oferendas de todas as igrejas e santuários para as vitimas da Madeira.

 

Sempre o mesmo …

 Carlos Gil


PUBLICADO POR: carlosgil às 21:48
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
7 comentários:
De José Lebre a 3 de Março de 2010 às 09:31

"...Será justo que simples analfabetos que de escrever simplesmente só sabem afincar o seu nome mal escrito em papel perfurado pelo afinco da força da sua assinatura sejam os que estejam á frente de instituições de solidariedade social?"...


De carlosgil a 3 de Março de 2010 às 13:37
Caro amigo:
Se reparar eu começo o texto assim:
"

Caros amigos:


         Sei que mais uma vez serei o mau da fita mas..."


 


Eu sabia que seria apontado e que seria questionado pelo mesmo texto.


 


Responderei assim:


Por acaso alguém que não sabe escrever como se chama? Alguém que não sabe ler como se chama?


 


No dicionário chama-se ANALFABETO.


 


Basta fazer uma simples reflexão E VERIFICAR QUEM NESSAS CONDIÇÕES ESTÃO EM CENTENAS DE INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE SOCIAL.


 


SEM MAIS


 


CARLOS GIL



Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido