Domingo, 6 de Dezembro de 2009

souselalentejo (Pousada de São Miguel encerrada para obras: verdade ou consequência?)

 

Pousada de São Miguel encerrada para obras: verdade ou consequência?

 

Sim, é verdade que a Pousada de São Miguel se encontra fechada para obras, ao que parece até ao final de Março do próximo ano. Lá em cima vêem-se que as telhas foram praticamente todas retiradas (para que, segundo o que me contaram, os telhados e outros espaços possam ser impermeabilizados) e que existe algum entulho e algum material de construção espalhado pelo chão. Mas será que são obras a sério ou apenas retiraram as telhas para disfarçar e dizer que estão em obras, tornando esta situação num pretexto ou numa desculpa para encerrar a pousada e mandar os seus funcionários para casa? Será que é uma obra que demora 4 a 5 meses a fazer (de Novembro a Março)? Não me parece. É quase tempo suficiente para construir uma nova pousada. Se antes das obras a Pousada já metia água, agora quero ver como é que sem telhas é que a Pousada se vai aguentar com as chuvas do inverno.

 

Sim, estas obras são, julgo eu, uma necessidade porque são consequência da passagem dos anos (funciona, penso eu, desde 1991 ou 1992), são consequência do desleixo de deixar os espaços ficarem degradados e desactualizados, são consequência da falta de investimento em recuperar e promover a pousada através, por exemplo, da criação de novos espaços e serviços, são consequência da reduzida manutenção que foi sendo feita e que permitisse que a pousada ficasse aberta durante todo o ano (basta olhar para o aspecto do parque de estacionamento), e são consequência da falta de adaptação aos tempos modernos em que a preocupação com as acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida é cada vez maior (muitas escadas e degraus e nenhum elevador).

Apesar destas obras actuais poderem, penso eu novamente, ser importantes, mais deverá ser feito para além da reparação dos telhados, sobretudo para que a pousada melhore o seu aspecto interior e exterior, a sua qualidade e os seus serviços, para que a pousada ganhe mais visibilidade no exterior, para que capte mais hóspedes e clientes, para que os seus cerca de 20 funcionários continuem nos seus postos de trabalho, para que Sousel possa orgulhar-se de ter uma pousada no seu concelho e daí aproveitar o que a pousada tem para oferecer em todos os aspectos.

 

A verdade e a consequência é que temos uma pousada encerrada, cujos proprietários preferiram fechar as portas quando se aproxima uma época de férias – o Natal,  dois fins-de-semana prolongados, quando muita gente procura sair para fora cá dentro. A verdade e a consequência é que assim se perdeu esta oportunidade de a nossa pousada e dos seus funcionários ganharem mais uns trocos, trocos que também poderiam ser ganhos por outras empresas do concelho que poderiam beneficiar da abertura da pousada (restaurantes e fornecedores da pousada). Será que vai abrir, mais uma vez, de propósito para o jantar de natal do pessoal da câmara municipal? Será que irá abrir novamente e com cara lavada ou tudo ficará na mesma só com algumas telhas mudadas? Será que irá reabrir ou ficará fechada de vez? Vamos ver quais serão as verdades e quais serão as consequências. Teremos que esperar para ver….

 

Por colaborador

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 02:02
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS