Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2010

souselalentejo ( Pousadas de portugal Agencia lusa)

Menos de 24 horas após a postagem do souselalentejo sobre a Pousada de São Miguel, também a agencia lusa traz a lume noticias sobre a acusação do sindicato da hotelaria  ao grupo Pestana.

Congratula-se o souselalentejo de ter pegado neste assunto que a todos nós nos deverá preocupar, tendo agora como reforço, as noticias abaixo transcritas. O souselalentejo foi a 1ª fonte noticiosa entre as  oficiais e não oficiais a pegar neste assunto no seu post  de Quarta-feira, 11 de Novembro de 2009 , souselalentejo ( Pousada de Sousel, Fechada para obras) 

Mais uma vez estamos de parabéns.

 

 CITO AGÊNCIA LUSA 18 de Fevereiro de 2010 | 16:56

Sindicato da Hotelaria acusa grupo Pestana de "assediar" trabalhadores das Pousadas encerradas

 

O Sindicato da Hotelaria e Turismo acusou hoje o grupo Pestana de "assediar" os trabalhadores de dez Pousadas de Portugal temporariamente encerradas, promovendo a sua "transferência forçada" para outras unidades da rede ou o gozo de férias adiantadas.

Segundo a direcção do sindicato - que sexta feira promove uma conferência de imprensa, no Porto, para denunciar a situação - "esta atitude de assédio sobre os trabalhadores está a causar situações sociais graves".

Contactada pela agência Lusa, a directora de comunicação do grupo Pestana, Patrícia Reimão, negou qualquer "assédio", garantindo que as transferências estão previstas no acordo de empresa e salientando que o objectivo é garantir a viabilidade das pousadas.

 

Em comunicado, o sindicato garante, contudo, que "há trabalhadores de baixa médica, a ser medicados e a receber apoio psiquiátrico", outros que "já aceitaram várias transferências/deslocações forçadas e destruíram a sua vida pessoal e familiar" e outros ainda que, "ameaçados de despedimento, aceitaram rescindir o seu contrato individual de trabalho sem receber qualquer indemnização ou recebendo valores muito abaixo dos previstos na lei".

Adicionalmente, alguns funcionários de "há dezenas de anos" nas pousadas foram "vítimas de processos disciplinares e despedidos só porque recusaram aceitar transferências forçadas que colocavam em causa a sua vida pessoal e familiar".

Segundo o sindicato, este ano o grupo Pestana "decidiu encerrar 10 pousadas na época baixa alegando, em regra, a existência de obras: São Brás de Alportel, Elvas, Sousel, Santa Clara, Óbidos, Ria, Alijó, Bragança, Guimarães (Oliveira) e Cerveira".

"Aos trabalhadores destas unidades é solicitada a sua deslocação/transferência temporária para outras pousadas ou então o gozo de férias adiantadas, folgas trabalhadas, feriados e horas suplementares que não foram pagas", refere.

A directora de comunicação do grupo Pestana confirmou à Lusa que as pousadas em causa "estão ou estiveram de facto fechadas, quase todas para obras de manutenção", tendo-se optado pelo encerramento durante a época baixa para minimizar os prejuízos.

Segundo adiantou Patrícia Reimão, as unidades de Ria e de Bragança já fizeram obras e reabriram no início deste mês", enquanto Óbidos reabre a 01 de Março em Elvas, Santa Clara, Alijó, Guimarães e Sousel abrem a 01 de Abril".

"Em S. Brás [de Alportel] e Cerveira as obras estão em [processo de] licenciamento, pelo que não há ainda data de abertura", acrescentou.

Salientando que "o acordo de empresa prevê que os trabalhadores possam ser deslocados para outras unidades", a responsável salientou que o grupo Pestana "tenta ao máximo que as transferências ocorram por um curto período de tempo" e para pousadas não muito distantes.

"Não há qualquer assédio aos trabalhadores. O que estamos é a tentar melhorar as unidades, de modo a que sejam rentáveis, até porque só assim podemos garantir os postos de trabalho", sustentou.

18 de Fevereiro de 2010 | 16:56
agência lusa

 

 http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=39871


PUBLICADO POR: carlosgil às 18:56
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido