Domingo, 6 de Dezembro de 2009

souselalentejo ( Carlos Gil vs Agente da GNR )

E porque este é um blog pessoal mas aberto a todos os que nele queiram participar, venho informar / perguntando o seguinte:

            Ao  final do dia 05 de Dezembro de 2009, ou seja, Sábado, eu Carlos Gil ao conduzir o meu automóvel pessoal, cometi uma infracção , pois conduzia sem cinto de segurança.

            Ao parar o meu automóvel precisamente na fila das bombas de gasolina, um militar da GNR, bate-me no vidro do carro, pedindo-me de imediato os documentos. Após lhe ter dado os referidos, o mesmo agente disse-me que eu conduzia sem cinto de segurança e teria que ser autuado.

            Dou os meus parabéns a esse agente, porque no cumprimento do seu dever faz prevalecer a legislação aplicando os devidos procedimentos, aos quais todos estamos sujeitos.

            Contudo e porque não sou total conhecedor da legislação. Houve algo que me deixou perplexo e que pergunto:

1-      Quando o agente da GNR, me pediu a documentação pessoal , do automóvel e disse-me que estaria a conduzir sem cinto de segurança, o mesmo agente disse-me que  eu teria que me deslocar ao Posto da GNR, deslocando-se ele mesmo para o veiculo / Jipe com os meus documentos. . Antes que ele entrasse no referido jipe, perguntei-lhe.

- “O Sr. Desculpe mas, visto não poder deixar aqui o meu automóvel nas bombas de gasolina, e porque tenho ordem para me deslocar ao Posto e porque não tenho documentos, posso deslocar-me sem os documentos pessoais e do automóvel até lá?”

_ Resposta do agente.

 -“ não há problema”.

a)      Pergunto -  É legal um condutor conduzir sem documentos? É legal alguém andar sem documentos?

      -Se eu estivesse a quilometros de uma localidade qual o modo de procedimento do agente?

 

2-      Já no Posto da GNR, foi-me perguntado se estava em condições de pagar imediatamente a referida autuação no valor de 120,00 Euros. Como não tinha essa quantia na carteira respondo que não. Ao que me foi dito que então a referida carta de condução ficaria retida até pagamento.

Disse que iria buscar a carteira ao automóvel, pois tinha na mesma o cartão multibanco e  cheques . Ao entrar no posto perguntei se poderia pagar com multibanco ao qual me foi dito que “ NÃO, por falta de meios.”. Perguntei também se poderia ou não pagar com cheque ao qual também me foi respondido. “ não”…sem qualquer explicação.

 

b)     Pergunto – Qual a legislação que diga que eu ou outro qualquer cidadão, contribuinte não possa pagar as autuações de trânsito por cheque no acto e no imediato?

c)      Porque não posso pagar por multibanco, visto até algumas viaturas da GNR, estarem munidas com o devido dispositivo para esse efeito e num posto da GNR, não ser possível tal faceta?

 

3-      Quando o Agente me disse que a carta de condução ficaria retida no posto da GNR, até pagamento da multa, não me foi informado que , deveria o mesmo agente passar-me uma guia por 24 horas? Não sei se estou correcto ou errado , mas certo é que deveriam passar uma guia para que eu pudesse conduzir , pois sem carta de condução , ninguém pode conduzir, para que possa resolver a forma de pagamento?

      Desloquei-me ao multibanco mais proximo e fiz o referido levantamento para pagamento da multa.

4-      Pergunto também e porque também sei que a lei o permite, o porquê dos agentes poderem conduzir sem cinto de segurança sem sequer se lembrarem que dar o exemplo aos condutores, era sim uma mais valia a ser considerada?

       Caricato eu ter sido autuado por falta de cinto de segurança, quando o próprio agente também não o tinha...!!!

 

Perante o sucedido seguirão estas mesmas perguntas para o Ministério da Administração Interna e para o Comandante de Posto da GNR de Sousel, afim de eu ver algumas das minhas perguntas/ duvidas, respondidas.

 

            Mais informo que, por este poste, por estas perguntas enviadas ás responsabilidades Nacionais e locais, que espero não sentir de alguma forma qualquer tipo de pressão/ perseguição pessoal  por esse agente de autoridade, pois assim sendo levarei até ás ultimas consequências este e qualquer outro que no  futuro se venha a registar.

 

 

            Não estou nem ninguém está acima da lei e por isso admito a minha infracção, mas  os agentes da autoridade também não estão acima da lei.

 

            NOTA. SERVE A PRESENTE PARA QUE TODOS OS CIDADÃOS SAIBAM OS SEUS DIREITOS E NÃO SÓ OS SEUS DEVERES. TODOS DEVEMOS SER INFORMADOS DOS NOSSOS DEVERES PELOS AGENTES DA AUTORIDADE MAS TAMBÉM DEVEMOS SER INFORMADOS PELOS MESMOS DOS NOSSOS DIREITOS...CHAMA-SE A ISSO...PEDAGOGIA. OU SERÁ QUE A MESMA FOI ESQUECIDA EM DETRIMENTO DA MULTA?

 

Com os melhores cumprimentos:

Carlos Gil

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 14:53
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
24 comentários:
De carlosgil a 9 de Dezembro de 2009 às 13:20
Precisamente por isso é que me indignei.
Até o meu Bilhete de Identidade levou...
Não entendo
Carlos Gil


De Silva a 6 de Junho de 2010 às 10:54
Se o fez, o bi no minimo é pessoal e intransmissivel agora tire daí as suas conclusões, quando muito obrigatóriamente poderia apreender-lhe a carta até pagamento da multa, caso a pagasse na hora.......nem isso lhe poderia acontecer, e se ele ficou com os documentos obrigatóriamente terá de passar 1 guia dos mesmos a atestar que estão na posse da dita "autoridade".


Comentar post

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS