Domingo, 20 de Setembro de 2009

souselalentejo ( Exorbitância das custas dos livros escolares e afins)

            Caros amigos:

           

            Este poste nasce pela revolta que alguns pais sentem quando se confrontam com as custas que têm que suportar ao terem os seus filhos na Escola.

            Ora vejamos. Um aluno , e naturalmente falo do exemplo que tenho como experiência pessoal, que vá para o 7º ano de escolaridade e note-se que o ensino é OBRIGATÓRIO, tem á partida como despesas iniciais os livros escolares. Os livros escolares, não sei quem os escolhe nem quem demanda serem estes ou aqueles, para um aluno que vá para o ano acima mencionado, custam nada mais nada menos que, 296,41 Euros ( duzentos e noventa e seis euros e quarenta e um cêntimo). Meus amigos , estamos a falar só dos livros escolares.

            Falando de outro material escolar OBRIGATÓRIO,  como por exemplo cadernos ou dossiers, canetas, lápis de cor, compassos, réguas e esquadros, mala e afins, estima-se um gasto de mais 100,00 euros. Mas não ficamos por aqui, porque as crianças têm Educação Física e naturalmente precisam OBRIGATÓRIAMENTE, de fatos de treino, fato de banho, tôcas, toalhas ( Natação) , ténis entre outras, cujo custo se eleva em mais de 150,00 Euros.

            Caros amigos:

            A questão essencial ao qual me levou a escrever este post é realmente o facto de muitos e muitos país se defrontarem com estes custos que para muitos e muitos são quase como que fazer uma terrível ginástica ( sem ténis e fato de treino) ao nível financeiro.

            Deparamo-nos por vezes com aqueles cujos materiais escolares são grande parte deles comparticipados parcialmente ou na sua totalidade em forma de subsídios escolares, que muitos não podem ter. Esses subsídios por vezes são atribuídos de forma legal naturalmente mas, que nos faz interrogar sobre , o como  e o  porquê. Isto porque os sinais exteriores de riqueza que mostram são muitas vezes superiores àqueles que  direito a subsidio não têm porque não podem fugir aos seus impostos. Se eu aufiro de vencimento (X) não posso declarar (Y). Mas há quem aufira (X) e declare(Y).

            Resumindo, não consigo entender porque é que a escolaridade é obrigatória, e acho muito bem que o seja, e o material escolar custar uma exorbitância , fazendo crescer os lucros das Editoras, e o Estado tapar os olhos como que se de nada se tratasse.

            Por outro lado temos computadores a serem oferecidos a custo 0, como que se a escola não tivesse biblioteca para que os que não possam ter computador, usufruírem desse espaço. Lembro que esses  computadores , dados pelo Governo aos alunos carenciados(alguns) muitos deles estão a ser vendidos nas feiras, por metade do preço do seu custo na loja. Falo obviamente do Magalhães.

            Resolução? Porque não é só falar , há que encontrar soluções.

            1º- Indagar junto das Editoras e Livrarias quais os métodos de escolha dos livros e o porquê destes custos exorbitantes. Aplicação de impostos em dobro ás Editoras pelos excessos.

            2º- Qualquer aluno seja ele qual for, aquando do pedido de subsidio escolar, ou seja , quando se candidata a subsidio escolar,  o Estado deveria de legislar no sentido de  se poder investigar contas bancárias dos pais, tal como o porquê dos sinais exteriores de riqueza. Quem não quiser ser investigado, não se candidate a subsidio.

            3º- O gasto que o Estado tem  com os computadores oferecidos a custo 0, deveria ser  canalizado para minimizar o preço dos livros escolares, porque a Escolaridade é OBRIGATÓRIA.

            4º- As entidades escolares deveriam ter maior autonomia e outro método na atribuição de subsídios sem que se regam só e unicamente pelo IRS. Pois o mesmo para muitos é uma total farsa, falo obviamente de quem pode fugir a Impostos. Para alem do mais todos sabemos que se qualquer cidadão pedir um empréstimo para fazer obras na sua habitação, para que a mesma não caia, ou para que não chova dentro da sua casa, essa prestação não é declarada no IRS, nem pode ser declarada,  fazendo com que muitos pais não tenham direito ao referido subsidio pois essa despesa mensal não é mencionada no referido documento.

            5º- A atribuição de subsídios a diversas pessoas nos mais diversificados sectores , muitos deles estão publicados na Internet, nos mais variados ministérios. Ora se estão publicados, porque não aproveitar o "choque tecnológico" e trabalhar no sentido de informaticamente alargar essa informação também ao sector escolar, evitando assim a atribuição de subsídios injustamente? Seriam muitas verbas dessas  , canalizadas para os manuais escolares, cujos preços são uma total exorbitância.

            6º- Aplicação OBRIGATÓRIA, pelo estado a todo o universo escolar, sobre as escolhas dos manuais escolares, direcçionado a todos os anos lectivos. Essas escolhas pelo estado, deveria ter como obrigatoriedade a forma de concursos á carta fechada , sobre preços dos referidos manuais. A oferta mais baixa por manual, venceria o concurso e seria entregue a responsabilidade á Editora candidata.

 

Sem mais

Carlos Gil

 


PUBLICADO POR: carlosgil às 15:41
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
7 comentários:
De rute a 21 de Setembro de 2009 às 22:53
em 1º lugar parabens pelo blog,em relação a este post tens toda a razão eu tou nas mesmas condições já reclamei mas não servio de nada.


De Anónimo a 21 de Setembro de 2009 às 21:25
pois é gil . é a sim quem não pode fugir ao irs somos considerados ricos. porque trabalhamos e declaramos tudo.assim considero-me uma rica mãe.porque trabalho todos os dias para dar oa meu filho algo mais do que eu tive,e quando olho para o lado vejo tantos dinheiros dados injustamente,que me sinto revolta.mas tenho que pagar a mesma factura que tu ,mas com mais uns euros pelo meio


De encarregado de educação a 20 de Setembro de 2009 às 18:15
este texto e a realidade do nosso país, qualquer pai gostaria de ver os filhos formados, mas com estas ajudas que o estado nos dá, (só para alguns), muitos ficam pelo caminho.

parabéns pelo texto, este blog para mim é um dos melhores do nosso alentejo


De Maria de Fatima a 21 de Setembro de 2009 às 15:15
desta vez caro colega carlos, não posso de fazer das suas as minhas palavras, eu tenho 2 filhos e é muito dificil trazer os dois a estudar.

beijos

MF


De carlosgil a 22 de Setembro de 2009 às 13:57
Finalmente Dª Maria de Fátima estamos de acordo. Ainda bem
abraços


De Maria de Fatima a 22 de Setembro de 2009 às 15:29
sabe que eu apesar de ser comunista, sou uma sua fã.


De carlosgil a 23 de Setembro de 2009 às 09:45
VEJAM UMA NOTICIA QUE SAIU HOJE NA TSF...

ENDEREÇO

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1369791



Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido