Domingo, 6 de Dezembro de 2009

souselalentejo ( Carlos Gil vs Agente da GNR )

E porque este é um blog pessoal mas aberto a todos os que nele queiram participar, venho informar / perguntando o seguinte:

            Ao  final do dia 05 de Dezembro de 2009, ou seja, Sábado, eu Carlos Gil ao conduzir o meu automóvel pessoal, cometi uma infracção , pois conduzia sem cinto de segurança.

            Ao parar o meu automóvel precisamente na fila das bombas de gasolina, um militar da GNR, bate-me no vidro do carro, pedindo-me de imediato os documentos. Após lhe ter dado os referidos, o mesmo agente disse-me que eu conduzia sem cinto de segurança e teria que ser autuado.

            Dou os meus parabéns a esse agente, porque no cumprimento do seu dever faz prevalecer a legislação aplicando os devidos procedimentos, aos quais todos estamos sujeitos.

            Contudo e porque não sou total conhecedor da legislação. Houve algo que me deixou perplexo e que pergunto:

1-      Quando o agente da GNR, me pediu a documentação pessoal , do automóvel e disse-me que estaria a conduzir sem cinto de segurança, o mesmo agente disse-me que  eu teria que me deslocar ao Posto da GNR, deslocando-se ele mesmo para o veiculo / Jipe com os meus documentos. . Antes que ele entrasse no referido jipe, perguntei-lhe.

- “O Sr. Desculpe mas, visto não poder deixar aqui o meu automóvel nas bombas de gasolina, e porque tenho ordem para me deslocar ao Posto e porque não tenho documentos, posso deslocar-me sem os documentos pessoais e do automóvel até lá?”

_ Resposta do agente.

 -“ não há problema”.

a)      Pergunto -  É legal um condutor conduzir sem documentos? É legal alguém andar sem documentos?

      -Se eu estivesse a quilometros de uma localidade qual o modo de procedimento do agente?

 

2-      Já no Posto da GNR, foi-me perguntado se estava em condições de pagar imediatamente a referida autuação no valor de 120,00 Euros. Como não tinha essa quantia na carteira respondo que não. Ao que me foi dito que então a referida carta de condução ficaria retida até pagamento.

Disse que iria buscar a carteira ao automóvel, pois tinha na mesma o cartão multibanco e  cheques . Ao entrar no posto perguntei se poderia pagar com multibanco ao qual me foi dito que “ NÃO, por falta de meios.”. Perguntei também se poderia ou não pagar com cheque ao qual também me foi respondido. “ não”…sem qualquer explicação.

 

b)     Pergunto – Qual a legislação que diga que eu ou outro qualquer cidadão, contribuinte não possa pagar as autuações de trânsito por cheque no acto e no imediato?

c)      Porque não posso pagar por multibanco, visto até algumas viaturas da GNR, estarem munidas com o devido dispositivo para esse efeito e num posto da GNR, não ser possível tal faceta?

 

3-      Quando o Agente me disse que a carta de condução ficaria retida no posto da GNR, até pagamento da multa, não me foi informado que , deveria o mesmo agente passar-me uma guia por 24 horas? Não sei se estou correcto ou errado , mas certo é que deveriam passar uma guia para que eu pudesse conduzir , pois sem carta de condução , ninguém pode conduzir, para que possa resolver a forma de pagamento?

      Desloquei-me ao multibanco mais proximo e fiz o referido levantamento para pagamento da multa.

4-      Pergunto também e porque também sei que a lei o permite, o porquê dos agentes poderem conduzir sem cinto de segurança sem sequer se lembrarem que dar o exemplo aos condutores, era sim uma mais valia a ser considerada?

       Caricato eu ter sido autuado por falta de cinto de segurança, quando o próprio agente também não o tinha...!!!

 

Perante o sucedido seguirão estas mesmas perguntas para o Ministério da Administração Interna e para o Comandante de Posto da GNR de Sousel, afim de eu ver algumas das minhas perguntas/ duvidas, respondidas.

 

            Mais informo que, por este poste, por estas perguntas enviadas ás responsabilidades Nacionais e locais, que espero não sentir de alguma forma qualquer tipo de pressão/ perseguição pessoal  por esse agente de autoridade, pois assim sendo levarei até ás ultimas consequências este e qualquer outro que no  futuro se venha a registar.

 

 

            Não estou nem ninguém está acima da lei e por isso admito a minha infracção, mas  os agentes da autoridade também não estão acima da lei.

 

            NOTA. SERVE A PRESENTE PARA QUE TODOS OS CIDADÃOS SAIBAM OS SEUS DIREITOS E NÃO SÓ OS SEUS DEVERES. TODOS DEVEMOS SER INFORMADOS DOS NOSSOS DEVERES PELOS AGENTES DA AUTORIDADE MAS TAMBÉM DEVEMOS SER INFORMADOS PELOS MESMOS DOS NOSSOS DIREITOS...CHAMA-SE A ISSO...PEDAGOGIA. OU SERÁ QUE A MESMA FOI ESQUECIDA EM DETRIMENTO DA MULTA?

 

Com os melhores cumprimentos:

Carlos Gil

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 14:53
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
24 comentários:
De anonimo a 24 de Abril de 2010 às 03:27

Sabe o que é pena?è so falar de tudo isso quando lhe bateu á sua porta.
Se não sabe existe um despacho que faculta o uso do cinto de segurança aos agentes de autoridade em serviço...assim como aos taxistas....as gravidas...etc...Quanto ao não lhe ser passado o auto de contra ordenação deve se simplesmente ao facto do agente que se encontra num serviço apeado não se fazer acompanhar do livro de autos debaixo do braço.Quanto ao ter ido ao posto se calhar tem razºao...comigo teria sido enviado para a sua casa...mas aí se calhar ia escrever porque vi e não autuei no local.Preso por ter cão e não ter...Você é um pouco complicado mesmo....e tudo seria mais facil se quando tirou a carta de condução tomasse atenção ao que o instrutor lhe disse.


De carlosgil a 24 de Abril de 2010 às 14:06

faculta? pode traduzir?


De Maria a 4 de Janeiro de 2010 às 22:34

Olá Gil é por estas e por outras que eu tenho mais uma vez de agradecer a existência do teu blog, muitos Parabéns por elucidares todos nós. Mas eu também já vi alguns Agentes deslocarem-se sem o cinto de segurança, fazer inversão de marcha onde a nós é proibido, pararem o gip para irem ao multibanco, etc.
Podes fazer o favor de nos manter informados? Desde já o meu muito obrigado.


De anónima a 14 de Dezembro de 2009 às 20:31
Boa noite, também gostaria de deixar aqui um pequeno comentário, só para lembrar as autoridades que são eles os primeiros a dar o exemplo. Já por várias vezes foi visto o jipe da GNR a não parar ao sinal de STOP, o que é uma muito grave, e também agentes da autoridade em serviço e a consumirem alcóol. então digam me onde está a razão para muitas vezes nos chatearem sem razão. Sr. Gil, não era a sua carta que era para ficar apreendida mas sim os documentos do carro.


De carlosgil a 20 de Dezembro de 2009 às 14:38
Caro amiga:
Faço lembrar o seguinte a todos.
Os AGENTES DE AUTORIDADE....não são a AUTORIDADE. A autoridade são os tribunais, que não podem jamais serem substituidos pelos AGENTES DA AUTORIDADE.
Carlos Gil


De António João a 8 de Dezembro de 2009 às 23:51

Senhor Gil, claro que temos o dever de colocar o cinto e por isso foi bem multado visto que não o levava. O que não entendo, é porque razão teve o senhor que ir ao posto, para lhe ser passada a multa!
Como procederia o agente, caso um veiculo estivesse mal estacionado e o condutor não estivesse por perto?


De carlosgil a 9 de Dezembro de 2009 às 13:20
Precisamente por isso é que me indignei.
Até o meu Bilhete de Identidade levou...
Não entendo
Carlos Gil


De Silva a 6 de Junho de 2010 às 10:54
Se o fez, o bi no minimo é pessoal e intransmissivel agora tire daí as suas conclusões, quando muito obrigatóriamente poderia apreender-lhe a carta até pagamento da multa, caso a pagasse na hora.......nem isso lhe poderia acontecer, e se ele ficou com os documentos obrigatóriamente terá de passar 1 guia dos mesmos a atestar que estão na posse da dita "autoridade".


De Anónimo a 8 de Dezembro de 2009 às 00:43

Já vi dessas e piores.  É uma tristeza, ainda existe lá muita formação escolar baixa.  Alguém um dia disse que abordam as pessoas como se fosse inimigos. Só em Portugal se vê uma instituição militar a tratar com civis. Enfim é o País que temos!



De Anónimo a 7 de Dezembro de 2009 às 14:25

Pois é amigo Gil... Qualquer um de nós estamos sujeitos. São coisas que acontecem. Em relação á ida ao posto sem documentos para o agente te passar a multa, eu até acho que o agente foi um gajo porreiro contigo, assim evitou o facto de estares a ser multado á frente de toda á gente... ou então porque o agente tinha frio... Mas olha que esse agente até é um dos mais porreiros de Sousel


De Anónimo a 6 de Dezembro de 2009 às 20:36

Mas quem informou esse senhor que não se pode pagar com cheque? Isso poderá considerar-se uma afronta e uma forma descriminatória. Não?


De carlosgil a 6 de Dezembro de 2009 às 20:34

 

Para que não haja qualquer dúvida digo o seguinte:


Não está em causa a minha culpa. Admito-a, mas sim e o poste nasce essencialmente para que eu possa perceber  as duvidas que tenho, com as perguntas que fiz. Só isso.


Carlos Gil




De ZePiteira a 6 de Dezembro de 2009 às 19:43

Meu amigo essa era para o subsidio de Natal, temos que contribuir .....!!!


De vitor a 6 de Dezembro de 2009 às 16:59
E também porque te deixaram conduzir sem os documentos que te tiraram?


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido