Sábado, 8 de Agosto de 2009

souselalentejo (Sousel participará no 19.º Festival Internacional de Folclore de Elvas )

 
 
Vinte grupos folclóricos compõem a décima nona edição do Festival Internacional de Folclore que decorre desde sábado e até 16 de Agosto, no centro histórico de Elvas. A iniciativa tem lugar na Praça da República e conta com a participação de dez grupos nacionais e outros tantos estrangeiros.

 

Cada espectáculo integrado no Festival tem a particularidade de ser constituído pela actuação de um grupo português e outro estrangeiro, mantendo animado o coração do centro histórico de Elvas.

Com a organização da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, presidente da autarquia elvense, garante que a realização do Festival Internacional "só é possível tendo em atenção a ligação que há com um grupo de folclore da Extremadura espanhola" uma vez que o investimento é repartido entre algumas localidades transfronteiriças, "caso contrário era impossível trazer grupos de todo o Mundo além daqueles que vêm de toda a parte do país".

Rondão Almeida assegura que é necessário aproveitar aquilo que é o grande encontro dos Povos do Mundo na vizinha Espanha. "Só com base nesta cooperação transfronteiriça é que conseguimos realizar este evento".

As duas dezenas de grupos folclóricos representam "os usos, os costumes e as tradições da maior parte das regiões do planisfério", acrescentou o edil. No que diz respeito aos conjuntos oriundos de Portugal, a aposta recai numa maior diversificação dos grupos vindos de "norte a sul do país", sendo que um deles integra um intercâmbio com o Rancho Folclórico de Elvas.

A representação portuguesa fica a cargo dos ranchos folclóricos de Braga, Cantanhede, Coruche, Elvas, Montijo, Mora, Olhão, Resende, Sousel e Vendas Novas. A nível internacional sobem ao palco representações pertencentes a Costa Rica, Espanha, México, Polónia, Rússia, Sibéria, Ucrânia e Venezuela.

Com a maioria dos espectáculos por realizar, o presidente do município alentejano afirma que as expectativas "são as melhores" e, justifica com a afluência de público, pois ao longo da iniciativa Noites de Verão e nas duas noites de folclore já decorridas, "a Praça da República tem estado sempre cheia".


PUBLICADO POR: carlosgil às 21:01
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido