Quinta-feira, 18 de Junho de 2009

Souselalentejo( Azeite OLIDAL - (Santo Amaro , finalista no concurso mundial de azeites.)

 

 

Em 20 prémios possíveis, os azeites portugueses arrecadaram oito na mais importante competição mundial, o concurso Mário Solinas. Este é um feito inédito para Portugal, já que, regra geral, são a Espanha, a Grécia e a Itália, que habitualmente conquistam a generalidade dos prémios. Na edição deste ano, apenas a vizinha Espanha, ultrapassou Portugal, com mais uma medalha. Para o especialista e grande responsável pela mudança do perfil dos azeites nacionais, José Gouveia, os resultados do concurso devem-se "à mudança de mentalidade dos agricultores, no sentido de produzirem azeitonas sãs e colhidas no ponto óptimo, à modernização dos lagares e à transformação das azeitonas no menor espaço de tempo". De referir ainda que dos 8 azeites premiados, 4 são alentejanos.

 

Espanha: Azeites portugueses arrecadam 4 de 11 prémios do Conselho Oleícola Internacional Madrid, a 17 Jun (Lusa)

- Azeites portugueses arrecadaram quatro dos 11  prémios anuais Mário Solinas atribuídos pelo Conselho Oleícola Internacional, tendo quatro outros ficado entre os finalistas, segundo dados
obtidos pela Lusa.
Mais de 85 produtos de oito países candidataram-se aos prémios, que serão entregues em Madrid no próximo dia 30 de Junho e que reconhecem os melhores azeites virgem extra, classificados em função do valor médio do frutado.
Foram definidas por isso quatro categorias: verde intenso, verde médio,maduro intenso e maduro médio, e analisadas questões como as sensações olfativas e gustativas e a harmonia, complexidade e persistência dos azeites.
Em cada grupo foram escolhidos seis finalistas que foram posteriormente avaliados por um júri internacional.
Assim, azeites portugueses arrecadaram dois primeiros, um segundo e um terceiro prémio, com quatro outros a ficar entre os finalistas.
Jerónimo Pedro Mendonça de Abreu e Lima (Quinta da Fonte, Vale de Madeiro, Mirandela) obteve o primeiro prémio na categoria de Maduro Intenso e a Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha, de Beja obteve o primeiro prémio na categoria de Maduro Médio.
A CARM (Casa Agrícola Roboredo Madeira) de Almendra, obteve o segundo prémio na categoria de Maduro Intenso e Filipe José de Albuquerque Roboredo Madeira, de Vilar de Amargo, obteve o terceiro prémio na categoria de Maduro Médio.
A Casa Agrícola Cortes de Cima (Vidigueira) foi finalista na categoria Verde Médio e três firmas: Taifas-Industria e Comércio de Azeites (Ferreira do Alentejo); OLIDAL -Ovicultorores do Alentejo (Santo Amaro) e Ollivus, de Freixo de Numão, foram finalistas na categoria de Maduro Médio.

ASP.

Lusa/Fim

                                                                                                                   


PUBLICADO POR: carlosgil às 17:43
LINK DO POST | COMENTAR | Adicionar aos favoritos
1 comentário:
De Daniel Casado a 24 de Junho de 2009 às 16:58
Os meus parabéns à Olidal e o meu obrigado por:
- ter sido finalista neste concurso “mundial” de azeites;
- ter dado a conhecer, internacionalmente, a qualidade da azeitona e do azeite produzido no concelho de Sousel;
- ter contribuído para a promoção do concelho de Sousel, das suas gentes e dos seus produtos agro-alimentares;

Estes são momentos únicos que, num concelho pequeno e do interior como Sousel, deverão ser reconhecidos e valorizados por todos nós (população local), através de gestos e comentários positivos que possam contribuir para a motivação dos nossos agricultores, industriais, comerciantes e população em geral, fugindo à tendência de se criticar quase sempre pela negativa.

Com os melhores cumprimentos,

Daniel Casado


Comentar post

O souselalentejo agradece a todos aqueles que nos visitam diariamente e que queiram fazer deste uma fonte de informação, divulgação e opinião. Mais uma vez se informa que este blog é gratuito, e não tem como finalidade qualquer factor de ordem lucrativa. CONTACTOS: souselalentejo@sapo.pt TRADUZA ESTA PÁGINA PARA INGLÊS/IT TRANSLATES THIS BLOG FOR ENGLISH/TRADUISE CELUI-CI BLOG POUR ANGLAIS juegos gratis

Pesquisar neste blog

 

ARQUIVOS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


LINKS

Blog Protegido

EUROMILHÕES

Gil Souselalentejo Sousel

Cria o teu cartão de visita
http://profile.imeem.com/uepcVJ/playlist/_uCmDtBY/

blog protegido