Sexta-feira, 17 de Agosto de 2007

Desabafos de um Souselense

 

 Caiu a noite, vagueando rua a rua, esquina a esquina, praça a praça, observava as janelas fechadas, as portas encerradas e as pessoas como que evaporadas pelo ar apenas não estavam lá. A intensa escuridão que me acompanhava fazia-me reflectir sobre o vazio em que vivemos. Sousel, acompanha aquelas terrinhas do interior, aquelas que vemos na televisão, aquelas aonde vivem os mais velhos e os mais novos apenas, evaporaram, deixaram-se levar empurrados pelo vento que o mesmo os levou a um destino mais sólido, mais querente, mais forte. A um futuro mais risonho, mais alegre, mais vivo. As paredes por caiar, as chaminés por limpar, os rodapés por pintar, faz-nos lembrar, que as mesmas estão pura e simplesmente vazias. Paredes quase caídas pela força do tempo que o próprio tempo se encarregou de destruir sem que pedisse licença alguma a ninguém. Vagueei um pouco mais até chegar ao Jardim Municipal. As ervas amontoam-se cobrindo algumas, as envergonhadas flores que parecem querer aparecer por dentro do matagal de ervas silenciosas, que crescem a olhos vistos. Por entre as frechas e as juntas dos mosaicos rebentados pelas raízes das gigantescas árvores, quase que se ouve crescer o verde dassas mesmas ervas, sem que a força humana, as impeça de viver. A relva, essa, confunde-se entre o verde bonito propício a um jardim,  e o verde do matagal a traz mencionadas. Por voltas e voltas ao jardim, resolvi descer as inclinadas escadas que dão para a avenida principal da Vila e, observei um telhado de lona branca, presa por pneus e cordéis a ferros espetados nos paralelos , aqueles por onde deveriam os pedestres transitar tranquilamente sem que se tivessem de desviar daqueles que seguram o “bonito telhado branco”.

            Todos nós, novos, menos novos, crianças, menos crianças, jovens, menos jovens, vivemos sem que a nossa própria coincidência nos faça acordar, fazendo-nos falar sobre o que nos vai na alma. Conjectura-se talvez, não o medo mas sim o eterno “ficar bem aos outros”, por isso não se fala. Silenciamo-nos e compactuamos eternamente com o que nós achamos que não está bem, ou então fala-se por traz , nas costas. Quantas e quantas vezes neste Blog, acusaram-me de estar calado. A minha resposta sempre foi, “ quando eu tiver algo a dizer, eu digo” . Eis que chegou o momento de dizer o que sinto sem que o que eu sinta, faça os outros sentirem-se mal, porque a finalidade não é politica, não é destrutiva, não é meramente fazer diminuir seja quem for. Alem do mais quem sou eu? Simplesmente nada. Algo não está bem. Sousel tem de viver novamente, Sousel, somos nós, Sousel é o povo, Sousel, tem de ser um jardim limpo, não só em ano de eleições. Sousel, tem de voltar a ser casas habitadas, com rodapés pintados, com as paredes limpas, sem telhados de lona branca presas por cordéis e pneus. Sousel não pode ser só para uns em detrimento de outros. Há que haver igualdade de oportunidades para todos em relação a empregos, haja  dignidade. Sousel, não pode viver só de pequenas festas por aqui e ali. Há que investir e ajudar aqueles que ainda dão alguns empregos a uns poucos Souselenses. Sousel, tem de pedir ao tempo que o vento traga de volta os que partiram em busca de um futuro mais risonho, e dê aos mesmos esse mesmo futuro aqui ao nosso lado. Sousel tem de se lembrar das crianças que tem e construir alicerces para que os futuros dessas mesmas crianças não passem simplesmente por cunhas, por pedidos ou agrados, ou simplesmente, serem levadas pelo vento, deixando as casas vazias tal como agora estão… Pensemos nos nossos filhos. E a pensar neles o que se vislumbra no horizonte? Nada…apenas nada…só o vazio.

          


PUBLICADO POR: carlosgil às 23:24
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
11 comentários:
De Diana Marques a 3 de Agosto de 2009 às 12:08
www.myspace.com/cafacafa


De Maria a 30 de Agosto de 2007 às 10:08
Excelente artigo, tenho de te dar os PARABÉNS - MUITOS PARABÉNS. Tenho imensa pena de teres razão e de me identificar com o teu artigo, se me permites "escrever" mais uma frase sobre o parque infantil, nomeadamente, sobre os baloiços em que um deles está preso por um cordel e num outro dia encontrei uns parafusos no chão. Aqui levante-se um problema que é a segurança, a segurança das nossas crianças. Não será importante para o Executivo que nós temos em Sousel?
Quero fazer um apelo ao nosso Governantes do Concelho: façam uma reflexão sobre este pensamento do Amigo Gil mas como podem verificar é um também nossos. Obrigado


De Anónimo a 25 de Agosto de 2007 às 14:39
Pessoa de outro concelho

Naquele espaço daria um bom parque de estacionamento. Os pneus já lá estão. agora só falta o resto.


De susana a 23 de Agosto de 2007 às 11:32
parabéns gil
finalmente alguém que ultrapassa essa fronteira do "medo" que ainda teima em nos ofuscar em pleno ano 2007...alguém que escreve e publica o que muitos sentem mas guardam para si, e por isso, só por isso sofrem camuflados na dor... a dor de ver partir do nosso meio, das nossas gentes, do nosso lar os nossos jovens,para simplesmente sobreviver... sinto o vazio que muito bem transnites neste teu e "nosso" desabafo


De Gil a 23 de Agosto de 2007 às 12:28
Obrigado Susana pela força que me dás com estas palavras. Em momentos de contenções orçamentais, em momentos de agravamentos de impostos, em momentos de desemprego, os nossos responsáveis políticos teimam em nome dessa contenção, fazer esquecer as PESSOAS. O que deveria ser importante, as pessoas, simplesmente são ignoradas como se elas estivessem simplesmente, englobadas num pacote. Esperemos tempos mais serenos. Tanto que se fala de profissionalismo, de classificações profissionais que visam o despedimento, de competência etc...esquecemo-nos que os verdadeiros incompetentes, falta de profissionalismo , são precisamente todos os nossos governantes que deveriam antes de estarem a comandar os destinos do país e das autarquias, fazer um curso intensivo de implementação e incentivação ao bem estar das populações. Que é para isso que todos nós contamos com eles, e neles votamos.
Gil


De Anónimo a 20 de Agosto de 2007 às 14:31
Parabéns Gil, realmente és um excelente contador de histórias, bem reais.


De Maria A. a 18 de Agosto de 2007 às 15:33
Se o jardim esta sujo, metam lá mais pessoas a trabalhar. pelo menos ajudam a que uma ou duas famlias se sustentem, e fica tudo mais bonito.
Maria A.


De Maria A. a 18 de Agosto de 2007 às 15:31
E verdade quando vou a Sousel, fico triste, aborrecida e até zangada. Não ha nada, apenas silencio. porque não dar terrenos para quem queira investir e dar empregos? porque não subsidiar a criação de empregos? porque não chamar os investidores e dar as condições que eles precisam? porque não deixar as burocracias de lado? porque nao deixam construir nas zonas fora da vila? pdm? alterem , mas deixem construir nem que seja no meio do mato. também é desenvolvimento. porque nao ajudaram a JOG'? porque nao ajudam o matadouro? porque nao ajudam aqueles que nao precisam de empregados mas, com uma pequena ajuda, ate podiam meter 1,2,3,4 ou mais pessoas? Todos precisamos de trabalho. ha camaras que incentivam á natalidade, porque nao incentivar ao emprego tambem? estou empregada em Lisboa. Gosto de Sousel mas, onde vou aranjar emprego cá?
Maria A.


De reciso do emprego paracanense anonimo a 18 de Agosto de 2007 às 14:43
como tambem sou pobre e preciso do emprego para viver nao me posso identificar.Parabens amigo Gil por este maravilhoso apontamento, pois tambem sinto o mesmo pela minha terra (Cano)parece um deserto e ninguem faz nada para puxar os canenses que partiram.Um outro dia ao cumprimentar um amigo que estava no Cano á 2 dias disse-me :
Já estou farto de aqui estar,nao vejo melhoras neste concelho.Tambem sou da opinião que se fazem festas as mais neste concelho dando a nossa Camara subsidios onde nao se vê qualquer proveito na aplicação desse dinheiro , uma vez que nem sequer as festas têm afluencia de pessoas.Temos nos arredores do concelho altos empresarios e pessoas influentes a morar , então já alguem pensou em reunir com essas pessoas para se ver quais as hipoteses de investirem no nosso Concelho?Não claro que não, os nossos dirigentes politicos parece que andam distraidos.Bom já desabafei.De qualquer forma que saudades que tenho do Cano de antigamente.Um abraço para todos.



De Anónimo a 18 de Agosto de 2007 às 12:04
Porque infelizmente ainda e cada vez mais vivemos no tempo em que a ditadura ainda não acabou , e está cada vez mais forte, não me posso identificar, porque sou pobre e preciso do meu trabalho para sobreviver, a verdade é que em "Sousel" o lema é "COM FESTAS E BOLOS SE ENGANAM OS TOLOS"


De Santo Ofício a 20 de Setembro de 2007 às 15:59
Para Sousel se desenvolver tem que vencer o seu maior inimigo: os Souselenses


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

POSTS RECENTES

eis......

DESABAFOS

Nova escola em Sousel

LÁ VEM LUZ, LÁ VAI LUZ......

INJUSTIÇAS

PARTILHO.MAS................

despesismo sem justificaç...

Eleições Legislativas.

água e residuos

JURO QUE NÃO CONSIGO ENTE...

SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOO

psd

bombreiros do dinheiro???...

ninguém entende

estradas de portugal........

euro

Postais do Duarte

NR team

“Despoliticamente falando...

PISCINAS MUNICIPAIS DE SO...

Contestação

souselalentejo

souselalentejo ( A maldiç...

souselalentejo)( Afinal s...

EIS UMA QUESTÃO DE JUSTIÇ...

souselalentejo( reflexão ...

souselalentejo ( Pensamen...

souselalentejo( mais fest...

souselalentejo (Granada o...

souselalentejo>( Eusebio/...

souselalentejo ( Ano novo...

não passou no Tribunal Co...

sousel... ( apelo a alime...

souselalentejo ( desacord...

pois..............Natal.....

A vida é ingrata e injust...

Passe Escolar/ pedido de ...

Culpabilização? e/ ou des...

desabafos politicos

desabafos

facebook/vcs/ blog

souselalentejo / vs/ carl...

Escolaridade minima obrig...

OPINIÃO PESSOAL E DECISÃO...

para o Sr...........Antón...

Sousel..........passe esc...

RTP/ VS/ EDP

Saiba o que muda na sua v...

Portugueses de 1º de 2ª e...

EXTINÇÕES??? OU INTERESSE...

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido