Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2010

souselalentejo ( Artigo de Feliz Manuel Minhós )

Dando cumprimento ao post deste blog datado de DOMINGO, 15 DE NOVEMBRO DE 2009 souselalentejo ( regras ), abrindo este espaço a todos os que nele queiram participar,  publica-se artigo enviado ao souselalentejo pelo Dr. Feliz Manuel Minhós.

 

 

GATO(S) POR LEBRE ...

Feliz Manuel Minhós

 

Membro da Assembleia Municipal de Sousel

 

 

Em 9 de Janeiro, o Sr. José Guilherme Silva (JGS) publicou um artigo neste blogue a propósito da Moção de Censura aprovada pela Assembleia Municipal de Sousel na sua reunião de 23 de Dezembro, cujo verdadeiro objectivo se percebe da sua leitura ser o de denegrir o actual presidente da Assembleia Municipal de Sousel: em sete parágrafos de texto, cinco são-lhe dedicados...

 

O Dr. Artur Torres Pereira, goste-se ou não dele, tem ao serviço do Concelho de Sousel, sempre legitimado pelo voto do seu Povo, um trabalho passado de 16 anos como presidente da Câmara Municipal e presente como presidente de Assembleia Municipal cujos resultados só uma enorme miopia política ou um enorme despeito pessoal não permitem ver.

 

A freudiana fixação de JGS na pessoa do Dr. Artur Torres Pereira é antiga e vem de trás: JGS foi vereador da Câmara Municipal de Sousel entre 1993 e 1997, chegando a ser comovente e enternecedor constatar-se agora, 20 anos mais tarde, que conserva na sua posse documentos referentes ao então presidente da Câmara tão cuidada e ciosamente como há décadas atrás se conservavam cartas de amor...

 

Mas vamos à questão política, que as questões pessoais ficam para a psicanálise.

 

Em síntese, JGS pretende dar a entender que a atitude do Dr. Artur Torres Pereira em 1995 seria tão censurável como as dos eleitos que foram censuradas pela Assembleia Municipal em 23 de Dezembro último.

 

Nada de mais errado.

 

O Dr. Artur Torres Pereira foi sucessivamente eleito presidente da Câmara Municipal pelo povo de Sousel nas eleições de 1979, 1982, 1985, 1989 e 1993, tendo sempre comparecido nas respectivas tomadas de posse, sido investido no cargo, e desempenhado as respectivas funções.

 

Em 1996 – não no início mas 3 anos após o início do seu 5º e último mandato, e após 16 anos de exercício das funções de presidente da Câmara Municipal – o Dr. Artur Torres Pereira renunciou a esse mandato, um ano depois de ter sido eleito deputado à Assembleia da República.

 

Tal renúncia só por má-fé pode ser comparada com as recentes renúncias aos seus mandatos por parte da cabeça-de-lista do PS à Assembleia Municipal Ana Paula Vitorino – sem tomar posse e faltando às duas primeiras sessões da Assembleia Municipal sem dar qualquer justificação, na primeira vez (e seguramente a última) em que foi candidata, do 2º candidato do PS à Câmara Municipal,

António Dâmaso Carrilho – lá tomar posse, tomou, mas depois de faltar a 6 (seis!) reuniões consecutivas da Câmara Municipal, renunciou –, e do 3º candidato do PS à Câmara Municipal Joaquim Francisco Charneca Pinto – que renunciou sem sequer tomar posse mal soube que teria que substituir Dâmaso Carrilho após a renúncia deste.

 

Poderá perante isto alguém de boa-fé e sem a razão toldada pela animosidade pessoal considerar equivalente uma renúncia a um ano do final de um 5º mandato consecutivo depois de 16 anos de trabalho intenso, com qualquer uma das três renúncias por parte dos três eleitos pelo PS no início do 1º mandato no cargo a que se haviam candidatado, em que uma não tomou posse nem se dignou dar satisfações, outro tomou posse e após faltar seis vezes seguidas renunciou, e o terceiro renunciou sem sequer ter tomado posse?

 

Não, não pode. Claro que não pode.

 

É ainda particularmente grave que – ao contrário do que prometeram durante a campanha eleitoral – nenhum deles tenha querido exercer as funções para que haviam sido eleitos pelo facto do PS ter perdido as eleições, fugindo às responsabilidades que haviam prometido assumir numa manifestação de desprezo pelos eleitores que a Assembleia Municipal fez muito bem em censurar.

 

Acresce que o fenómeno foi colectivo, porque não foi só um, nem sequer dois, mas três os eleitos pelo PS a procederem dessa forma, ainda por cima candidatos não a lugares quaisquer mas à presidência da Assembleia Municipal e em 2º e 3º lugar à Câmara Municipal !

 

Para cúmulo, essas pessoas esconderam deliberadamente que, em caso de derrota do PS, não exerceriam os cargos a que se candidatavam, decisão que é hoje evidente já haviam tomado antes das eleições. Teriam muitos dos seus eleitores votado neles se tivessem sabido disso antes das eleições?

 

Fim das comparações e dos comentários.

 

É clara a conclusão : já ninguém poderá retirar aos eleitores e ao Povo uma das mais importantes conquistas do 25 de Abril: a faculdade de livre e democraticamente a Sociedade rejeitar pelo Voto o(s) gato(s) que alguns lhe(s) querem impingir por lebre.

 

 

                         Cano, 13 de Janeiro de 2010

 

                                Feliz Manuel Minhós

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 23:35
LINK DO POST | Adicionar aos favoritos
De vencerei a 14 de Janeiro de 2010 às 09:46
[Error: Irreparable invalid markup ('<p [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

<P class=incorrect name="incorrect" <a>Dr</A> Feliz, muito bem dito, está provadissimo que o Sr . José Guilherme como tem algum rancor com o Sr Dr Artur quer ataca-lo mas não sabe como. ( talvez por não lhe ter dado um tacho naquela altura quem sabe).</P>
Mas a minha é outra , como já escrevi neste blog, não haverá uma falta imperdoável desta candidatura e do Partido Socialista que é o responsável pela mesma, de emitir um comunicado a dar uma explicação lógica pelo sucedido, ou pelo menos um pedido de desculpas por ter enganado o povo do Concelho de Sousel que é tão sereno e que não merecia isto?
E com que cara é que nas próximas eleições autárquicas uma candidatura do P.S. se vai apresentar a sufrágio? quem é que vai acreditar no que vão propagandear na pré camapanha e na campanha eleitoral? A não ser no minimo que não se repita nenum dos nomes propostos agora, desde o cabeça de lista, que se apresentou como candidato à presidente da Camara Municipal até ao mais elegivél 


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.