Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2010

souselalentejo ( Artigo de Feliz Manuel Minhós )

Dando cumprimento ao post deste blog datado de DOMINGO, 15 DE NOVEMBRO DE 2009 souselalentejo ( regras ), abrindo este espaço a todos os que nele queiram participar,  publica-se artigo enviado ao souselalentejo pelo Dr. Feliz Manuel Minhós.

 

 

GATO(S) POR LEBRE ...

Feliz Manuel Minhós

 

Membro da Assembleia Municipal de Sousel

 

 

Em 9 de Janeiro, o Sr. José Guilherme Silva (JGS) publicou um artigo neste blogue a propósito da Moção de Censura aprovada pela Assembleia Municipal de Sousel na sua reunião de 23 de Dezembro, cujo verdadeiro objectivo se percebe da sua leitura ser o de denegrir o actual presidente da Assembleia Municipal de Sousel: em sete parágrafos de texto, cinco são-lhe dedicados...

 

O Dr. Artur Torres Pereira, goste-se ou não dele, tem ao serviço do Concelho de Sousel, sempre legitimado pelo voto do seu Povo, um trabalho passado de 16 anos como presidente da Câmara Municipal e presente como presidente de Assembleia Municipal cujos resultados só uma enorme miopia política ou um enorme despeito pessoal não permitem ver.

 

A freudiana fixação de JGS na pessoa do Dr. Artur Torres Pereira é antiga e vem de trás: JGS foi vereador da Câmara Municipal de Sousel entre 1993 e 1997, chegando a ser comovente e enternecedor constatar-se agora, 20 anos mais tarde, que conserva na sua posse documentos referentes ao então presidente da Câmara tão cuidada e ciosamente como há décadas atrás se conservavam cartas de amor...

 

Mas vamos à questão política, que as questões pessoais ficam para a psicanálise.

 

Em síntese, JGS pretende dar a entender que a atitude do Dr. Artur Torres Pereira em 1995 seria tão censurável como as dos eleitos que foram censuradas pela Assembleia Municipal em 23 de Dezembro último.

 

Nada de mais errado.

 

O Dr. Artur Torres Pereira foi sucessivamente eleito presidente da Câmara Municipal pelo povo de Sousel nas eleições de 1979, 1982, 1985, 1989 e 1993, tendo sempre comparecido nas respectivas tomadas de posse, sido investido no cargo, e desempenhado as respectivas funções.

 

Em 1996 – não no início mas 3 anos após o início do seu 5º e último mandato, e após 16 anos de exercício das funções de presidente da Câmara Municipal – o Dr. Artur Torres Pereira renunciou a esse mandato, um ano depois de ter sido eleito deputado à Assembleia da República.

 

Tal renúncia só por má-fé pode ser comparada com as recentes renúncias aos seus mandatos por parte da cabeça-de-lista do PS à Assembleia Municipal Ana Paula Vitorino – sem tomar posse e faltando às duas primeiras sessões da Assembleia Municipal sem dar qualquer justificação, na primeira vez (e seguramente a última) em que foi candidata, do 2º candidato do PS à Câmara Municipal,

António Dâmaso Carrilho – lá tomar posse, tomou, mas depois de faltar a 6 (seis!) reuniões consecutivas da Câmara Municipal, renunciou –, e do 3º candidato do PS à Câmara Municipal Joaquim Francisco Charneca Pinto – que renunciou sem sequer tomar posse mal soube que teria que substituir Dâmaso Carrilho após a renúncia deste.

 

Poderá perante isto alguém de boa-fé e sem a razão toldada pela animosidade pessoal considerar equivalente uma renúncia a um ano do final de um 5º mandato consecutivo depois de 16 anos de trabalho intenso, com qualquer uma das três renúncias por parte dos três eleitos pelo PS no início do 1º mandato no cargo a que se haviam candidatado, em que uma não tomou posse nem se dignou dar satisfações, outro tomou posse e após faltar seis vezes seguidas renunciou, e o terceiro renunciou sem sequer ter tomado posse?

 

Não, não pode. Claro que não pode.

 

É ainda particularmente grave que – ao contrário do que prometeram durante a campanha eleitoral – nenhum deles tenha querido exercer as funções para que haviam sido eleitos pelo facto do PS ter perdido as eleições, fugindo às responsabilidades que haviam prometido assumir numa manifestação de desprezo pelos eleitores que a Assembleia Municipal fez muito bem em censurar.

 

Acresce que o fenómeno foi colectivo, porque não foi só um, nem sequer dois, mas três os eleitos pelo PS a procederem dessa forma, ainda por cima candidatos não a lugares quaisquer mas à presidência da Assembleia Municipal e em 2º e 3º lugar à Câmara Municipal !

 

Para cúmulo, essas pessoas esconderam deliberadamente que, em caso de derrota do PS, não exerceriam os cargos a que se candidatavam, decisão que é hoje evidente já haviam tomado antes das eleições. Teriam muitos dos seus eleitores votado neles se tivessem sabido disso antes das eleições?

 

Fim das comparações e dos comentários.

 

É clara a conclusão : já ninguém poderá retirar aos eleitores e ao Povo uma das mais importantes conquistas do 25 de Abril: a faculdade de livre e democraticamente a Sociedade rejeitar pelo Voto o(s) gato(s) que alguns lhe(s) querem impingir por lebre.

 

 

                         Cano, 13 de Janeiro de 2010

 

                                Feliz Manuel Minhós

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 23:35
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
15 comentários:
De anonimo a 17 de Janeiro de 2010 às 22:50

com algumas duvidas em relação a esta novela resolvi pedir a alguém que soubesse ler que fosse ver ao dicionário o sentido da palavra renuncia e de facto lá está
Renuncia = abandono voluntario de alguma coisa a que se tem direito, á excepção do caso do Dr Artur.
tem toda a razão senhor Feliz. Esta gente que não é do seu lado ainda não aprendeu a ler e depois querem fazer artigos


De Anónimo a 15 de Janeiro de 2010 às 21:04
Excelente post! que ponderação e elegância!! Professor Feliz! o Sr não engana, mais homens tivessemos assim no nosso concelho!

Parabéns!


De Maria Rita Andrade a 14 de Janeiro de 2010 às 10:46
ao ler este texto pergunto a mim mesma se  o Dr, Artur não se sabe defender e será que é preciso o Dr feliz, vir em sua defesa, não será tambem gato por lebre ?


Maria Andrade


De vencerei a 14 de Janeiro de 2010 às 21:58
D. Maria Andrade, não é que venha eu agora em defesa do Sr Dr Feliz Minhós , mas quanto a mim, o seu comentário não tem cabimento, não tem qualquer lógica, porque o que ele escreveu se consultar, já outros o tinham escrito, inclusive eu, só que ele escreveu mais pormenorizadamente, ou será que é menos que os outros e não pode escrever no blog?
Ou será que não gostou do que leu?


De José Lebre a 21 de Janeiro de 2010 às 11:34

claro que toda a gente pode escrever para os blogs, o problema é que as vezes os comentarios nao sao aprovados. Se o sr(a) for a ver bem, toda a vida e neste concelho se tomaram iniciativas do mesmo genero, e pela parte de membros das listas do PSD, nao foram so os do PS, é de pasmar agora o psd vir censurar o ps kuando ja varias vezes membros das listas do mesmo e que alguns ainda la estao passaram pela mesma situação e renunciaram, so com a diferença que não veio a publico.Acho que é escusado andarem-se a defender uns aos outros, pois os gatinhos estao todos dentro do mesmo saco.


De Eu a 14 de Janeiro de 2010 às 09:59
Este assunto já começa a enjoar... meu deussssssssssssss.


De carlosgil a 14 de Janeiro de 2010 às 13:09
Caro (eu)
Não acha ser o seu comentário infeliz, sendo este, um assunto de interesse para a polulação? Não deve a população ser devidamente informada sobre este e outros assuntos? Não acha que devemos saber, agir e participar ? Ou será que só devemos votar e já chega?
Carlos Gil


De Eu a 15 de Janeiro de 2010 às 10:24
Sinceramente, acho que não tem muito interesse o que aconteceu á alguns anos atrás, quem renunciou ao quê, quem fez o quê...
E, acho que ainda tem menos interesse este tipo de comparações que aqui vêem fazendo entre uns e outros candidatos...
E não!!! Não acho que devemos apenas votar,
acho é que para bem do nosso concelho e da população, devemos estar atentos ao presente, e ao que irá ser feito a partir de agora. Isso sim merece atenção e deve ter interesse por parte da população. O passado já lá  vai...

 


De ANTÓNIO MANUEL POLA a 15 de Janeiro de 2010 às 14:39

EU ACHO QUE TEM TODO O INTERESSE EM SE SABER O PASSADO PARA SE DECIDIR O FUTURO. DÂMASO, NÃO RENUNCIOU NO PASSADO? PQ SE CANDIDATOU AGORA SABENDO QUE SE PERDESSE RENUNCIARIA DE NOVO?




De Eu a 15 de Janeiro de 2010 às 17:07
Não faço a minima ideia!!!! E como já disse é um assunto que não me interessa, pois acho que não trás qualquer beneficio para o futuro do nosso concelho. Para mim o importante e digno de atenção é o presente e o futuro, o que se faz e irá fazer daqui para a frente.


De vencerei a 14 de Janeiro de 2010 às 09:46
[Error: Irreparable invalid markup ('<p [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

<P class=incorrect name="incorrect" <a>Dr</A> Feliz, muito bem dito, está provadissimo que o Sr . José Guilherme como tem algum rancor com o Sr Dr Artur quer ataca-lo mas não sabe como. ( talvez por não lhe ter dado um tacho naquela altura quem sabe).</P>
Mas a minha é outra , como já escrevi neste blog, não haverá uma falta imperdoável desta candidatura e do Partido Socialista que é o responsável pela mesma, de emitir um comunicado a dar uma explicação lógica pelo sucedido, ou pelo menos um pedido de desculpas por ter enganado o povo do Concelho de Sousel que é tão sereno e que não merecia isto?
E com que cara é que nas próximas eleições autárquicas uma candidatura do P.S. se vai apresentar a sufrágio? quem é que vai acreditar no que vão propagandear na pré camapanha e na campanha eleitoral? A não ser no minimo que não se repita nenum dos nomes propostos agora, desde o cabeça de lista, que se apresentou como candidato à presidente da Camara Municipal até ao mais elegivél 


De José António a 14 de Janeiro de 2010 às 00:19
Um bom post . Resume-se ao sentimento generaçizado por toda a população. Para mais criticar-se, este ou aquele, quando os recentes eleitos, renunciaram? Esqueceram-se que pelo menos o Sr. Engº Damaso já é a 2ª vez que faz isto? Bolas, que o povo está varto desta peixeirada de politicos que so pretendem o taxo .
José António


De MARIA DE FATIMA a 14 de Janeiro de 2010 às 15:29
temos que ser honestos e cada um puxa a brasa à sua sardinha, e como se diz pelos cafés, quem mais me dá meu amigo é, eu gostava de ver alguém a ganhar 1000€ e mudar de patrão de livre e espontânea vontade para ganhar 500€, não sei se me faço entender, ora fazendo bem as contas o sr eng damâso, para vir a sousel em cada reunião, de onde ele mora, não lhe chegava a reforma, mas tambem se não residia aqui, porque se candidatou?, para o MM esse é claro que vai pois até lhe ficaria mal se não fosse, pois a despesa não é praticamente nenhuma, a não ser o tempo, o JF, esse quiz o tacho e o fogareiro, queimou-se!!!.
Quando aos cargos politicos, só os assumem que tiver algo a ganhar com isso, e so os abandona, quem parte para melhor, e o resto é conversa.


mudando o assunto, queria dar os parabéns ao colega gil, e brevemente me revelarei perante si.
beijos, 
mf






De carlosgil a 14 de Janeiro de 2010 às 18:34
Um pequeno áparte...
O Sr. Engª Dâmaso, não está reformado.
Carlos Gil


De reformado a 24 de Janeiro de 2010 às 14:20
não está, mas devia lol


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido