Quarta-feira, 17 de Fevereiro de 2010

souselalentejo ( Pousada de São Miguel)

Pousada de São Miguel.

Caros amigos:

O souselalentejo, resolveu pelos meios que lhe são possíveis, perguntar sobre o presente , e dai tirar as devidas elações sobre o futuro.

Foi pedido ao souselalentejo, a não identificação dos entrevistados ao qual, respeitamos na integra. Foi também pedido aos juristas do souselalentejo, a opinião sobre a publicação deste poste. O que nos foi dito que poderia ser postado.

 

Os contratos dos funcionários da Pousada de são Miguel, faz referencia á pousada de Sousel. A Pousada de Sousel, está situada como todos sabem na serra de São Miguel, em Sousel.

 

O seus funcionários outrora não  recebiam deslocações porque a mesma não se encontrava a mais de 4 kms da localidade .

 

            Há relatos de trabalhadores da pousada de Sousel,  que se queixam de serem pressionados no sentido de se deslocarem para outras pousadas .

 

            A deslocação visa essencialmente o aproveitamento desses trabalhadores para outras Pousadas ,a mais de 4 kms   sem que os mesmos estejam parados ,recebendo o vencimento, sem efectuarem o devido trabalho ao qual foram contratados no local, Pousada de São Miguel.

 

            A questão que se coloca é a seguinte e vem na sequência do que foi postado no souselalentejo no dia , 11 de Novembro de 2009 , souselalentejo ( Pousada de Sousel, Fechada para obras)…

 

        Entre Linhas ficou a ideia do fecho permanente da Pousada de Sousel…

 

            Segundo as vozes que falaram ao souselalentejo, pressionam-se os funcionários para se deslocarem obrigatoriamente para outras pousadas que não a nossa,sem qualquer contrapartida, sem qualquer pagamento adicional de deslocação e com a obrigatoriedade de se deslocarem em carro próprio. Não será esta uma forma de obrigar os trabalhadores a dizerem...não vou? Ora sabendo os míseros vencimentos auferidos por tais funcionários, pergunta-se para quem souber responder, será legal a exigência dessa deslocação sem o pagamento de transporte ou ajudas de custo? Será legal a obrigatoriedade de deslocação sabendo que os referidos contratos dizem sim respeito á Pousada de São Miguel e não a  outra Pousada qualquer? Será legal a obrigatoriedade dos funcionários prestarem serviço noutras Pousadas sem que qualquer retribuição, ou ajuda monetária em relação ao transporte seja devidamente acautelada?

 

            As elações sobre o futuro...                                                         

            O souselalentejo referenciou/inetergado-se se as obras, todos os anos, durante dias e meses, ano após ano, por mais que sejam necessárias, nao seria uma forma dos trabalhadores saírem por si só , pelo seu próprio pé dos contratos de trabalho sem que qualquer indemnização ocorra por anos e anos de serviço prestado?.

 

            Parece que o que ficou na altura postado no souselalentejo em  entrelinhas, tinha fundamento agora com as imposições impostas pelos responsáveis do grupo que lidera as Pousadas de Portugal…a saida de todos os que nela(Pousada  São Miguel) trabalham.

         

            Parece que há que intervir, parece que as entidades locais e nacionais devem de uma vez por todas endereçar todos os seus esforços no sentido de não estarem a abraços num futuro próximo, a ter mais umas dezenas de desempregados, neste Alentejo que se quer esquecido, mas que muitos teimam em não o fazer esquecer…

 

Souselaletejo

Carlos Gil

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 19:53
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
6 comentários:
De Margarida a 17 de Fevereiro de 2010 às 22:44
olá sr. Gil, é com grande tristeza que vejo mais um post sobre a nossa pousada, e mais triste ainda quando vejo que o que disse naquela altura não estava muito loge da realidade. Mas é com grande revolta que vejo que à conta de mais alguns senhores que só veêm dinheiro, podem ir pessoas de trabalho para o desemprego. isto pode não estar fácil, mas estes senhores ainda complicam mais.é pena mesmo.


De carlosgil a 17 de Fevereiro de 2010 às 23:52
Não gosto nada de comentár sobre...mas desta vez tem que ser.
Estes grupos não querem saber de pessoas...mas sim de dinheiro. Ora no meu ponto de vista, se a Pousada foi feita com dinheiro dos contribuintes e dos Souselenses, PERGUNTA-SE...O QUE FAZER? A Pousada fica em Sousel, em terreno Souselense, não tenho a certeza mas, certamente terreno esse cedido ou comprado pela Câmara Municipal. Sendo assim, este grupo que lidera agora as Pousadas, não teem que prestar contas aos municipios? Não sei se teem ou não mas, que os Municipios devem intervir, acho que isso...devem...
sem mais
cumprimentos
Carlos Gil


De vencerei a 18 de Fevereiro de 2010 às 00:53
De facto toda a gente precisa de ter o seu ganhapão garantido, mas é uma constatação que é um drama das economias de mercado, o desemprego.
Não conheço este caso em pormenor,  se a empresa está a violar as leis do trabalho não está bem, e o recurso á justiça com a lentidão que tem não deve ser fácil.
Mas não foi o estado que pelo facto das pousadas , não serem viáveis e como sabemos não saber gerir, que as entregou por um preço simbólico parte na Enatur SA ao grupo Pestana
Pelo que entendo o meu amigo Gil,está de acordo com a politica praticada no nosso país, é preferivel manter empregos ficticios, ou empresas a darem prejuizo , e para se manterem asfiqueciarem-se as outras empresas com impostos e a seguir falirem, o que vai provocar mais desemprego, que é o que estamos a assistir.Alem das que se estão a deslocar para países em que as leis do trabalho são muito mais flexiveis.Não nos podemos esquecer que as estatisticas do nº de desempregados em Portugal está adolterada, se incluirmos os empregados do estado e das autarquias que estão a mais, pelas minhas contas a taxa não é de 10% mas sim de uns 30% da população activa.


De carlosgil a 18 de Fevereiro de 2010 às 09:50

Caro amigo vencerei:


É sempre com agrado que recebo os seus comentários. Não estou de acordo  com a policia do faz de conta. Claro que se o negócio não é rentável só uma coisa há a fazer…Despedir-se as pessoas com todas mas todas as regalias que a legislação lhes concede como direito. Agora fazer de conta , é enviar funcionários para outras localidades sem lhes oferecer também o que a lei lhes concede …direitos. A meu ver se não é rentável fechem de vez e que se dê a quem tem direito as devidas indemnizações , pelos anos e anos de trabalho. Que se pague as horas e horas praticadas alem do horário normal de trabalho enquanto esteve a funcionar. Que se dê as respectivas indemnizações aos trabalhadores. Agora desviar os trabalhadores para outras localidades sem mais nada adicional, é pura e simplesmente faze-los despedirem-se sem que a entidade patronal proceda ao devido pagamento da referida indemnização. Muitos deles nem carro próprio têm. Como se deslocam? Eis o faz de conta, que entrelinhas tinha ficado em aberto e que de forma directa aqui o digo agora.


Sem mais


Carlos Gil




De Margarida a 18 de Fevereiro de 2010 às 23:12
Sr. gil, agradeço a colocação do comentário, e o sr tem razão, nesse aspecto concordo consigo.estas pessoas não terão de dar contas aos municípios?acho que devem ter, não sei......agora é pena se a pousada fechar, e as pessoas forem para o desemprego......é pena estes senhores só pensarem neles o no seu dinheiro e não nas pessoas e nos empregos que tanto precisam.


De vencerei a 19 de Fevereiro de 2010 às 20:45

Não tem grande comentário a fazer, esta afirmação, só faz impressão, quem confunda , empresas com a Santa Casa da Misericórdia .
O estado, e os governos é que têm que dar condições, a quem sabe arriscar em negócios que geram empregos.
Mas pelos vistos agora, passa-se o tempo, em saber quem rouba mais, quem escuta quem, se o chefe da quadrilha é ou não é ditador, e os problemas do país, ficam por resolver.


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido